logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Aparecida » O que fazer em Aparecida, São Paulo

O que fazer em Aparecida, São Paulo

Aparecida é um destino que recebe milhões de turistas todos os anos, que vão até a cidade em busca de momentos de fé e proteção. Quem busca o que fazer em Aparecida encontra uma grande diversidade de atrações, que podem ocupar um final de semana inteiro e entreter toda a família. Dá pra fazer compras, participar das celebrações, passear de bondinho, visitar museu de cera e comer a melhor pizza do Brasil, tudo isso em um final de semana.

A cidade está sempre se reinventando, trazendo novidades, criando ainda mais opções a cada ano. Visitei Aparecida em 2015, e retornei agora em 2019, a cidade possui vários novos atrativos lançados entre esses anos, como o Caminho do Rosário, o Memorial da Devoção e a Visita à Cúpula, este último considero obrigatório para todos aqueles que visitam Aparecida.

O que fazer em Aparecida

Tudo em Aparecida gira em torno do Santuário Nacional, a grande maioria das atrações ficam dentro do complexo, mas há alguns atrativos que ficam fora, porém nada que alguns minutos de caminhada não resolva. Confira o que fazer em Aparecida e otimize seu tempo por lá, visitando as atrações próximas. Não se esqueça de passar protetor solar, usar roupas confortáveis e beber muita água (leve uma garrafinha para economizar).

Participar das celebrações no Santuário Nacional

A Basílica recebe missas em diversos horários, seja durante a semana ou nos finais de semana, quando o Santuário recebe cerca de 150 mil fiéis. Com capacidade para receber até 45 mil pessoas em sua parte interna, os fiéis participam das celebrações e aproveitam para admirar as obras em torno do altar e de todas as paredes da Basílica, cada pedacinho possui um significado, tudo em perfeita harmonia.

Durante a semana, as missas ocorrem as às 6h45, 9h, 10h30, 12h, 16h e às 18h, sendo que algumas celebrações podem não acontecer no altar central, sendo celebradas na Capela São José. Aos sábados, as missas acontecem às 6h30, 9h, 10h30, 12h, 16h, 18h e 20h e aos domingos as missas são às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. As bençãos acontecem ao final de todas as missas. Estes horários podem sofrer alterações.

Visita à Cúpula do Santuário Nacional de Aparecida-SP
Celebração

Fazer a Visita à Cúpula e a Torre Brasília

A Visita à Cúpula é um passeio criado em 2017, é um dos mais interessantes a se fazer no Santuário Nacional, pois nele os fiéis podem conferir de perto a linda obra do artista Cláudio Pastro, a cúpula revestida em pastilhas, uma obra fantástica. O passeio oferece também uma linda vista para o altar central e as obras das naves laterais. O passeio pela cúpula ainda oferece exposições que contam a história do Santuário e o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A Torre Brasília possui 109 metros de altura, 16 andares e é responsável por abrigar uma parte administrativa do Santuário Nacional. No 16º andar, há um mirante com vista panorâmica para a região ao redor, aberto à visitação. Os dois primeiros andares da torre abrigam o Museu Nossa Senhora Aparecida, que conta com vasto acervo histórico e devacional da santa. A Visita à Cúpula e a Torre Brasília são atrações pagas, e podem ser adquiridas em um combo, garantindo um desconto.

Cúpula - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP
Torre Brasília - Santuário Nacional de Aparecida-SP

Visitar as Capelas e os demais setores da Basílica

A Basílica possui diversos locais a serem visitados após participar das celebrações, os fiéis podem conhecer as Capelas de São José e do Santíssimo, o Nicho da Imagem, a Sala das Promessas, a Capela do Batismo, a Capela da Ressurreição, a Capela das Velas, a Porta Santa e o Campanário, todos ficam na Basílica ou bem pertinho dela, todas gratuitas. Aqui neste post eu falo mais sobre cada uma destas atrações.

Capela da Ressureição - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP
Nicho da Imagem - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Curtir o passeio de Bondinho

O concorrido passeio de Bondinho liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro, é realizado em bondes fechados e seguros e proporciona uma linda vista panorâmica para a Basílica. Contando com total acessibilidade, o passeio é uma das atrações imperdíveis a se fazer em Aparecida e os visitantes ainda curtem outros atrativos no Morro do Cruzeiro.

Bondnho Aparecida - Teleférico no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Admirar a vista do Morro do Cruzeiro

O Morro do Cruzeiro pode ser alcançado através do passeio de bondinho, mas se preferir, pode chegar ao local caminhando, fazendo uma via-sacra e admirando os painéis durante a subida. No topo do Morro do Cruzeiro, o visitante curte uma bonita vista panorâmica, que pode ser vista de uma torre mirante com visão 360 graus. A estrutura do local conta com banheiros, lanchonete e uma loja de artigos religiosos.

Torre Mirante - Morro do Cruzeiro - Aparecida-SP

Conhecer a história de Nossa Senhora no Memorial da Devoção

O Memorial da Devoção é uma ótima opção de iniciar o seu roteiro do que fazer em Aparecida, isso porque aqui é possível conhecer toda a história de fé e devoção que envolve Nossa Senhora Aparecida. O museu é super moderno e possui atrações que aliam arte e tecnologia, abrigando um museu de cera, um cinema 3D que dispensa o uso de óculos e um espaço para exposições.

Memorial da Devoção - Aparecida-SP

Tocar um tubarão lixa no Aquário de Aparecida

Sim, Aparecida possui um Aquário. Nem todo mundo sabe (eu soube pouco antes da viagem), mas Aparecida possui um aquário e ele fica nos fundos do Centro de Apoio ao Romeiro. Contando com cerca de noventa espécies de peixes, o passeio é interessante para famílias com crianças e o destaque fica por conta do tanque do tubarão lixa, que pode ser tocado com a ajuda de funcionários. O Aquário de Aparecida possui ainda um enorme tanque, com 140 mil litros de água, que abriga tubarões e raias.

Tubarão Lixa

Almoçar no Centro de Apoio ao Romeiro

O Centro de Apoio ao Romeiro possui estrutura completa para receber os milhares de fiéis que visitam Aparecida, com banheiros, fraldário, ambulatório, caixas eletrônicos etc, além de duas grandes praças de alimentação, contando com restaurantes, lanchonetes e redes de fast-food internacionais.

Centro de Apoio ao Romeiro

Percorrer a Passarela da Fé e fazer compras na Galeria Recreio.

Com 392 metros de extensão, a Passarela da Fé liga o Santuário Nacional à Basílica Matriz de Aparecida, um caminho percorrido de joelhos por muitos fiéis, para pagar suas promessas. No fim da Passarela está a Galeria Recreio, um verdadeiro shopping que possui várias lojas vendendo artigos religiosos e lembranças de Aparecida. A estrutura da galeria conta com praça de alimentação, escadas rolantes, elevadores, banheiros, ar condicionado e wifi grátis

Passarela da Fé - O que fazer no Santuário Nacional - Aparecida-SP

Admirar a histórica Igreja Matriz

Construída em 1745, a Igreja Matriz foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma linda construção em estilo barroco, tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico. O interior desta igreja é lindíssimo e merece ser admirado de perto. O local recebe celebrações e a visita é gratuita.

Basílica Velha de Aparecida - São Paulo

Percorrer o Caminho do Rosário

Inspirado na história de Maria e nos mistérios descritos na liturgia católica, o Caminho do Rosário possui 1132 metros de extensão e liga o Santuário Nacional ao Porto Itaguaçu, um lindo caminho que conta com lindos painéis e é utilizado pelos fiéis para momentos de oração e reflexão. A partir do Santuário Nacional, o romeiro ingressa em uma passarela, que dá acesso à Cidade do Romeiro onde, de fato, o Caminho do Rosário se inicia.

Caminho do Rosário - Aparecida-SP

Embarcar em um catamarã no Porto Itaguaçu

O Porto Itaguaçu marca o local onde os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. Aqueles que querem se aprofundar ainda mais na história do encontro da imagem, podem realizar um passeio de catamarã, que leva ao local exato e explica a história deste fato.

Porto Itaguaçu - Aparecida-SP

Fazer compras na Feira Livre de Aparecida

A Feira Livre de Aparecida reúne diversos ambulantes comercializando produtos de diversos segmentos como artigos religiosos, roupas, eletrônicos, calçados e lembranças de Aparecida. Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a feira acontece às sextas, sábados e domingos.

Feira Livre
À direita da foto você pode ver a extensão da feira

Conhecer a Igreja de São Benedito

Construída em 1918 e inaugurada em 1924, a Igreja de São Benedito é palco de uma das mais tradicionais festas da região, a Festa de São Benedito, que ocorre há mais de 100 anos. A igreja foi construída para homenagear o padroeiro da cidade e em seu interior se destacam os anjos esculpidos nas paredes, obra do artista Chico Santeiro. Aberta todos os dias de 6h às 21h.

Igreja de São Benedito - O que fazer em Aparecida-SP

Visitar a Ala Pontifícia na Pousada do Bom Jesus

Além de ser uma opção de hospedagem gerenciada pelo Santuário Nacional, a Pousada do Bom Jesus abriga um seminário e foi o local responsável por receber três papas durante passagem pelo Brasil, João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco. É possível conhecer gratuitamente a Ala Pontifícia, passando pela suíte, sala de jantar e capela onde os papas se instalaram.

Pousada do Bom Jesus - Hospedagem em Aparecida-SP

Saborear uma deliciosa pizza paulista

As pizzas paulistas são famosas e ostentam o título de melhores pizzas do Brasil. Em Aparecida, tive uma experiência com a Bendita Massa, uma pizza simplesmente espetacular, deliciosa, que dá água na boca só de lembrar. Você pode aproveitar a sua passagem pela cidade e incluir uma pizza no seu roteiro, podendo pedir pelo delivery ou ir até o local, garanto que não irá se arrepender.

Bendita Massa Pizza e Burguer

Visitar o Santuário de Frei Galvão em Guaratinguetá

O Santuário Frei Galvão está localizado em Guaratinguetá, cidade vizinha a Aparecida, é o primeiro Santuário dedicado ao santo brasileiro. O local ainda é bastante simples e não há muitos atrativos por lá, senão o Santuário. O projeto para ampliação do local é bastante ambicioso mas ainda está no início, do ponto de vista religioso vale a pena passar por lá se você tem alguma devoção com o santo, do ponto de vista turístico, não há muito o que fazer por lá.

Santuário Frei Galvão - Guaratinguetá-SP

Viagem realizada em dezembro de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

  1. Oiii estou pensando em ir conhecer Aparecida, e seu texto me ajudou muito, anotei todos os lugares que você escreveu, obrigada por todas as dicas!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados