Se você está planejando o seu roteiro em Buenos Aires e busca um lugar para se conectar com a natureza, o Jardim Botânico Carlos Thays (ou Jardim Botânico de Buenos Aires) é uma parada imperdível. Localizado no charmoso bairro de Palermo, este oásis urbano oferece uma experiência única de tranquilidade e beleza natural.
O local merece ser explorado com tempo, assim você consegue caminhar, tirar fotos e curtir muito contato com a natureza. A localização também é estratégica, dá pra encaixar no início de um roteiro por Palermo Soho ou em um roteiro pelos Bosques de Parlermo, uma das regiões mais agradáveis da cidade.
O importante é não deixar de incluir este parque lindíssimo em seu roteiro, nem que seja uma “visitinha” rápida.




Um Pouco da História
Inaugurado em 7 de setembro de 1898, o Jardim Botânico foi projetado pelo renomado paisagista francês Carlos Thays, responsável por diversos espaços verdes emblemáticos na Argentina. Com uma área de aproximadamente 7 hectares, o jardim abriga cerca de 1.500 espécies vegetais de diversas partes do mundo, além de uma rica fauna composta por aves, artrópodes e insetos.
Em 1937, o local foi oficialmente nomeado em homenagem a Carlos Thays, reconhecendo sua contribuição significativa ao paisagismo argentino. Em 1996, o jardim foi declarado Monumento Histórico Nacional, consolidando seu status como patrimônio cultural e natural do país.
- VIAJE COM DESCONTO PARA BUENOS AIRES -
Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão e você ajuda a manter este blog no ar.
O que ver e fazer no Jardim Botânico Carlos Thays
O jardim é dividido em seis setores que representam diferentes regiões do mundo, incluindo áreas dedicadas à flora da Ásia, Oceania, Europa, África, América e uma seção especial para espécies nativas da Argentina.
Próximo ao portão principal, há uma casona de estilo inglês construída em 1881, que já serviu como sede do Departamento Nacional de Agricultura e residência de Carlos Thays. Atualmente, abriga o centro de visitantes e a administração do jardim, com exposições de arte temporárias e oficinas.
Cinco estufas históricas estão espalhadas pelo parque, com destaque para a principal, projetada pelo arquiteto francês Albert Ballú em estilo art nouveau. Esta estufa foi exibida e premiada na Exposição Universal de Paris em 1889 e atualmente abriga espécies tropicais e subtropicais.
Com uma caminhada, você avistará diversas obras de arte espalhadas pelo jardim, são dezenas de esculturas e monumentos que enriquecem o ambiente, como “El despertar de la naturaleza” de Juan De Pari e “Los primeros fríos” de Miguel Blay y Fábrega. Algumas são bastante curiosas inclusive.






O Jardim Botânico Carlos Thays conta com diversos bancos em meio às sombras de árvores, dá vontade de sentar ali e ficar um bom tempo, curtindo a paz e a natureza ao redor.
Aproveite a visita para apurar os sentidos no Jardim Sensorial, criado em 2006 e formado por espécies aromáticas de diversos perfumes e diferentes texturas, uma experiência muito interessante.
E tem ainda o Jardim das Borboletas, uma área especialmente criada para atrair borboletas a céu aberto, que conta com 3 mil plantas que oferecem alimentos e condições de reprodução às borboletas. Desde a criação, já foram identificadas mais de 80 espécies.








A melhor época para visitar o parque é na primavera e no outono, estações ideais para apreciar a diversidade de flores, com um clima mais ameno. Eles oferecem visitas guiadas e você confere a programação aqui.
O Jardim Botânico Carlos Thays funciona de terça à sexta feira, de 8h às 18h, sábados, domingos e feriados, de 9h30 às 18h. Às segundas, o parque não abre. A entrada é gratuita e o acesso é realizado pelo portão que fica na Avenida Santa Fé.
Pra quem vai de transporte público, a melhor opção é desembarcando na Estação Plaza Itália, na linha D do metrô de Buenos Aires. Caso tenha dúvidas sobre a utilização do metrô, aqui tem um post com todos os detalhes.
O Jardim Botânico Carlos Thays é mais do que um espaço verde, é um testemunho vivo da história, arte e biodiversidade de Buenos Aires. Seja para um passeio tranquilo, aprendizado ou simplesmente para escapar do ritmo acelerado da cidade, este jardim oferece uma experiência enriquecedora para todos os visitantes.
Jardim Botânico Carlos Thays
Av. Santa Fé, 3951 – Palermo
Buenos Aires – Argentina
Viagem realizada em janeiro de 2025
- mais conteúdo de buenos aires -
Roteiro Completo em Buenos Aires
Noite de Tango no Michelangelo
Bairro San Telmo
Rua Florida
Parque Rosedal
Caminito
Palermo
Vale a pena usar o metrô?
Mais Brazucas (Câmbio e Passeios)
Jardim Japonês
Jardim Botânico Carlos Thays
Colônia do Sacramento 🇺🇾
Dome Rooftop 🍷
Santos Manjares 🥩
Michelângelo 💃 (Tango)
El Club de La Milanesa 🍱
Il Quotidiano 🍝
Chiquilin 🥩
Café Tortoni ☕
La Morada 🥟
Moshu Treehouse ☕
Cadore Gelato 🍦