logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » Aracaju » Visita ao Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR

Visita ao Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR

O Oceanário de Aracaju é uma das atrações da orla de Atalaia, a orla mais linda do Brasil. Mantido a administrado pela Fundação Pró-Tamar que possui bases do Projeto TAMAR em várias parte do Brasil, o Oceanário de Aracaju é o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto no Brasil. Programa imperdível para os fãs do fundo do mar e para crianças, o oceanário possui cerca de 70 espécies de animais em diversos aquários de água doce e salgada.

Sobre o Projeto TAMAR

O Projeto TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. O projeto é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, servindo de modelo para outros países.

Projeto TAMAR
O Projeto TAMAR realiza um trabalho fantástico em todo o Brasil!
Projeto TAMAR - Aracaju-SE
As tartarugas agradecem!

Eu já visitei outra base do Projeto TAMAR, na Praia do Forte na Bahia, são 25 ao todo, espalhadas pelo litoral brasileiro. É um trabalho fantástico e as bases do projeto são totalmente preparadas para receber os turistas, uma grande experiência para os adultos pelo contato direto com os animais e um grande aprendizado para as crianças.

Bases do Projeto TAMAR espalhadas pelo Brasil. Foto: Projeto TAMAR
Bases do Projeto TAMAR espalhadas pelo Brasil. Foto: Projeto TAMAR

Oceanário de Aracaju

O Oceanário de Aracaju está instalado na orla de Atalaia, a 500 metros do mar com 1700m2 de área construída, em forma de uma tartaruga gigante. É um dos principais passeios de Aracaju, onde o visitante pode ver e ter contato direto com vários animais que vivem no fundo do mar como tartarugas, peixes, crustáceos, moreias e tubarões.

Inaugurado no ano de 2002, o local tem capacidade para receber até 300 pessoas simultaneamente, atingindo a marca de 120 mil visitantes por ano. Através de palestras, exposições e visitas orientadas, o projeto tem sensibilizado moradores e turistas para a preservação do ecossistema marinho e das riquezas do Rio São Francisco, um dos rios mais importantes do Brasil.

Oceanário de Aracaju-SE
Entrada do Oceanário de Aracaju

Atrações

O Oceanário de Aracaju e Projeto Tamar possui 18 aquários com cerca de 70 espécies diferentes, além de 4 tanques onde o visitante pode tocar em espécies como invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre acompanhados de perto por instrutores.

Tanque
Tanque com moreias, onde o visitante pode tocá-las
Oceanário de Aracaju-SE
Diversos aquários podem ser explorados
Oceanário de Aracaju-SE

Logo na entrada, há aquelas placas que toda base do projeto possui, mostrando a distância e a direção para as outras bases. Há um caminho onde o visitante percorre e passa por todos os pontos de interesse do projeto, com tanques contendo tartarugas filhotes e algumas demonstrações. São várias atrações e vou destacar algumas:

Oceanário de Aracaju-SE
Oceanário de Aracaju-SE
Oceanário de Aracaju-SE

Alimentação dos tubarões

Um dos primeiros atrativos da visita, a alimentação dos tubarões lixa ocorre em um grande tanque e os visitantes podem acompanhar tudo de perto, inclusive tocá-los. Deu um pouquinho de medo? Não se preocupe, tudo é acompanhado de perto pelos instrutores.

Uma das grandes experiências que tive durante minha visita ao projeto foi a oportunidade de passar a mão e acompanhar a alimentação dos tubarões lixa, atividade que ocorre no fim da tarde.

Oceanário de Aracaju-SE
Uma das experiências mais incríveis do passeio é tocar em Tubarões Lixa
Oceanário de Aracaju-SE
Tubarões Lixa

Soltura de filhotes de tartaruga marinha ao mar

A cada 1000 tartarugas marinhas que nascem, apenas 1 ou 2 sobrevivem para reprodução e um dos pilares do projeto TAMAR é justamente auxiliar os filhotes, para que tenham mais chances de sobreviver e se reproduzir.

Todo primeiro sábado do mês às 17h, acontece a soltura dos filhotes de tartarugas marinhas ao mar. Esta foi a grande experiência da minha visita pois pude participar e “apadrinhar” uma tartaruga marinha.

Projeto TAMAR - Aracaju-SE
Soltura dos filhotes de tartaruga marinha ao mar
Projeto TAMAR
Tartaruga Cabeçuda
Projeto TAMAR - Aracaju-SE

As tartarugas são levadas da base do projeto até a praia por um instrutor que passa algumas instruções aos “felizardos” que vão participar da soltura. Em seguida as tartarugas são passadas aos “padrinhos” que realizam a soltura e acompanham bem de perto o retorno delas ao seu habitat natural, o mar.

Projeto TAMAR
Este blogueiro “apadrinhando” tartarugas marinhas
Projeto TAMAR - Aracaju-SE
Filhote de tartaruga cabeçuda

Os visitantes e moradores também podem participar deste momento. Basta entrar em contato com o Projeto TAMAR e confirmar a data, que como já disse, costuma acontecer no primeiro sábado do mês. Confira em nosso canal do Youtube um vídeo com o momento da soltura de uma tartaruga marinha ao mar.

Submarino Amarelo

O Submarino Amarelo é uma exposição permanente e única na América Latina com animais  que vivem em grandes profundidades, cerca de 500 metros. O projeto recebe este nome pois somente a bordo de um submarino é possível alcançar esta profundeza no oceano, onde vivem os animais desta exposição.

O primeiro passo é assistir a um vídeo que mostra um pouco mais sobre a vida destes animais em exposição. Uma bióloga também explica sobre um projeto que incentiva os pescadores ao uso dos anzóis circulares, que reduzem a captura acidental de tartarugas marinhas.

O último passo é o contato direto com estes animais. O visitante adentra uma sala justamente como é o fundo do mar – escuro, frio e misterioso. Pude ver um siri do fundo do mar, um tubarão pintado e um Isópode (barata do fundo do mar). É possível tocar em alguns.

A ideia de Submarino Amarelo surgiu apos testes com o anzol circular, com estes animais sendo capturados durante as pescarias. O submarino amarelo é outra grande iniciativa para preservação do ecossistema marinho.

Oceanário de Aracaju-SE
Tanques com tartarugas marinhas, uma das atrações do Oceanário de Aracaju

Como visitar o Oceanário de Aracaju

O Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR funciona às segundas de 10h às 18h e de terça à domingo das 9h às 21h. O ingresso custa R$20 Estudantes, idosos, crianças acima de 1 metro e professores pagam meia entrada (mediante comprovação) e crianças com altura abaixo de 1 metro e portadores de necessidades especiais não pagam entrada.

A entrada no submarino amarelo custa R$6,00 com as mesmas condições de desconto informadas acima. Não deixe de visitar o Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR, uma grande experiência!

Projeto TAMAR - Aracaju-SE
Venha visitar o Oceanário de Aracaju!

Oceanário de Aracaju / Projeto TAMAR
Av. Santos Dumont 1010, Orla de Atalaia, Aracaju-SE
(79) 3214-3243 / 3214-6126
[email protected]
www.tamar.org.br

Viagem realizada em abril de 2016

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016
Realização:
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados