logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio Grande do Sul » Gramado » Onde comer em Gramado-RS

Onde comer em Gramado-RS

No início de outubro deste ano de 2017, viajei para Gramado para participar de um Encontro de Blogueiros, organizado pela Prefeitura da cidade. Me hospedei na cidade durante um final de semana, de sexta à domingo, e provei algumas delícias como fondue, chocolate quente, trudel, além de conhecer um dos cafés coloniais da cidade. Como a gastronomia é um dos destaques da cidade, criei este post com algumas opções onde comer em Gramado, para você planejar o seu roteiro gastronômico pela cidade.

Onde comer em Gramado

A maioria das opções estão no Centro de Gramado, local onde há grande oferta de restaurantes, cafés e lojas de chocolate. Para facilitar, criei o mapa abaixo com a localização de cada uma das opções que vou listar neste post.

1 – Restaurante Colosseo (Fondue)

O Restaurante Colosseo está localizado no centro da cidade e existe há mais de 20 anos, uma tradição de Gramado. O ambiente é charmoso e a decoração retrata o Coliseu de Roma, tem até pianista. O atendimento é super atencioso e o fondue é o prato principal da casa, já foi eleito por 4 vezes o melhor da cidade.

A sequência de fondue do restaurante apresenta três versões: queijo, acompanhado de pães, verduras e goiabada, carne, com cortes de picanha, filet mignon, entrecot e frango e chocolate, acompanhado de diversas frutas. A sequência é super bem servida, mas se quiser, pode pedir reposição dos itens.

Av. das Hortêsias 1560 – Centro – Gramado-RS – (54) 3286-7259

Fondue de Carne - Restaurante Colosseo - Onde comer em Gramado-RS
Fondue de Carne

2 – Toro Burgers e Beefs (Hambúrgueres)

Também localizado no Centro de Gramado, o Toro Burgers e Beefs está instalado em uma bonita casa, local super agradável por fora e por dentro. A casa serve deliciosos hambúrgueres e quem escolhe o pão, o ponto da carne, o queijo e os adicionais é o cliente. Provei o pão com amêndoas, carne bovina, queijo gorgonzola, alface e cebola caramelizada, tudo feito artesanalmente, que delícia de sanduíche.

Destaco também os diversos espetinhos, o carpaccio de entrecôte, a porção de chips de polenta frita e a porção de linguiça apimentada. Não deixe de provar os drinks da casa. O Toro possui carta de cervejas artesanais. O atendimento foi satisfatório.

Av. das Hortências 804 – Planalto – Gramado-RS – (54) 3295-9110

Toro Burgers e Beefs - Onde comer em Gramado-RS

3 – Cantina Pastasciutta (Massas)

A Cantina Pastasciutta está localizada na Avenida Borges de Medeiros, no caminho entre o centro da cidade e o Hotel Master Premium Gramado, onde eu estava hospedado. A decoração da casa é toda em verde e vermelho, lembrando as cores da bandeira italiana. As massas são produzidas no próprio restaurante, feitas de forma artesanal.

Na área central há uma ilha com antipastos, tem opções de queijos, frios e patês. Para o prato principal, pedi o Scalopini à Quatro Formaggio, um molho de quatro queijos divino 😉 , servido em uma panelinha de ferro super charmosa. O prato serve muito bem duas pessoas.  O atendimento foi bom e o prato ficou pronto em 25 minutos. O restaurante ainda oferece lasanha, risoto, canelloni, carnes, bacalhau e frangos.

Av. Borges de Medeiros 2083 – Centro – Gramado-RS – (54) 3286-2131

Cantina Pastasciutta

4 – Coelho Café Colonial (Delícias Coloniais)

O café colonial é uma tradição das culturas alemã e italiana, que permanece viva em Gramado. Fui experimentar as delícias do Coelho Café Colonial localizado na Avenida das Hortênsias, avenida que liga Gramado à Canela.

São mais de 80 variedades de bolos, tortas, salgados, geleias, pães, frios, pizzas, queijos, linguiças, cucas, waffles, etc, tudo feito no próprio local. Tem salada também, mas com tantas guloseimas ninguém olha pra ela 😐 . Para acompanhar, sucos, vinhos e bebidas quentes, que devem ser solicitadas ao garçom. Eu fui ao local durante o almoço e saí super satisfeito.

Av. das Hortências 5433 – Carniel – Gramado-RS – (54) 3286-2538

Coelho Café Colonial

5 – Rua Coberta (Festivais de Gastronomia)

A Rua Coberta é um dos pontos turísticos de Gramado e possui diversos restaurantes. Durante o ano, a rua recebe alguns eventos que envolvem gastronomia, participei do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e provei alguns pratos dos restaurantes locais. Quando for à Gramado, procure se informar se há algum evento por lá.

No festival que participei, provei o Arroz Crioulo do Divino Gastronomia, o Espaguete à Bolonhesa com Manjericão do Belle Vitrine e a Batata Rosti do Sabor de Famille, além de uma Chocotorta de Biscoito com Doce de Leite do Café São Pedro. Eu gostei muito do Arroz Crioulo, estava uma delícia. Aproveitei para provar Cervejas Artesanais de Gramado, que também estiveram neste festival.

Festival de Cultura e Gastronomia na Rua Coberta

6 – Royal Trudel (Trudel)

Viajei para Gramado com a certeza que eu queria provar o Trudel, um doce típico do leste europeu que está fazendo sucesso em Gramado. O trudel é uma espécie de pão doce com massa de sonho, assada em um forno e enrolada em cilindros. Após assar, a massa é polvilhada no açúcar e na canela e fica deliciosa, super macia e crocante. E ainda dá pra rechear com Doce de Leite, Nutella e Camafeu, é pura tentação.

A Royal Trudel é a responsável pela fabricação desta iguaria em Gramado, a loja fica no centro, é pequena e está sempre cheia, pelo menos estava em todas as vezes que passei por lá. O doce é uma delícia e só tem no Sul do Brasil, então não deixe de incluir esta iguaria na sua lista de locais onde comer em Gramado.

Av. Borges de Medeiros 2300 – Loja 13 – Centro – Gramado-RS – (54) 3286-9409

Royal Trudel - Onde comer em Gramado-RS

7 – Café Et Pâtisserie (Chocolate Quente)

O Centro de Gramado está recheado de lojas de chocolate e ir à cidade sem provar nenhum deles é como ir à Roma e não ver o Papa. Fiz o tour pelo Mundo do Chocolate e no fim do passeio, comprei alguns chocolates na loja da Lugano. Aproveitei para provar um Chocolate Quente no Café Et Pâtisserie, que fica anexo a loja da Lugano. Dá pra pedir com chantilly, marshmallow, menta e com avelã, ou somente o chocolate quente tradicional.

Eu pedi um chocolate quente tradicional mesmo, vem servido em uma quantidade generosa. Não consegui tomar tudo pois havia feito o passeio pelo Mundo do Chocolate, onde participei de degustação, mas é uma delícia. Não dá pra ir à Gramado sem tomar um chocolate quente. 😀

Café Et Pâtisserie - Onde comer em Gramado-RS

8 – Praça das Etnias (Pães Quentinhos e Biscoitos)

Que tal comer um pão quentinho, direto do forno, na área central de Gramado? Na Praça das Etnias isso é possível. Localizada em frente à Rua Torta, a praça possui um espaço cedido pela prefeitura com diversos fornos, onde são fabricados pães, cucas, biscoitos e outras delícias coloniais, tudo novinho e fresquinho. Os pães saem a todo momento, sempre quentinhos e muito saborosos, vale a pena experimentar.

A Praça das Etnias possui ainda a Casa do Colono, onde é possível compras geleias, queijos, vinhos, linguiças, doces, temperos, etc.

Pães Cucas e Bolos na Casa do Colono

Gostou das nossas dicas de locais onde comer em Gramado? Tem algum outro lugar para sugerir aos nossos leitores? Deixe suas dicas nos comentários.

Viagem realizada em outubro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados