logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Amama, o delicioso e saudável sorvete artesanal de Gonçalves-MG

Amama, o delicioso e saudável sorvete artesanal de Gonçalves-MG

Uma das experiências mais prazerosas que tive em Gonçalves foi provar os sorvetes artesanais da Amama, uma sorveteria localizada no centrinho da pequena e agradável cidade, no sul de Minas Gerais. Conheci o local através de indicações de pessoas que visitaram a cidade, disseram que era imperdível. E foi mesmo!

Eu nunca pensei na vida que um dia eu iria ficar em dúvida para saber se eu gostei mais do sorvete ou da casquinha, os dois são simplesmente incríveis. O sorvete é diferenciado, único, saudável e, acima de tudo, uma experiência incrível, tão incrível que me fez sair da Pousada Morada do Luar, onde eu estava hospedado, e ir ao centro da cidade no último dia da viagem, tão somente para me deliciar mais uma vez.

Neste post você vai saber porque este sorvete é diferenciado, o valor, como chegar ao local e um pouco da história da Amama, a sorveteria que já virou parada obrigatória para os turistas que visitam a Gonçalves.

Como surgiu?

Para contar a história da Amama, eu começo falando do Jay, um alemão muito simpático, super alto astral, um cara incrível onde bastam apenas 5 minutos de conversa para você ver o quanto o cara é pra cima, alegre, contagiante. O Jay é o proprietário da sorveteria, é ele quem faz e vende os sorvetes.

Nascido em Munique, ele se mudou para o Brasil e logo sentiu na pele o calor que faz em São Paulo. Certa vez decidiu comprar um sorvete para sua filha, foi em uma sorveteria qualquer e comprou o tal sorvete, mas como o seu português ainda era muito raso, não conseguiu decifrar os ingredientes que continham naquele sorvete. Após pesquisar, soube da quantidade de conservantes e de produtos altamente nocivos à saúde, ficou impressionado.

Jay - Amama Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG
Jay, o alemão proprietário da Amama

Assim, decidiu criar o seu próprio sorvete, contendo apenas produtos naturais e veganos, uma verdadeira obra prima. Sua criação fez tanto sucesso que existem pessoas que saem de São Paulo para ir à Gonçalves saborear seu sorvete.

Amama Sorvetes Artesanais

A sorveteria é muito fácil de ser encontrada, entrando em Gonçalves, passou o posto Petrobrás, na rotatória, peque a primeira rua à esquerda, a Amama fica na primeira esquina em frente à Praça São Benedito. A sorveteria é um balcão, onde você vê as opções disponíveis e faz o seu pedido. Não há um espaço interno para você tomar o seu sorvete, mas com uma praça tão gostosa e agradável bem em frente, isso nem faz falta.

Amama Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG
Amama Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG

Os sorvetes são orgânicos, produzidos com ingredientes naturais e veganos, de fabricação 100% caseira e sem conservantes. Feitos com leite de vaca rural, a base é somente fécula de mandioca, adoçados com açúcar orgânico, com uma textura bem leve, diferente da cremosidade na qual estamos acostumados. Ah, e o Jay deixa você provar os sabores antes de definir a sua escolha.

A casquinha é feita de milho não transgênico, ela é incrível, leve e super crocante, não há quem não coma ela todinha. E os sabores variam a cada semana. No dia da minha visita me recordo dos sabores coco queimado, framboesa, amora, manga, physalis, limão e chocolate, os sorvetes não são muito doces o que os deixam muito gostosos e pouco enjoativos. Na verdade não há nada de enjoativo nele, dá vontade de comer sem parar.

Amama Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG
Amama Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG

Uma bola de sorvete de cerca de 100g custa R$8 e a casquinha custa R$2, mas o Jay aceita fazer meio a meio, dois sabores com 50g pelo mesmo valor. Acredite, vale cada centavo, eu pensei até que fosse mais caro, pela qualidade e por estar em uma cidade turística, apesar de pequena.

A parte ruim é que a sorveteria funciona somente aos sábados e domingos, das 12h às 18h. Se for no domingo, não deixe para ir no fim da tarde pois corre o risco de ficar sem, a procura é tão grande que o sorvete acaba. Aconteceu comigo, cheguei em um domingo às 16h e haviam apenas dois sabores, com poucas bolas de sorvete disponíveis, quase fiquei sem. São aceitos pagamentos em dinheiro ou por transferência bancária.

Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG
Opções de Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG

Quem gosta de sorvete vai gostar de provar esta verdadeira iguaria, quem é adepto a produtos veganos com certeza irá gostar. Agora, se você não gosta de sorvetes, recomendo experimentar este, que é diferenciado, certeza que irá gostar!

Você pode conhecer o Jay e ver um pouco mais sobre os sorvetes artesanais da Amama no vídeo abaixo, além de conferir diversas outras dicas de passeios e atividades a se fazer em Gonçalves, este agradável destino mineiro.

Gostou do vídeo? Aproveite para se inscrever em nosso canal e receber notificações de novos conteúdos.

Amama Sorvetes Artesanais
Rua Antônio Caetano da Rosa, 227
Centro – Gonçalves – MG
(35) 99724-1837

Viagem realizada em janeiro de 2021

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados