logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Itapecerica » Roteiro: O que fazer em Itapecerica-MG

Roteiro: O que fazer em Itapecerica-MG

Itapecerica é uma pequena cidade localizada na região Centro Oeste de Minas Gerais, distante cerca de 180 quilômetros de Belo Horizonte. Quem me acompanha aqui no blog sabe que sempre vou à Itapecerica para participar dos eventos gastronômicos que acontecem por lá, já que moro em Divinópolis, menos de 70 quilômetros da cidade.

A parte ruim é que minhas idas à Itapecerica se resumiam a apenas participar dos eventos, sendo que a cidade preserva um lindo casario colonial e algumas igrejas, merecendo um roteiro por todas estas riquezas. Na minha última ida à cidade, fiz um roteiro completo e conheci boa parte dos atrativos da cidade que valem a pena visitar.

Pra você ter uma ideia, no passado Itapecerica pertencia à Tiradentes, foi emancipada e elevada a categoria de vila em 1789. Porém há relatos sobre povoado em 1736, então pode-se dizer que as origens desta charmosa cidadezinha são de quase 300 anos. Com toda essa história na bagagem, Itapecerica merece ser visitada, é uma cidade muito agradável e preserva lindos casarões.

O que fazer em Itapecerica

Muitas pessoas vão até a cidade para participar dos eventos gastronômicos e culturais, que geralmente acontecem na Praça do Coreto e nos arredores da Igreja Matriz, e ficam apenas por essas áreas, sendo que há muito o que fazer em Itapecerica. Mas a cidade é muito gostosa e agradável e merece uma visita de pelo menos um dia inteiro.

Quem chega pela MG-260 tem, ainda na BR-494, o distrito de Gonçalves Ferreira, pequenino, com algumas construções em ruínas como a estação ferroviária e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Este distrito tem apenas 15 moradores, é super tranquilo e rende algumas fotos bacanas. Mas só vale a pena se estiver no caminho, é muito longe da cidade.

Outro atrativo para quem chega pela MG-260 é o distrito de Lamounier, onde há uma charmosa igreja e a Aldeia Indígena Pataxó Muã Mimatxi, um passeio muito bacana onde é possível conhecer mais sobre a cultura indígena. Já chegando à cidade, outro atrativo legal para fotos, o letreiro Eu Amo Itapecerica.

Letreiro da cidade

Já quem chega pela MG-164, tem como primeiro atrativo a Igreja de São Francisco da Ordem Terceira de Santo Antônio o mais antigo templo religioso de Itapecerica. A construção do século XVIII abriga a imagem do Senhor Morto, uma escultura de madeira do século XVII que foi esculpida em Portugal. A construção desta igreja foi iniciada em 1790 e concluída em 1801. Em frente a esta igreja há uma praça muito agradável, a Praça São Francisco, vi famílias aproveitando o local e fazendo até pique nique sobre o gramado.

Igreja de São Francisco da Ordem Terceira de Santo Antônio - Roteiro em Itapecerica-MG
Igreja de São Francisco da Ordem Terceira de Santo Antônio

O pontapé inicial para este roteiro é a Praça do Coreto, onde acontecem vários eventos na cidade durante o ano. A praça recebe este nome por possuir um lindo coreto ao centro, mas a beleza do lugar não se resume apenas a isto, a praça possui charmosos bancos, jardins bem cuidados, fontes luminosas, diversas flores e uma limpeza impecável no dia a dia.

Praça do Coreto - Roteiro em Itapecerica-MG
Praça do Coreto
Praça do Coreto - Roteiro em Itapecerica-MG
Praça do Coreto

Ao redor da praça está o Grande Hotel Ita, opção de hospedagem com ótima localização. O hotel é simples e as tarifas possuem um valor acessível. Por ali também está a Cantina da Dodôra, uma ótima opção para o almoço, a casa oferece comida típica mineira com um tempero delicioso. Dá pra comer à vontade pagando um valor fixo.

Grande Hotel Ita
Grande Hotel Ita
Cantina da Dodôra - Onde comer em Itapecerica-MG
Cantina da Dodôra

Saindo da Praça do Coreto, suba a Rua Cônego Cesário e passará por um chafariz. Ao lado há um belo casarão, com portas e janelas azuis, ele pertence à Paróquia de São Bento e merece ser admirado. Mais à frente, outro belo casarão, já este com janelas e portas amarelas, com detalhes em azul, onde está instalada a Biblioteca Municipal.

Chafariz em Itapecerica - MG
Casarão - Roteiro em Itapecerica-MG
Casarão que pertence à Paróquia de São Bento
Biblioteca Municipal
Biblioteca Municipal

Em frente à biblioteca está a Praça São Bento, outro ponto muito interessante deste roteiro em Itapecerica pois nela está a Igreja Matriz de São Bento, na minha opinião a mais bela igreja de Itapecerica. Com sua construção iniciada em 1825, a igreja foi concluída apenas em 1912, contando com esforços da população. Bonita por fora e por dentro, esta igreja chama atenção pela imponência de sua construção, em uma localidade não muito rica.

A pintura externa está em ótimo estado, creio que tenha sido restaurada recentemente. Já a parte interna da igreja possui grande riqueza de detalhes e diversas imagens, incluindo a imagem do padroeiro São Bento, esculpida em Portugal entre 1750 e 1755. A Praça São Bento possui belos coqueiros e alguns bancos, é nela que acontecem os shows do famoso Festival de Inverno de Itapecerica.

Igreja Matriz de São Bento - Roteiro em Itapecerica-MG
Igreja Matriz de São Bento
Igreja Matriz de São Bento - Roteiro em Itapecerica-MG
Igreja Matriz de São Bento

Seguindo pela rua em frente à Igreja Matriz, você chegará a pequena Igreja de Nossa Senhora das Mercês, que acredita-se que foi erguida entre os anos 1800 e 1820, devido a sua arquitetura e localização privilegiada, não há documentos sobre sua origem. Carinhosamente chamada de Igrejinha das Mercês, esta igreja possui alta-mor atribuído à Nossa Senhora do Bom Parto, é uma construção de admirável beleza, tombada pelo município.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês - Roteiro em Itapecerica-MG
Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Desça a rua da Igrejinha das Mercês e vire à direita para alcançar a Bendito Sorvetes, uma sorveteria artesanal que descobri por acaso. Os sorvetes são feitos com leite fresco e ingredientes selecionados, eles são super cremosos e tem vários sabores. Eu provei um que, de cara me chamou a atenção, Leite Ninho, provei também de Ovomaltine, ambos são deliciosos. Duas bolas de sorvete custaram R$7, pela delícia que é, o valor foi super justo.

Bendito Sorvete - Itapecerica-MG
Bendito Sorvete
Bendito Sorvete
Bendito Sorvete

Siga sentido Praça do Coreto, atravesse-a para chegar à rua Juscelino Kubitscheck, onde há outros casarões para admirar. Um deles é a Câmara Municipal, outro lindo casarão colonial que está muito bem conservado. A conservação das construções históricas de Itapecerica foi um detalhe que me chamou a atenção, parece até que todos eles foram restaurados recentemente.

Câmara Municipal de Itapecerica-MG
Câmara Municipal

Em frente à Câmara Municipal está a charmosa Praça Alexandre Szundy, com bancos, belos jardins, uma fonte e lindas construções, incluindo outro belo casarão colonial. Na esquina de cima, destaca-se um enorme casarão colonial de dois andares, onde funciona uma loja, trata-se do Casarão da Mita, construído entre 1910 e 1915 por um fazendeiro Itapecericano. Segundo relatos, a ideia era construir um casarão tão grande que fizesse sombra em Divinópolis.  😉

Praça Alexandre Szundy - Roteiro em Itapecerica-MG
Praça Alexandre Szundy
Praça Alexandre Szundy
Praça Alexandre Szundy
Casarão da Mita - Roteiro em Itapecerica-MG
Casarão da Mita

Descendo a rua Cônego Domiciano, você chegará à pequenina Capela de Santa Rita, que na verdade é uma Capela do Passo da santa. Ali existia a Igreja de Santa Rita, que abrigava a imagem da mesma, ela foi demolida em 1936. Na mesma época, construíram esta capela, que existe até hoje. É pequenina, mas pela sua história, vale a pena conhecer.

Capela de Santa Rita
Capela de Santa Rita

Para finalizar o roteiro, retorne a rua Juscelino Kubitscheck para alcançar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, outra lindíssima construção que vale e muito a pena visitar. A primitiva capela foi construída em 1824, porém, no início do século XX, a construção sofreu intervenção radical em sua fachada, adquirindo características neogóticas.

O interior desta igreja possui altar-mor em estilo Barroco, esculpido em madeira e valorizado por expressiva pintura. Em frente à igreja há uma bonita praça, onde acontecem as celebrações do Reinado do Rosário.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Roteiro em Itapecerica-MG
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Roteiro em Itapecerica-MG
Interior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

No canal do Youtube do blog, está publicado um vídeo mostrando o meu roteiro completo pela cidade, vou disponibilizá-lo abaixo para que você possa assistir e conhecer as atrações da cidade.

Quando ir à Itapecerica

O clima gostoso de Itapecerica faz com que a cidade possa ser visitada em qualquer época do ano. Localizada 775 metros de altitude, a temperatura média anual é de 21ºC. Se você pretende ir à cidade apenas para “turistar”, escolha um final de semana qualquer e vá. Mas se pretende participar de algum festival, confira a época em que eles acontecem.

O Festival de Inverno de Itapecerica recebe shows a nível nacional e geralmente acontece no final de julho. As ruas ficam tomadas por pessoas e os shows acontecem no espaço em frente a Igreja Matriz de São Bento. Em minha época de adolescente, participei por dois anos deste festival mas hoje acho que não recomendaria mais, fica muito cheio, gente esbarrando, derramando cerveja, dificuldade pra andar, enfim, não é mais o meu perfil.

Em 2017, participei do Festival de Gastronomia Rural e gostei muito, rendeu até um post aqui no blog. O festival contou com delícias como pão de queijo, feijão tropeiro, pernil, linguiça e torresmo. O Festival de Gastronomia geralmente ocorre no mês de junho. Em 2018, participei do Festival OnBeer, um festival de cervejas artesanais que contou com diversos rótulos de cidades da região e até de Belo Horizonte. Outros eventos movimentam a cidade durante o ano, como a Folia de Reis em janeiro, a Festa de São Bento em julho e o Reinado em Agosto.

Festival de Gastronomia Rural
Festival de Gastronomia Rural
Tutu mole, farofinha, linguicinha fina e torresmo - Festival de Gastronomia Rural
Festival de Gastronomia Rural

Onde comer em Itapecerica

Bom, se você vai à cidade para participar de algum festival gastronômico, este não será um problema para você. Os festivais que ocorrem em Itapecerica geralmente são fartos de opções da culinária mineira, como tropeiro, pão de queijo e doces, aproveite para provar várias delícias.

Mas em outras épocas, as melhores opções estão ao redor da Praça do Coreto, ou próximos dali. Já falei neste post da Cantina da Dodora, um dos melhores restaurantes da cidade. Outro famoso local por ali é o Coreto’s Bar, que serve uma cerveja hiper gelada e oferece petiscos (como filé com fritas) a preços bem convidativos. O Bem Bom Espetaria é outro local que se destaca na cidade.

Coreto's - Festival OnBeer - Cervejas Artesanais - Itapecerica-MG
Filé com Fritas do Coreto’s

Há várias outras opções ao redor da Praça do Coreto, se quiser é só dar uma volta na praça e escolher. Além de bares e restaurantes, tem sorveterias por ali também.

Onde se hospedar

Uma das carências de Itapecerica são opções de hospedagem. Uma opção de hotel localizada na área central da cidade é o Grande Hotel Ita, (Praça do Coreto – (37) 3341-1186) que é bem simples. As outras opções seriam hotéis fazenda, que ficam na área rural da cidade. Um deles é o Hotel Fazenda Palestina, instalado em um casarão reformado, que foi construído há mais de 200 anos, oferece piscina sauna e quartos duplos, triplos e quádruplos.

Há ainda o Hotel Fazenda Capetinga, instalado em uma bonita fazenda que existe há mais de 100 anos, uma construção um pouco mais moderna, que mantém os traços de sua arquitetura colonial. O hotel fazenda oferece chalés com opções de acomodação dupla e famílias. A parte ruim é que ele fica muito distante da cidade. Caso queira opções de hospedagem mais modernas, poderá consultar as cidades próximas, como Divinópolis. Aqui tem dicas de onde se hospedar em Divinópolis.

André Morato

Viagem realizada em outubro de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

5 respostas

  1. Adorei as coisas boas que você disse sobre essa cidade que me pareceu bastante interessante . Estou pretendendo visitar ela esse mês pela primeira vez . Espero constatar de perto tudo isso que você mostrou da cidade.

  2. Estivemos no Festival de Gastronomia em 2019 e se Deus quiser estaremos agora também em 2022. Nós iremos em 3 famílias, alugamos uma casa.
    Tenho uma sugestão: que invistam em mais lugares para hospedarem os turistas, pois é uma festa de família, uma festa maravilhosa.
    Estão todos de parabéns!

  3. Estive em Ita por 2 vezes na festa do Rosário, fomos convidados a fazer uma apresentação no coreto e nas escadarias da Igreja do Rosário. Faço parte do Tambor Mineiro do Maurício Tizumba, de Belo Horizonte. Este ano juntamos uma turma e iremos só para assistir. A festa é maravilhosa e emocionante. De 12 a 14/08/22.

  4. Amei tudo que você descreveu, a alguns anos descobri que meu avô materno morou na zona rural de Itapecirica ( seu pai era fazendeiro ), desde essa época fiquei com vontade de conhecer essa agradável cidade, espero que muito breve eu possa realizar esse sonho. Obrigada por me proporcionar tão agradável leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados