logo Blog Meu Destino
Início » Europa » Bélgica » Bruxelas » Roteiro em Bruxelas: 1 dia pela linda capital da Bélgica

Roteiro em Bruxelas: 1 dia pela linda capital da Bélgica

Durante meu tour pela Europa em 2010, programei um roteiro em Brixulas, capital da Bélgica. Reservei apenas um dia para esta cidade, mas me arrependi, um dia é muito pouco para conhecer Bruxelas, uma cidade agradável, cheia de história, bonita e repleta de arte. Como fui em dezembro, peguei muita neve por lá, foi bem bacana pois esta foi a minha primeira experiência com neve.

Eu gostaria de ter ficado pelo menos dois dias por lá pois me encantei com a cidade, que tem muitos atrativos. Na época, eu ainda não era blogueiro, viajei em um fantour de uma operadora de viagens, então o roteiro era pré definido, ficando somente um dia na cidade.

Na Bélgica, além de Bruxelas eu conheci Gante e Bruges, duas cidades medievais que também são bem interessantes de se conhecer. Em Bruxelas, eu me encantei com um lugar em especial, ele será o primeiro da lista de coisas a se fazer em Bruxelas.

Roteiro em Bruxelas

Em Bruxelas, me hospedei no Bedford Hotel Bruxelas, um hotel muito bem localizado e quarto agradável com um bom espaço, café da manhã bem servido e modernas instalações internas. Por fora, parece um hotel bem mais simples, mas eu gostei da minha hospedagem por lá. Como eu não era blogueiro ainda, a única foto que tirei do quarto é essa abaixo, desculpem pela bagunça.  😕

Bedford Hotel Brussels
Bedford Hotel Brussels. Foto: Divulgação
Hotel Bedford
Bedford Hotel Bruxelas

Grand Place

O Grand Place é o lugar que eu disse (no início do post) que me encantei, uma das praças mais lindas que já visitei. Também conhecida como Praça do Mercado, é no Grand Place que acontecem os principais eventos da cidade. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esta praça abriga dois belos prédios, o imponente prédio da Prefeitura e a Casa do Rei.

Como eu visitei Bruxelas em dezembro, a Grand Place estava toda decorada de Natal e ficou simplesmente maravilhosa, com uma linda árvore de natal ao centro, diversas imagens “passando” sobre os prédios históricos em sua volta e uma música que parecia que eu estava em um filme, definitivamente um lugar mágico. Eu fiquei uns 20 minutos parado, só observando e admirando este lugar. Tente visitar o local durante à noite, quando estará todo iluminado.

Grand Place - Roteiro em Bruxelas - Bélgica
Grand Place
André Morato na Grand Place

Rue Nueve

A Rue Nueve tem diversas lojas e restaurantes e cruza com várias outras ruelas que também são repletas de lojas e shoppings. A Rue Nueve é popularmente conhecida como Rua do Comércio, por ser uma ótima opção para compras na cidade. Aproveite para saborear um delicioso chocolate quente,  provar os famosos chocolates belgas e degustar cervejas de vários tipos e sabores.

Atomium

O Atomiun é um dos símbolos da cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro em Bruxelas, uma estrutura composta por 9 esferas (átomos) interligadas por tubos. Tem mais de 100 metros de altura e fica no Parc D´Ossegem. Todas as esferas são interligadas por esteiras e escadas rolantes e em cada uma delas há diferentes atrações. Vale ressaltar que, da esfera mais alta, têm-se uma vista maravilhosa de Bruxelas. A entrada custa cerca de 10 Euros. (Compre o ingresso para o Atomium aqui).

Atomium - Roteiro em Bruxelas - Bélgica
Atomium

Basílica do Sagrado Coração (Koekelberg)

A basílica foi construída em estilo Art Decó e possui 89 metros de altura e 167 metros de comprimento, sendo a quinta maior igreja do mundo. Erigida em comemoração aos 75 anos da independência da Bélgica, a basílica abriga, além das cerimônias religiosas, um teatro, dois museus e principalmente, uma das melhores vistas da cidade, a partir da plataforma existente em sua cúpula.

Infelizmente não pude visitar o interior da basílica mas passei por ela durante o City Tour e deu muita vontade de conhecê-la melhor. A localização é um pouco longe do centro, porém fica no caminho para o Atomium, caso esteja em seu roteiro. A entrada é gratuita, somente a subida até a cúpula é paga (4 Euros).

Basílica do Sagrado Coração Koekelberg - Roteiro em Bruxelas - Bélgica
Basílica do Sagrado Coração (Koekelberg)

Galeries Royales Saint-Hubert

É uma galeria, construída em 1847, onde há diversas lojas luxuosas com vitrines decoradas, lojas de chocolate, cafés e alguns restaurantes, todas elas podem ser acessadas através de um elegante corredor coberto de cerca de 200 metros. As Galeries Royales foram as primeiras galerias comerciais da Europa, é um lugar super elegante e que vale a pena visitar, localizada próxima ao Grand Place.

Galeries Royales - Bruxelas - Bélgica
Galeries Royales

Manneken Pis

O Manneken Pis é o grande símbolo da cidade, grande como força de expressão mas pequeno no tamanho. É um monumento de bronze de um menino urinando na bacia da fonte, é esse bonequinho preto no fundo da foto. Pelas fotografias eu esperava que a estátua fosse bem maior. Há várias versões sobre a origem da imagem, mas a verdadeira ainda segue desconhecida. O Manneken Pis fica nos arredores do Grand Place.

Bar Morte Súbita – A La Mort Subite

Eu curti a minha única noite em Bruxelas no Bar “A La Mort Subite”, em português “Morte Súbita”. O local é bastante agradável para aqueles que gostam de apreciar uma cerveja belga, com fermentação espontânea, além da oportunidade de conhecer um dos locais mais tradicionais de Bruxelas. O bar existe desde 1910 mas o nome Morte Súbita foi herdado em 1928. Quanto aos chopps, eu recomendo o Kriek, produzido por cervejarias de Bruxelas, o Westmalle e o Gueze.

Morte Súbita - Le Mort Subite - Roteiro em Bruxelas - Bélgica

Se você for visitar Bruxelas, não cometa o mesmo erro que eu, ficando apenas um dia nela, tente pelo menos 2 dias, ao meu ver, será o suficiente para conhecer o que a cidade tem de melhor.

Roteiro em Bruxelas - Bélgica

Dica: Contrate um seguro viagem

A contratação do seguro viagem é obrigatória para todas as pessoas que viajam para a Europa e vale muito a pena pois com o seguro você evita problemas com extravio de bagagens e fica mais tranquilo caso precise de atendimento médico.

Há muitas empresas que oferecem este tipo de serviço mais é necessário se atentar às cláusulas do contrato oferecido, principalmente para empresas que oferecem o seguro gratuitamente (lembre-se: nada cai do céu). Eu já utilizei e indico aqui a Real Seguro Viagem, que faz uma cotação e lhe mostra as opções com as melhores seguradoras do país.

Viagem realizada em dezembro de 2010

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

  1. Não conheço Bruxelas mas pelas fotos a cidade parece ser linda! Fiquei com vontade de conhecer a cidade principalmente o Grand Place. Na minha próxima viagem para a Europa com certeza irei incluir Bruxelas em meu roteiro.
    Bjos!

  2. Apesar de 1 dia ser muito pouco pra se conhecer Bruxelas, suas dicas são essenciais para quem está com o tempo corrido em um visita à cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados