logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Ceará

Ceará

Todos os Posts de Ceará

Turismo no Ceará

O Ceará é um estado brasileiro muito popular devido às suas belezas naturais, praias deslumbrantes, belas paisagens e rica cultura. Localizado na região Nordeste do Brasil, o Ceará é um destino turístico diversificado que atende a uma variedade de interesses, desde amantes da praia e da natureza até aqueles que desejam explorar a cultura rica da região nordeste do Brasil. 

Suas praias são destinos de destaque, com Jericoacoara e Canoa Quebrada figurando entre as mais famosas. Jericoacoara é um paraíso de dunas, lagoas e ventos perfeitos para esportes aquáticos, enquanto Canoa Quebrada é conhecida por suas falésias vermelhas e atmosfera boêmia. Além disso, o estado abriga uma série de praias exuberantes ao longo de sua costa, oferecendo cenários espetaculares para relaxar e aproveitar o sol.

O Ceará também é rico em cultura, com festas populares, como o Carnaval e as festas juninas, que celebram as tradições nordestinas com dança, música e comida típica. A capital, Fortaleza, é uma cidade vibrante com atrações urbanas, como o Mercado Central, o Centro Cultural Dragão do Mar e o famoso Beach Park. Além disso, as paisagens do sertão cearense oferecem oportunidades para o ecoturismo, com trilhas, cachoeiras e grutas a serem exploradas. Com suas praias paradisíacas, cultura rica e diversidade natural, o Ceará é um destino turístico completo que atrai visitantes de todo o mundo.

O que fazer no Ceará

Explorar as Praias é a principal atividade de quem visita o Ceará. As mais famosas são Jericoacoara, Canoa Quebrada, Morro Branco e Cumbuco, que oferecem diversas atividades náuticas, passeios de barco e boa infra estrutura, além das belezes naturais.

O estado é também um paraíso para os amantes de esportes aquáticos. Você pode praticar kitesurf, windsurf, surf e mergulho nas águas do litoral cearense. Algumas praias oferecem passeios radicais como buggy, esquibunda e aerobunda, passeios que podem ser aproveitados durante passeios pelas dunas.

Conhecer a cultura local também é uma atividade muito interessante, dá para participar de festivais de quadrilhas juninas, experimentar a culinária nordestina, como a carne de sol e o baião de dois, e assistir a apresentações de forró, uma dança típica da região.

A parte histórica preserva a história do estado e do Brasil, com suas construções coloniais e igrejas antigas, dá para explorar os encantadores vilarejos de pescadores ao longo da costa. Dá até para conhecer a região do sertão cearense, conhecendo cidades históricas, como Quixadá, e experimentando a vida no interior do nordeste brasileiro.

Não deixe de visitar o Mercado Central de Fortaleza para comprar artesanato local, roupas, produtos típicos e lembranças.

Praia do Cumbuco
Praia do Cumbuco - Foto por depositphotos.com

Fortaleza

Fortaleza é conhecida por suas belas praias, cultura vibrante e ótima gastronomia. A capital do Ceará possui três praias urbanas, A Praia do Meireles e a Praia de Iracema são lindas, com orla contendo ótima estrutura, porém a água não é a ideal para um banho de mar. 

Pra quem quer mergulhar sem preocupações e curtir excelentes estruturas, a Praia do Futuro é o lugar ideal, por lá você encontra barracas ótimas para passar o dia, como a famosa CrocoBeach, Chico do Caranguejo e diversos outras. Tem atividades para as crianças e também para os adultos, dá para relaxar na areia, nadar no mar e cuttir atividades como stand-up paddle e kitesurf.

Praia do Futuro - Fortaleza-CE
Barraca CrocoBeach, na Praia do Futuro

Um pouco mais distante está a Praia do Cumbuco, conhecida por suas dunas de areia e é um local popular para passeios de buggy e esportes aquáticos.

O Mercado Central é um lugar excelente para comprar artesanato local, lembranças e produtos típicos, você ainda pode provar a deliciosa comida cearense em suas barracas de comida. Outro local interessante para compras de artesanato é a Feira da Beira-Mar, uma feira noturna localizada na Avenida Beira-Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura oferece de exposições de arte, cinemas, teatros e música ao vivo, é um ótimo lugar para explorar a cultura cearense.

O Pirata Bar é um dos bares mais famosos e icônicos de Fortaleza, uma balada conhecida como a segunda feira mais louca do mundo. O bar possui atmosfera animada, música ao vivo já é ponto de encontro de moradores e, principalmente, turistas de várias partes do mundo.

Pirata Bar - Fortaleza-CE
Pirata Bar

Beach Park

Nos arredores de Fortaleza está um dos maiores parques aquáticos da América Latina, o Beach Park é o lugar perfeito para toda a família, com toboáguas radicais pra quem gosta de adrenalina e atrações mais tranquilas, para quem deseja relaxar. O parque possui uma estrutura de mais de 200 mil metros quadrados e conta com resorts, hotel e uma barraca de praia, além do gigantesco parque aquático.

Praia de Canoa Quebrada

A Praia de Canoa Quebrada é um dos destinos de praia mais famosos do Ceará, conhecida por suas dunas de areia vermelha, falésias coloridas, mar azul e ambiente descontraído. Por lá é possível fazer algumas atividades como passeio nas dunas e falésias, esportes aquáticos e passeios de buggy, inclusive tem passeios de buggy saindo de Fortaleza que levam até esta praia.

Praia de Canoa Quebrada
Praia de Canoa Quebrada Foto por - depositphotos.com

Morro Branco

A Praia de Morro Branco é outra bela praia localizada no estado do Ceará, não muito longe de Fortaleza. Ela é conhecida por suas falésias coloridas, areias finas e brancas, e por suas fontes de água doce que brotam das dunas. A melhor maneira de conhecer esta praia é através de um passeio de buggy, onde é possível admirar de perto as faléias coloridas e o labirinto das falésias, além de curtir uma linda vista para o litoral.

#Partiu Ceará?

O turismo o Ceará está repleto de atrações turísticas que cativam visitantes de todo o mundo. Suas praias deslumbrantes, como Canoa Quebrada, Morro Branco e a badalada Fortaleza, oferecem cenários de tirar o fôlego, com falésias coloridas, dunas imponentes e águas cristalinas. A rica cultura cearense merece ser explorada e a culinária possui pratos típicos como a carne de sol e a tapioca. As aventuras estão garantidas em passeios de buggy pelas dunas, passeios de jangada, kitesurf e muito mais. Além disso, a hospitalidade calorosa dos cearenses torna a experiência ainda mais especial, fazendo do Ceará um destino imperdível para quem busca diversidade natural, cultural e emocionante.