logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio Grande do Sul » Gramado » Um passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado

Um passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado

O tour Raízes Coloniais de Gramado é um passeio altamente cultural, o turista conhece o local onde surgiu o povoamento de Gramado, mergulha nas origens da imigração italiana e faz uma verdadeira viagem no tempo, conhecendo a bonita zona rural da cidade. Idealizado pela Brocker Turismo, o roteiro possui 5 paradas e dura cerca de 4 horas, percorrendo a Linha Nova e a Linha Bonita.

A princípio eu pensei que o passeio fosse bem basicão, sem graça e só pra “encher linguiça” mas quebrei a cara ao pensar assim, eu adorei o passeio e vou falar tudo sobre ele agora. Foi uma das coisas mais legais que fiz em Gramado. Fiz o tour durante participação no Blogueiros em Gramado, um encontro de blogueiros na Serra Gaúcha.

Tour Raízes Coloniais de Gramado

Tradicionalmente o passeio é realizado em uma jardineira mas, no dia do meu passeio, o tour Raízes Coloniais de Gramado foi realizado no micro ônibus da Brocker Turismo. O passeio deve ficar mais legal com a jardineira, mas por outro lado fica muito mais confortável neste ônibus, mais moderno, possui ar condicionado e bancos confortáveis.

Jardineira
Jardineira

O passeio é todo guiado e possui 5 paradas: Casa CentenáriaMoinho CavichionErvateria MarconMuseu FiorezeCafé Colonial da Família Foss. Enquanto seguia rumo à primeira parada, o guia contava algumas histórias interessantes e interagia com os turistas, mas nem era preciso gastar muita lábia, a primeira parada está a menos de 5 quilômetros do Centro de Gramado e o trajeto é todo asfaltado, sim, a Zona Rural de Gramado possui 80% das estradas asfaltadas, que luxo!

Antes de detalhar o roteiro, quero propor um desafio: todos os locais que visitei tem algo bem bacana em comum, se você prestar atenção nas fotos, conseguirá identificar. Eu achei isso o máximo, fez eu gostar ainda mais do passeio. No fim do post eu falo o que é, mas não vale ir lá agora e ver, quebre a cabeça primeiro ok?

Casa Centenária

A primeira parada é no local mais fotogênico do passeio. A Casa Centenária é uma representação de uma casa no início da colonização de Gramado, é fotogênica pois além de todo o seu charme possui muito verde do interior gramadense ao redor, compondo um lindo cenário.

A casa foi construída em madeira e está sobre um porão de pedras, onde até hoje são conservados vinhos, queijos e salames. Como não havia energia elétrica na época, a solução era conservar os produtos neste porão. Não foi possível conhecer o interior da casa, apenas os fundos, onde haviam algumas ovelhas. Aproveitei para interagir com elas, dando milhos e fazendo carinho.

Casa Centenária - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Casa Centenária
André Morato na Casa Centenária

Talvez se eu conhecesse o interior da casa, esta parada ficaria ainda mais interessante. As fotos ficam muito bonitas, tive sorte do dia estar com tempo aberto e céu com poucas nuvens. Dependendo do ângulo, as fotos ficam fantásticas, como esta foto abaixo.

Casa Centenária - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS

Moinho Cavichion

Calma, respira, não paramos apenas para ver um moinho e não é um moinho qualquer. O Moinho Cavichion é uma construção de 1920 junto à uma casa tipicamente italiana, feita em pedras e madeira. O primeiro passo é conhecer o interior da casa e ter uma verdadeira aula de história, mas de uma maneira bem descontraída e diferente.

A Dona Maristela recebe à todos com um aperto de mão e conta a história de sua família e da propriedade, uma espécie de teatro, bem divertido, mostrando objetos usados na época e interagindo com os visitantes. Depois da divertida aula, Dona Maristela mostra como era o processo de produção da farinha de milho como antigamente e oferece alguns doces para o visitante experimentar. Tem até um triturador de milho que chacoalha em movimento circular, parece estar rebolando, foi apelidado de Carla Perez.  😮

Moinho Cavichion - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Moinho Cavichion - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Moinho Cavichion

Depois de ouvir as explicações é hora de conhecer o Moinho Cavichion, que fica nos fundos da casa. O Moinho é movido pela força da roda d’água e em seu interior há ferramentas e equipamentos que foram utilizados no início do século XX. Alguns metros abaixo do moinho, há uma igrejinha, a Igreja de São Pedro Claver. Você passará na porta dela ao seguir para o próximo ponto de parada.

Moinho Cavichion - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Moinho Cavichion

Ervateria Marcon

Hora de provar o chimarrão! A Ervateria Marcon funciona há vários anos e todo o seu sistema foi construído pela Família Marcon, nada de máquinas e tecnologia, tudo feito artesanalmente. Até hoje eles produzem a mais tradicional erva-mate gramadense, a matéria prima do chimarrão.

Após ser recebido pela família Marcon, o visitante ouve explicações sobre os processos de produção da erva-mate e vê de perto os equipamentos criados pela família, feitos de madeira. A explicação é rápida e interessante.

Ervateria Marcon - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Ervateria Marcon
Ervateria Marcon - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Ervateria Marcon

A última parte do passeio na Ervateria Marcon é provar o chimarrão, produzido por lá e muito tradicional no estado do Rio Grande do Sul. A bebida é uma espécie de chá, eu não sou muito fã de chás então não curti muito o chimarrão, mas eu pensei que a bebida fosse muito amarga, e não é. O chimarrão é bem leve e deve fazer bem ao organismo, já que é feito à base de ervas. Experimentar é comigo mesmo.

Ervateria Marcon - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS

Em seguida embarcamos novamente no ônibus para seguir para a próxima parada do Tour Raízes Coloniais de Gramado, o Museu Fioreze.

Museu Fioreze

O Seu Nelson Fioreze é um figuraça! É ele quem recebe os visitantes na chegada e os guia até a entrada do seu Museu, o Museu Fioreze. Mas antes de entrar no museu, fiquei admirando o belo jardim da casa, super bem cuidado e com belas flores.

O acervo do museu possui peças antigas, todas guardados pelo Seu Nelson, uma verdadeira aula sobre a imigração italiana. Destaco os diversos modelos de rádio, sanfonas, tocadores de disco, fotos, armas e máquinas de costura. Mas o mais legal do passeio é que o Seu Nelson é super engraçado, enquanto explica a história de alguns objetos, o visitante cai na gargalhada com a “cara de pau sadia” dele.

Museu Fioreze - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Seu Nelson Fioreze
Museu Fioreze - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Museu Fioreze - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Museu Fioreze - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS

Por fim o visitante vai até a “farmácia”, é assim que Seu Nelson chama o local onde os visitantes degustam vinhos, licores e suco de uva. Provei o suco, que delícia. A Kaká gostou do licor e até comprou 1 pra levar pra casa, é muito bom também. A “farmácia” do Seu Nelson é uma lojinha onde é possível comprar alguns produtos.

Museu Fioreze
“Farmácia” do Seu Nelson Fioreze

Café Colonial da Família Foss

Não dava pra conhecer as raízes coloniais de Gramado sem provar as delícias produzidas na região. A última parada do passeio é na Família Foss, os visitantes são recebidos na porta, ao som da sanfona e das músicas típicas italianas. E toda a família está por ali para receber os visitantes, até as crianças.

Após a calorosa recepção, é hora do banquete. Salames, queijos, geleias, cucas e pão quentinho, que acabara de sair do forno, com manteiga caseira que até derrete, que delícia. E ainda tem o suco de uva, super concentrado e docinho, delicioso. O café colonial é super bem servido, é tudo muito gostoso. A Dona Zulmira Foss parte o pão quentinho na hora, a todo momento, é uma tentação.

Café Colonial da Família Foss - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Café Colonial da Família Foss - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Café Colonial da Família Foss - Passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado-RS
Café Colonial da Família Foss

Pra fechar o passeio com chave de ouro, Pedro Foss e família mostram a herança das origens italianas: a música. E eles pedem para os visitantes “ensaiarem” os passinhos das músicas, como a divertida música da Polenta. Apesar de bater aquele cansaço de final de dia, não dá pra ficar parado com as animadas músicas. “Ôôôôôô, bela polenta cosi!”

Café Colonial da Família Foss

Quanto custa? Onde comprar o passeio?

O tour Raízes Coloniais de Gramado custa R$149,00 por pessoa, já incluso transporte (a partir da Estação Jardineira), entrada em todos os locais visitados, guia e o café colonial. Crianças até 5 anos (no colo) não pagam. Leve dinheiro para comprar itens como geleias, licores, vinhos, etc.

O passeio deve ser comprado com antecedência nas lojas da Brocker Turismo ou no site da empresa. O local de embarque para o passeio é a Estação Jardineira de Gramado (Av. das Hortênsias, 1710), no Centro de Gramado. Às segundas e quintas feira, o embarque acontece às 13h30 e aos sábados às 9h, nos outros dias da semana o passeio não acontece.

Ah, e eu já ia me esquecendo, lembra que falei no início do post sobre algo em comum entre os locais visitados que eu achei bem bacana? E ai, descobriu o que é? Peeeeensa, peeeeensa. Tá, eu vou falar o que é.

Bom, se prestar atenção nas fotos vai ver que todas as famílias recebem os visitantes na porta, pegam na mão de um por um e alguns dão até beijo no rosto, eu achei esta forma de receptividade o máximo. Não me recordo desta situação em algum outro lugar, acho que isso enriquece ainda mais o passeio.

André Morato e Kalidia Silva

Agora que você já sabe tudo sobre o passeio pelas Raízes Coloniais de Gramado, já pode incluir a atração no seu roteiro. E não esquece de reservar com antecedência tá? O passeio é muito legal e vale muito a pena.  😉

Viagem realizada em outubro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

    1. Oi Amanda.
      Dá pra conhecer os lugares sem a empresa de turismo, porém algumas atividades são exclusivas das agências, como o café colonial no fim do passeio.

  1. GRAMADO

    Foi esse belo gramado
    Que acolheu o pioneiro
    E esse mesmo Gramado
    Acolhe o mundo inteiro.

    Tu nasceste para fascinar
    Com os caprichos da natureza
    E está servindo de inspiração,
    Que o belo também é riqueza.

    Essa cidade encantadora
    Parece ser filme de ficção.
    Todos merecem presentear-se,
    Fazendo uma rápida aparição.

    Esse paraíso das hortênsias
    É a Hollywood Brasileira.
    Essa morada de Papai Noel
    É um sonho para a vida inteira.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados