logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » Aracaju » Orla de Atalaia, a orla mais bonita do Brasil! – Aracaju-SE

Orla de Atalaia, a orla mais bonita do Brasil! – Aracaju-SE

A Orla de Atalaia é considerada a orla mais bonita do Brasil e está localizada na cidade de Aracaju-SE. De todas as orlas que conheço, de fato Atalaia é a mais bonita por uma série de fatores e você vai saber tudo sobre ela agora. Durante o mês de abril participei do Projeto #BlogueirosEmAracaju que visa divulgar os atrativos turísticos de Aracaju e arredores e pude conhecer esta orla, que é um verdadeiro complexo de atrações para todas as idades.

Atualização: Em janeiro de 2017 voltei à Aracaju e conheci outros pontos da Orla de Atalaia, o post está atualizado.

Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Orla de Atalaia

Estrutura da Orla de Atalaia

Com 6km de extensão e a 9km do centro de Aracaju, a Orla de Atalaia é totalmente preparada para o turismo, lazer e entretenimento, com iluminação para banhos noturnos e uma grande variedade de bares e restaurantes.

Tem quadras poliesportivas, praça de eventos, uma infinidade de hotéis e pousadas, diversos quiosques, academias ao ar livre, banheiros, ciclovia em quase toda a sua extensão, pista de cooper, parques infantis, campos de futebol de areia, quadras de tênis e vôlei de praia, rampas de skate, parede de escaladas, centro de arte e cultura, feiras de artesanato, bancas de revista, totens de informações, fontes luminosas e lagos para passeio de pedalinho.

E como a faixa de areia é muito grande, passarelas foram construídas entre o calçadão da orla e as areias da praia para acesso ao mar. Ah, e a orla ainda tem estacionamento para 1400 veículos. Ah, e ainda tem delegacia especial para o turista. Ah, e ainda tem um kartódromo. Bom, esse tanto de “Ah” foi só pra descontrair com essa infinidade de atrativos.

Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Passarelas foram construídas, facilitando o acesso até as areias da praia
Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Orla de Atalaia

A praia

Com extensa faixa de areia, a Praia de Atalaia possui águas limpas e mornas, em tom perolado e boas para banho. Como as areias da praia são planas, dá pra curtir boa parte da água e ainda estar na parte rasa, ideal para famílias com crianças. A praia possui boa estrutura e mesmo assim, não costuma estar cheia, é uma coisa que fiquei por entender.

Projeto TAMAR - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
A extensa faixa de areia da Praia de Atalaia

Onde se hospedar na Orla de Atalaia

Já me hospedei em vários hotéis em Aracaju, cada um tem suas particularidades, pontos positivos e negativos, então cada hotel tem um post, contando como foi a experiência.

Hotel da Costa localiza-se de frente para a Orla de Atalaia. Com confortáveis acomodações e ótima localização, o hotel possui um preço justo, de acordo com toda a estrutura oferecida.

Hotel da Costa - Hospedagem na Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Hotel da Costa

O Jatobá Praia Hotel fica no início da Passarela do Caranguejo, também de frente pra Orla de Atalaia. Tem piscina com vista panorâmica pra orla, quartos com vista parcial para o mar e um café da manhã com deliciosas opções regionais.

Hotel Jatobá - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Café da Manhã do Jatobá Praia Hotel

O Ibis Budget Aracaju é uma opção pra quem deseja se hospedar pertinho da Orla, pagando um valor mais em conta. Economia com o padrão Ibis de qualidade, uma boa combinação. O hotel está novinho.

Ibis Budget
Roteiro em Aracaju

O Radisson Hotel Aracaju é o hotel mais bem avaliado de Aracaju e atende aqueles que procuram hospedagem luxuosa. Com uma piscina charmosa e quartos amplos e confortáveis, o hotel fica de frente pra Orla, pertinho do Projeto Tamar e Oceanário.

Radisson Hotel - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Radisson Hotel Aracaju

O Comfort Hotel Aracaju é o mais novo hotel da cidade. Inaugurado em janeiro de 2017, tive uma ótima experiência neste hotel, está tudo novinho, os quartos são amplos e bastante funcionais. Ele está a duas quadras da Orla.

Comfort Hotel
Comfort Hotel Aracaju

O Mar do Farol está oficialmente na Coroa do Meio, mas é praticamente Atalaia, já que está a duas quadras do início da Orla. O hotel possui um café da manhã baseado na culinária regional e os preços são atraentes.

Mar do Farol Praia Hotel - Hospedagem em Aracaju-SE
Mar do Farol Praia Hotel

Passarela do Caranguejo – Onde comer

A Passarela do Caranguejo é o grande “point” da Orla de Atalaia. Você vai caminhando pela orla e de repente vê um caranguejo gigante, com mais de 2 metros de altura, pronto, você já está na Passarela do Caranguejo. Por ali tem restaurantes e bares pra todos os gostos e com os mais diversos cardápios, não é só caranguejo não.

Passarela do Caranguejo - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
O famoso “caranguejo gigante”, onde se inicia a Passarela do Caranguejo

O Pastel da Jane possui deliciosos pastéis de diversos sabores e faz um escondidinho de charque divino. O Cariri também possui um cardápio diversificado, porém o grande destaque do local é o animado forró, que vai até altas horas da madrugada.

Restaurante e Casa de Forró Cariri
Cariri

O Rei da Sopa possui preços mais em conta e serve o delicioso creme de macaxeira com charque. O Algo Mais Beach fica coladinho ao Rei da Sopa e possui opções interessantes como o Camarão Crocante, que vem com creme de queijo.

Rei da Sopa Restaurante - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Macaxeira ao Forno de Charque

A diversidade de opções gastronômicas vai além da Passarela do Caranguejo, há bares e quiosques por toda a orla com musica ao vivo e ambientes agradáveis.

Alguns Atrativos

A Orla de Atalaia está recheada de atrativos, tem atividades pra todos os gostos e todas as idades:

Região dos Lagos

A região dos lagos é uma das mais belas da Orla de Atalaia e reúne centenas de pessoas todos os dias que buscam a prática de esportes ou apenas curtir o visual. O passeio de pedalinho também e muito tradicional por lá, o local é muito agradável. O pôr do sol visto da região dos lagos também é lindo.

Lagos da Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Belíssimos lagos na Orla de Atalaia
Lagos da Orla de Atalaia - Aracaju-SE

Mundo da Criança

Um complexo com vários brinquedos infantis que recebe centenas de pessoas todos os dias. Possui a famosa fachada de arco íris e iluminação noturna. Um espaço perfeito para que tem criança.

Mundo Maravilhoso da Criança - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Mundo Maravilhoso da Criança

Arcos da Orla de Atalaia

O local mais procurado pelos turistas para fotos. Os arcos ao fundo são revestidos em pastilhas azuis e cada um representa uma fase da construção da orla. O “Eu amo Aracaju” foi recentemente introduzido à frente dos arcos.

Arcos da Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Arcos da Orla de Atalaia

Centro de Arte e Cultura J. Inácio

O Centro de Arte e Cultura J. Inácio é um grande espaço para exposições de algumas obras de arte e venda de artesanatos em palha, redes, rendas, panelas de barro e esculturas. O local tem capacidade para 48 boxes.

Centro de Arte e Cultura J. Inácio - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Centro de Arte e Cultura J. Inácio
Centro de Arte e Cultura J. Inácio - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Centro de Arte e Cultura J. Inácio

Feiras de Artesanato

São mais de dez. Conheci a Feira do Turista, que fica a 1 quadra do Hotel da Costa e possui diversas lojas com venda de artesanatos, doces, pimentas, frutas típicas, lembranças, espaço kids e forró ao vivo (bem animado). O local ainda possui um bar que serve petiscos e bebidas enquanto você curte as apresentações no palco.

Feira do Turista - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Feira do Turista

Passeio de Trenzinho

O passeio de trenzinho é um dos mais tradicionais da Orla de Atalaia. Custa R$5,00 e tem diversos pontos de embarque, percorrendo a orla de ponta a ponta.

Trenzinho - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Trenzinho que realiza o passeio por toda a Orla de Atalaia

Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR

O Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR é um passeio imperdível. Dá pra participar da soltura de tartarugas marinhas ao mar, alimentar tubarões e aprender mais sobre a vida de vários animais marinhos.

Oceanário de Aracaju-SE
Projeto TAMAR e Oceanário de Aracaju

Porque a Orla de Atalaia é a mais bonita do Brasil?

Não é por acaso que eu considero a Orla de Atalaia como a mais bonita do Brasil. A orla é totalmente segura, bem estruturada, sem flanelinhas, com trânsito educado e moradores conscientes. Dá pra curtir a orla durante o dia e a noite, já que ela é toda iluminada.

Se as águas do mar não tem aquele tom azulado de Maceió nem o esverdeado de João Pessoa, Aracaju compensa com um grande complexo de atrações por toda a orla.

Passarela do Caranguejo - de Atalaia - Aracaju-SE
Passarela do Caranguejo

Viagens realizadas em abril de 2016 e janeiro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados