logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Bairro Beira Rio – um roteiro pela região de Três Marias-MG

Bairro Beira Rio – um roteiro pela região de Três Marias-MG

O bairro Beira Rio é um bairro turístico localizado às margens do Rio São Francisco no município de São Gonçalo do Abaeté, em Minas Gerais. Separado por uma ponte da cidade de Três Marias, o bairro possui diversas pousadas rústicas e charmosas, além de atividades de pesca, trilhas, cachoeiras, além de experiências gastronômicas tipicamente mineiras.

Com natureza abundante e abençoado pelo importante Rio São Francisco, o bairro Beira Rio preserva aquele jeitinho típico do interior, estando em pleno desenvolvimento e com potencial para ser um dos principais destinos mineiros. A principal atividade por lá é a pesca esportiva, que pode ser realizada de diversas maneiras, mas se você não sabe pescar, a região conta com atividades para iniciantes, eu mesmo aprendi a pescar foi por lá.

Seja para pescar ou apenas para descansar e fugir da rotina, o local é um verdadeiro refúgio e conta com dezenas de pousadas. Participei de diversas atividades durante minha visita à região, conheci a terra de Manuelzão, personagem icônico de Guimarães Rosa, curti o melhor da culinária mineira, percorri trilhas e ainda me encantei com um incrível pôr do sol. Você vai saber tudo o que curtir na região do Beira Rio agora.

Roteiro pelo bairro Beira Rio - região de Três Marias-MG

Roteiro pelo bairro Beira Rio

Antes de falar das atrações, tenho algumas informações importantes: o clima na região é tropical, com sol intenso durante boa parte do ano, sendo mais chuvoso durante o verão, as principais operadoras de telefonia celular funcionam bem nas áreas urbanas, bancos e caixas eletrônicos podem ser encontrados em Três Marias (4km do bairro) e quase todos os lugares aceitam cartões e PIX.

Para quem vai com a intenção de pescar, a região conta com mais de 150 espécies de peixes catalogadas, com destaque para dourado, pintado, traíra, piau e tucunaré. Algumas pousadas como a Estância Modelo, onde me hospedei, possuem decks para a prática da atividade e até oferecem barcos, mas peço que verifique com a pousada em relação a disponibilidade e valores.

Pousada Estância Modelo (Pousada da Glorinha) - São Gonçalo do Abaeté-MG

Conhecer o Recanto da Zezé e percorrer a trilha até a Cachoeira das Palmeiras

Um dos passeios mais interessantes da região do bairro Beira Rio é o roteiro pelo Recanto da Zezé. Localizada na zona rural, a residência da Dona Zezé é bastante simples, tipicamente mineira e a Dona Zezé e seus filhos recebem a todos com muito carinho. Na chegada, ela serve um café, com leite, queijo fresco e biscoitos, tudo delicioso.

A segunda parte do passeio consiste em percorrer uma trilha, que é pequena mas um pouco íngreme, onde se chega à Cachoeira das Palmeiras. Com uma linda queda d’água e um poço à frente, é possível mergulhar e se refrescar por ali, sendo que há uma parte mais rasa, próximo às pedras, e outra mais funda, próximo à queda d’água.

Cachoeira das Palmeiras - Três Marias-MG

Depois de curtir a cachoeira, é hora de retornar pela mesma trilha para participar de um incrível almoço preparado pela Dona Zezé, o cardápio possui itens da culinária mineira como frango, arroz, feijão, angu, canjiquinha e salada, comida simples e muito saborosa. Dá pra comer à vontade e vivenciar a experiência rural completa, desde os pratos e talheres até a comida.

E ainda tem sobremesa, pudim de queijo, que delícia. Após o almoço, a Dona Zezé ainda leva os visitantes até a sua horta, onde cultiva abacaxi, morango e diversas hortaliças. O passeio custa cerca de R$80 por pessoa com toda a experiência citada inclusa (exceto o transporte).

Recanto da Zezé - Três Marias-MG

Ir ao distrito de Andrequicé e visitar o Museu Manuelzão

Andrequicé é um distrito da cidade de Três Marias, fica a cerca de 27 quilômetros do bairro Beira Rio e preserva a história de Manuelzão, personagem criado por Guimarães Rosa que ficou famoso no mundo inteiro com o livro Manuelzão e Miguilim. Ele nasceu e viveu no distrito, local que serviu de inspiração para outras obras do autor, como Grande Sertão Veredas, um passeio cultural e muito interessante, que pode ser realizado em uma tarde.

O passeio é conduzido pela Samarra (Sociedade dos Amigos do Memorial Manuelzão e de Revitalização de Andrequicé) e se inicia no Armazém da Cultura, onde é possível se aprofundar na história do distrito e de Manuelzão. Depois conheci a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, uma histórica construção que acredita-se ser do século XVIII.

O tour termina no Museu Manuelzão, que abriga diversos bens culturais de Manuel Nardi (o Manuelzão) e representam os hábitos e costumes cotidianos de um vaqueiro do sertão. Além de admirar as charmosas construções durante o tour, é possível participar de uma roda de leitura e conhecer o salão das bordadeiras.

Museu Manuelzão - Andrequicé - Três Marias-MG
Andrequicé - Três Marias-MG

Aprender a pescar com a Calangal Pesca

Localizado a 7 quilômetros do bairro Beira Rio, a Calangal Pesca é uma experiência imperdível, seja para pescadores profissionais ou para iniciantes, que pretendem aprender a prática da pesca esportiva. Comandada pelo Alexandre Calangal, a atividade consiste em receber uma aula teórica rápida sobre os acessórios de pesca, além de instruções básicas sobre os equipamentos, pra depois embarcar e praticar a pesca.

Primeiro treinamos os arremessos para depois seguirmos para um local considerado ideal para a pesca. Foram muitas tentativas para, enfim, conseguir pescar um tucunaré. Depois de curtir a atividade, retornamos para o local de partida, para saborear uma tilápia assada na brasa à moda Calangal, com arroz e salada.

Calangal Pesca - Três Marias-MG
Calangal Pesca - Três Marias-MG

Curtir o pôr do sol em um barco no Rio São Francisco

Guiado pelo Seu Norberto, pude curtir o lindo por do sol navegando pelo Rio São Francisco, um verdadeiro espetáculo da natureza. Segui até um pequeno cais, que fica abaixo da ponte que liga o bairro Beira Rio à cidade de Três Marias, para embarcar e curtir o passeio, que seguiu ainda até bem próximo das comportas, que estavam fechadas. Para quem deseja curtir o passeio, basta seguir até este cais que os barqueiros costumam ficar por ali.

Roteiro pelo bairro Beira Rio - região de Três Marias-MG
Roteiro pelo bairro Beira Rio - região de Três Marias-MG
Roteiro pelo bairro Beira Rio - região de Três Marias-MG
Roteiro pelo bairro Beira Rio - região de Três Marias-MG
Roteiro pelo bairro Beira Rio - região de Três Marias-MG

Comer um peixe nos restaurantes do bairro Beira Rio

Vários restaurantes localizados na região oferecem peixes como ingrediente principal em seus pratos. Eu saboreei um Filé de Tilápia com batata frita, molho da casa e salada no Xiquinhos Restaurante e estava uma delícia. Com ambiente simples e diversas outras opções de peixes em seu cardápio, o pedido chegou rapidinho a minha mesa e estava muito bem servido. Confira também outros restaurantes na região.

Onde comer em Três Marias-MG

Almoçar no Restaurante Maria das Flores

O Restaurante Maria das Flores está localizado dentro de um condomínio, na zona rural, o mesmo condomínio onde está a Calangal Pesca, inclusive, é possível combinar as duas atividades no mesmo dia, almoço no Maria das Flores e a pesca esportiva na parte da tarde no Calangal. No local também funciona uma pousada com apenas três acomodações, em meio a muito verde, com natureza exuberante.

Lá eu provei o carro chefe da casa, o Sabor das Flores (R$80), um filé de tilápia grelhada no azeite, acompanhado de arroz branco, purê de abóbora e salada com alface, tomate, cenoura, azeitona e manga, prato delicioso e que vale muito a pena provar. O purê de abóbora é incrível e o prato atende bem a duas pessoas. É necessário reservar.

Pousada e Restaurante Maria das Flores - São Gonçalo do Abaeté-MG
Pousada e Restaurante Maria das Flores - São Gonçalo do Abaeté-MG

Para curtir ainda mais dicas do Bairro Beira Rio e arredores, não deixe de assistir o vídeo abaixo, que mostra todas as atividades acima, além de apresentar ainda mais atrações que curti pela região.

Viagem realizada em dezembro de 2021

Logo Beira Rio

O Blog Meu Destino esteve no Bairro Beira Rio à convite do Projeto Turístico Beira Rio, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Agradeço à Turismo 360 pela convite.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

  1. André, muito obrigado pelo seu comentário a respeito de nossa região. A forma que você descreveu a nossa culinária , atividades de lazer ,e a hospitalidade de nossa gente, dentro do cenário que só o cerrado possuí .
    Tarcilio Paiva,
    Pousada e restaurante Maria das Flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados