logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio de Janeiro » Petrópolis » Visita ao Museu Casa do Colono, Petrópolis-RJ

Visita ao Museu Casa do Colono, Petrópolis-RJ

O Museu Casa do Colono é um importante museu localizado na cidade de Petrópolis, instalado em uma casa, em estilo germânico, construída em 1847, que retrata os hábitos e os costumes dos colonos alemães. O museu possui grande importância e está ligado à história da expansão do município, já que os alemães foram os primeiros imigrantes à chegarem à Petrópolis.

Eu não esperava muita coisa deste museu, já que não encontrei muito material sobre ele na internet, então reservei apenas alguns minutos para conhecê-lo, mas me arrependi. O museu é bem interessante e vale a pena separar um tempinho para visitá-lo, além de conhecer a história da colonização alemã em Petrópolis.

Museu Casa do Colono

Cheguei cedo à Petrópolis e minha primeira parada era o Palácio Quitandinha. Estava muito ansioso para conhecer este enorme Palácio mas a minha visita foi frustrada, cheguei ao local para participar de uma visita guiada e me informaram que o museu estava fechado para desmontagem da estrutura de Natal, por uma semana. Depois descobri que a Rede Globo estava gravando uma novela no local, motivo para ficar mais frustado ainda.

Enfim, como não tinha programação no Quitandinha, segui para o Museu Casa do Colono, já que ele ficava no caminho para o Hotel Casablanca Imperial, onde iria me hospedar. A minha primeira dificuldade foi encontrar um local para estacionar, a rua onde o museu está possui faixas simples, não havia nenhuma possibilidade de parar por ali. Consegui parar em uma pequena rua, a cerca de 100 metros do museu.

Museu Casa do Colono - Petrópolis-RJ

A minha ideia era fazer uma visita bem rápida, mas fui surpreendido por um dos guias do museu, que por sinal foi super simpático e educado, ele começou a explicar sobre os objetos e a história de cada um, a visita ficou tão interessante que acabei ficando cerca de 20 minutos por lá.

A primeira atração do Museu Casa do Colono é a casa onde ele está instalado. Construída em estilo germânico em 1847 pelo foreiro de origem germânica e ex-militar do Exército Imperial Brasileiro Johan Gottlieb Kaiser, a casa está em bom estado de conservação e preserva parte da estrutura original, que pode ser conferida através de vidros. A construção foi tombada em 2011, símbolo da valorosa contribuição destes imigrantes para o nascimento e expansão da cidade.

Museu Casa do Colono - Petrópolis-RJ

A construção de pau-a-pique, madeira falquejada para vigamento, colunas sob alicerces de pedra bruta e teto de zinco, retrata a vida simples dos imigrantes germânicos, os responsáveis pela criação e expansão da cidade.

Diversas fotografias estão expostas nas paredes da casa, mostrando as caçadas, as bandas de música e os piqueniques, tradições que foram incorporadas na vida da cidade como um todo. A casa possui diversas peças de época, algumas pertencem ao Museu Imperial, destaco a caixa de música, gramofone, panelas, armários e até um fogão à lenha.

Museu Casa do Colono - Petrópolis-RJ
Paredes de pau-a-pique podem ser conferidas através de vidros
Caixa de Música
Caixa de Música
Museu Casa do Colono - Petrópolis-RJ
Gramofone (esq.) e fogão à lenha (dir.)
Fotos históricas
Fotografias

O acervo conta também com diversos utensílios de uso doméstico e de trabalho na lavoura, mobiliário, quadros e diversos objetos de uso pessoal. A disposição dos cômodos da casa mostra a adaptação vivida pelo imigrante para viver no Brasil, as casas rurais germânicas eram normalmente construídas ao redor de um fogão central, que era utilizado não apenas para cozinhar, mas também aquecer a casa, tendo em vista o rigoroso inverno europeu.

O museu funciona de terça à domingo, de 8h30 às 16h e a visita é gratuita. Como o museu fica um pouco afastado das atrações mais centrais de Petrópolis, vale a pena programar a visita no mesmo dia em que for visitar o Palácio Quitandinha, elas ficam para uma mesma direção em relação ao centro de Petrópolis.

Museu Casa do Colono - Petrópolis-RJ
Algumas Obras

Museu Casa do Colono
Rua Cristóvão Colombo 1034
Castelânea – Petrópolis-RJ
(24) 2247-3715

Viagem realizada em janeiro de 2019

Logo Localiza Hertz

A viagem à Petrópolis teve o apoio da Localiza Hertz, viajei em uma EcoSport Titanium 2019 automática e a experiência foi fantástica. A empresa trabalha com veículos novos, um grande diferencial na hora de reservar o seu veículo. Acesse o site e confira as opções.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados