logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Bahia

Bahia

Todos os Posts da Bahia

Turismo na Bahia

A Bahia é um estado que oferece aos turistas uma rica combinação de história, cultura, gastronomia e belezas naturais. Localizada na região Nordeste do país, a Bahia é a terra da alegria, conhecida por sua diversidade étnica e cultural, resultado de séculos de influências africanas, indígenas e europeias.

Mas a Bahia também é lar de praias paradisíacas, como a Praia do Forte, Morro de São Paulo, Trancoso e Itacaré, que atraem visitantes do mundo todo em busca de sol, mar e tranquilidade. A culinária baiana também é um atrativo à parte, com seus sabores exóticos e temperos fortes, como o famoso acarajé e o vatapá.

Com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, a Bahia oferece opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, desde pousadas charmosas até resorts de luxo. Em resumo, a Bahia é um destino turístico completo, que agrada aos mais diversos perfis de viajantes.

Elevador Lacerda e Baía de Todos os Santos - Salvador-BA

O que fazer na Bahia

Explorar as riquezas do estado como a cultura, a história e suas belezas naturais é o melhor a se fazer para, de fato, conhecer o que a Bahia tem de melhor e mais valioso. Existem diversas atividades para fazer na Bahia, desde explorar as cidades histórias até aproveitar as belas praias, além de experimentar a culinária local.

A Bahia possui ilhas famosas que também merecem destaque, como a Ilha de Boipeba, que possui belas praias e vegetação exuberante. Já a Ilha de Maré é conhecida por seus manguezais e pela produção de ostras.

O Acarajé é o prato mais famoso da culinária baiana, um bolinho frito de feijão-fradinho que pode ser apimentado ou não, mas a rica (e saborosa) culinária possui outros pratos como moqueca (um ensopado de frutos do mar), vatapá (uma pasta de frutos do mar, pão e castanhas) e caruru (um guisado de quiabo com camarão seco).

Pelourinho e Centro Histórico de Salvador-BA

Salvador

A capital Salvador é um dos principais destinos turísticos do estado, preserva um lindo Centro Histórico, um Patrimônio Mundial da UNESCO que abriga o Pelourinho, lindas igrejas barrocas e casarões coloniais. O Mercado Modelo é um ótimo local para comprar de souvenirs e peças de artesanato e vale uma visita. Dali, basta pagar alguns centavos para subir pelo Elevador Lacerda para curtir a linda vista panorâmica e explorar o centro histórico, que fica bem pertinho.

A Igreja do Bonfim é um verdadeiro símbolo da fé e da devoção dos baianos, um importante templo católico que recebe diversos devotos e turistas, localizada no alto de uma colina no Bairro Bonfim.

Salvador tem algumas das melhores praias do Brasil, vou falar sobre algumas delas:

Praia do Farol da Barra: É uma das praias mais populares de Salvador, localizada ao lado do Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador.. É ideal para banhos de sol e mar, esportes aquáticos e caminhadas no calçadão.

Praia de Itapuã: É uma praia linda com uma grande faixa de areia branca e águas cristalinas. É famosa por ter inspirado a canção “Tarde em Itapuã” de Vinícius de Moraes e Toquinho. Quando estive na capital baiana, me hospedei no Hotel Casa Di Vina, que ficando em frente ao farol de Itapuã.

Praia de Stella Maris: É uma praia longa com mar calmo e água cristalina. Tem uma grande faixa de areia branca, coqueiros e barracas que oferecem bebidas e comida típica.

Praia do Flamengo: É uma praia extensa e com águas cristalinas, ideal para surf e outros esportes aquáticos. Tem barracas de praia com comida e bebida típicas.

Praia de Piatã: É uma praia com muitas opções de entretenimento, como bares, restaurantes e quiosques. Tem uma grande faixa de areia branca e é ideal para famílias com crianças.

Salvador-BA
Igreja do Bonfim

Os arredores de Salvador também possuem praias incríveis, com belezas únicas e boa infra estrutura.

Se você estiver visitando Salvador durante o Carnaval, não perca a oportunidade de participar de um dos maiores festivais de rua do mundo. As festividades duram cerca de uma semana e incluem desfiles de blocos, trios elétricos, música e dança.

Há muito o que fazer em Salvador e aqui tem muitas outras dicas da capital cultural do país.

Praia de Guarajuba, atração nos arredores de Salvador
Praia de Guarajuba

Praia do Forte

Contanto com cerca de 12 quilômetros de belas e agradáveis praias e águas cristalinas, a Praia do Forte é um dos principais destinos do estado da Bahia, um lugar muito aconchegante que dispõe de uma excelente infra estrutura de resorts e pousadas, diversos restaurantes, passeios e uma vila muito lindinha. A Capela de São Francisco de Assis fica na área central da vila e merece uma visita. Passear pela vila está entre as principais atrações.

A Praia do Forte abriga uma base do Projeto TAMAR, que faz um trabalho incrível em todo o Brasil, a visita vale muito a pena, principalmente se estiver com crianças. Outra interessante atividade por lá é a visita ao Castelo Garcia D’avila, a primeira grande edificação portuguesa construída no Brasil, exemplar único de Castelo em estilo medieval construído na América, do ano 1551. Suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil.

Outras atividades também merecem destaque como voo de parasail, passeio de quadriciclo e mergulho nas piscinas naturais, aqui tem todas as dicas.

O que fazer na Praia do Forte-BA

Porto Seguro

Porto Seguro é conhecida por suas praias paradisíacas, vida noturna agitada e rica história colonial, a cidade recebe um grande número de turistas ao longo do ano, especialmente durante as férias de verão.

A Praia de Taperapuã é uma das praias mais populares da cidade, abriga famosas barracas de praia como o Axé Moi e Barramares. O centro histórico de Porto Seguro é uma das áreas mais charmosas da cidade, com ruas de pedra, casas coloniais coloridas e igrejas antigas.

A Passarela do Álcool é um ponto de encontro popular para turistas, uma região com muitos bares, restaurantes e lojas de artesanato. A Ilha dos Aquários é um dos lugares preferidos dos turistas, uma ilha que oferece shows noturnos a abriga diversos aquários, com peixes e tubarões. Na Reserva Indígena da Jaqueira, é possível conhecer a cultura e o estilo de vida dos índios Pataxós.

Porto Seguro possui uma grande variedade de opções de hospedagem, desde resorts de luxo até pousadas mais econômicas. Há também muitas opções de restaurantes que servem pratos típicos da culinária baiana, como o acarajé e o moqueca de peixe.

Porto Seguro-BA
Casas Coloridas na Costa de Porto Seguro - Foto por depositphotos.com

Arraial D'ajuda

Distrito de Porto Seguro, Arraial D’ajuda possui belas praias de areia branca, águas cristalinas e clima tropical agradável durante todo o ano. A Rua do Mucugê, está repleta de lojas, restaurantes e bares, é a rua principal do distrito e fica bastante movimentada durante o dia e a noite.

A Praia de Pitinga é linda, possui falésias de arenito colorido e diversas atividades aquáticas. A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, foi construída em 1549, considerada um marco na história da cidade, vale a pena visitar. Por fim, o Eco Parque Arraial D’ajuda é um enorme parque aquático, um passeio para um dia inteiro com atrações radicais para crianças e adultos.

Igreja de Nossa Senhora D'ajuda - Arraial D'ajuda
Igreja de Nossa Senhora D'ajuda - Arraial D'ajuda - Foto por depositphotos.com

#Partiu Bahia?

O turismo na Bahia é uma experiência inesquecível, oferecendo uma rica variedade de atrações, desde as belas praias e natureza exuberante até a rica cultura e história da região. Os visitantes podem experimentar a vibrante vida noturna e aproveitar as tradições culturais únicas do estado. Com tantas opções de lugares para visitar e coisas para fazer, a Bahia é um destino imperdível!