logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Rio Grande do Sul » Gramado » Um roteiro pelas principais atrações do Centro de Gramado-RS

Um roteiro pelas principais atrações do Centro de Gramado-RS

No último mês de Outubro de 2017 eu conheci Gramado, uma cidade linda e que há muito tempo estava na minha bucket list de viagens. A cidade é pequena e várias atrações podem ser visitadas através de uma caminhada pelo Centro de Gramado, essa é uma das atividades que não podem faltar no seu roteiro.

O ideal é que você separe pelos menos uma tarde inteira para bater perna pelo centrinho, fazer compras, provar chocolates e almoçar nos melhores restaurantes da cidade. Eu estive na cidade na baixa temporada, durante um Encontro de Blogueiros e a cidade estava super tranquila, pude caminhar tranquilamente pelo centrinho durante as horas vagas do evento.

Para aproveitar melhor as atrações, fiz esse roteiro pelo Centro de Gramado para você escolher as atrações que mais lhe interessar, ganhando tempo e aproveitando o que a cidade tem de melhor. Pra quem gosta de fotografias como eu, vai querer sair fotografando todos os cantos da cidade, não perdendo nenhum detalhe

Atrações no Centro de Gramado

O Centro de Gramado é pequeno, possui calçadas bem conservadas, trânsito educado, diversas lojinhas, cafés e restaurantes e todas as construções possuem estilo europeu/suíço, o que eu acho um charme. A melhor maneira de explorar o centrinho é com uma caminhada. Se programando com o roteiro aqui do blog, você pega as atrações em sequência e evita perder tempo com longos deslocamentos.

Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo - Catedral de Gramado

Eu comecei o meu tour pelo Centro de Gramado na Avenida Borges de Medeiros, uma das mais importantes e mais movimentadas da cidade. Como eu estava hospedado no Hotel Master Premium Gramado, bastou andar uma quadra e eu já estava na Borges de Medeiros, nesta avenida estão vários atrativos de Gramado.

A Av. Borges de Medeiros é muito bem conservada, possui um canteiro central com diversos vasos de flores, árvores bem cuidadas, lustres charmosos e rotatórias enfeitadas. Nela acontecem diversos desfiles comemorativos do período natalino. Uma coisa que observei é que os cabos de energia não ficam expostos, como acontece na maioria das cidades brasileiros, isso deixa o visual mais limpo e a avenida ainda mais linda.

Avenida Borges de Medeiros
Avenida Borges de Medeiros
Avenida Borges de Medeiros - Roteiro pelo Centro de Gramado-RS
Avenida Borges de Medeiros
Avenida Borges de Medeiros - Roteiro pelo Centro de Gramado-RS
Avenida Borges de Medeiros

O Palácio dos Festivais está na Borges de Medeiros, é nele que acontece o Festival de Cinema de Gramado todos os anos no mês de agosto, considerado o Oscar do cinema nacional. Fora desta época, o local funciona como um cinema e só pode ser conhecido caso assista algum filme. Por ali está a calçada da fama, onde alguns artistas nacionais já deixaram suas marcas.

Em frente ao Palácio dos Festivais está a Rua Coberta, um dos principais pontos de encontro de turistas que visitam a cidade. Como o nome diz, a rua é coberta e possui diversos restaurantes e cafés, que oferecem mesas e até aquecedores em épocas mais frias. A Rua Coberta fica junto à uma praça e recebe alguns eventos durante o ano, em outubro participei do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e provei diversos pratos e cervejas artesanais de Gramado.

Palácio dos Festivais - Roteiro pelo Centro de Gramado-RS
Palácio dos Festivais
Rua Coberta
Rua Coberta

Seguindo pela Borges de Medeiros, à direita do Palácio dos Festivais está o Largo da Borges, um complexo comercial com várias lojas de marcas famosas nacionalmente, uma construção moderna e um bom local para compras de roupas, livros, chocolates e cervejas artesanais.

À esquerda do Palácio dos Festivais está a belíssima Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, construída em 1943 em estilo arquitetônico romano, com pedras basálticas e torre de 46 metros de altura. Em frente à igreja estão as Estátuas dos 12 apóstolos de Jesus e ao lado está a Fonte do Amor Eterno, onde casais de turistas penduram cadeados em uma grade para eternizar o amor entre eles.

Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo
Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo - Catedral de Gramado-RS
Interior da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo

Na esquina seguinte está a Praça Major Nicolleti, nela está instalado o Centro de Informações Turísticas onde é possível pegar um mapa para ajudar você a se deslocar pelas atrações da cidade. No quarteirão acima está a Prefeitura Municipal de Gramado, é uma bonita construção e possui um pequeno jardim em frente, mas é só pra ver por fora mesmo.

Prefeitura
Prefeitura

Caminhando pelas ruas do Centro de Gramado, você passará por grandes relógios e termômetros de época, dando mais um “charme europeu” às ruas da cidade. Passei por vários, em alguns eu tive que parar e ficar admirando, são bem legais.

Uma das tentações deste passeio são as diversas lojas de chocolates, muitos deles fabricados na própria cidade e de forma artesanal, são deliciosos. Eu comprei vários chocolates na loja dos Chocolates Lugano, após fazer a visita ao Mundo do Chocolate e degustar algumas opções. Mas a cidade tem ainda outras lojas como a Chocolates Caracol, Prawer, Gramadense e Swisshouse.

O Ice Bar Boreal é um bar geeelaaaaaadddo, tudo que está dentro dele é feito de gelo, copos, esculturas, balcões e bancos, tudo mantido a uma temperatura de -15ºC. Para entrar no Ice Bar, você recebe uma roupa especial, para ajudar a suportar as baixas temperaturas do local. Além de uma música animada, os visitantes ganham um drink de cortesia, feito pelo barman do local. O passeio dura todo cerca de 30 minutos mas o tempo de permanência dentro do Ice Bar não costuma passar de 20 minutos.

Roteiro pelo Centro de Gramado-RS
Relógio e Termômetro (esq.) Matriz São Pedro Apóstolo (dir.)
Mundo do Chocolate Lugano
Mundo do Chocolate
André Morato
Ice Bar Boreal

Seguindo pela Borges de Medeiros, você passará pela Rua Torta (Rua Emílio Sorgetz), uma bonita rua repleta de flores e toda torta que rende belas fotos. Tome cuidado ao tirar fotos pois apesar de ser um ponto turístico, a rua possui fluxo de veículos.

Em frente à Rua Torta está a Praça das Etnias, uma praça dedicada aos imigrantes alemães, italianos e portugueses, que são os colonizadores da cidade. A praça possui belos jardins e recebe alguns eventos durante o ano. Por ali, vale a pena dar um pulinho na Casa do Colono, uma bonita construção em arquitetura alemã onde é possível comprar geleias, queijo, vinhos, linguiças, doces, temperos, etc.

Ainda na Praça das Etnias é possível comprar pães quentinhos, cucas, biscoitos e outras delícias coloniais, tudo novinho e muito gostoso, fabricado em um espaço com diversos fornos cedidos pela prefeitura. Eu comprei um pão sovado que acabara de sair do forno, estava uma delícia.

Rua Torta - Roteiro pelo Centro de Gramado-RS
Rua Torta
Praça das Etnias - Roteiro pelo Centro de Gramado-RS
Praça das Etnias
Pães Cucas e Bolos na Casa do Colono
Pães, cucas e biscoitos

Um pouco mais distante do burburinho da área central mas ainda na Av. Borges de Medeiros, a Rótula das Bandeiras possui bandeiras dos 26 estados brasileiros, diversas flores e uma réplica do “kikito” a estatueta que é entregue no Festival de Cinema de Gramado. Na quadra seguinte, o Lago Joaquina Rita Bier recebe alguns espetáculos da programação do Natal Luz de Gramado.

Próximo ao Lago Joaquina Rita Bier está o Mini Mundo, uma atração muito legal e super curiosa que já ganhou um post aqui no blog. O local possui réplicas em miniatura de diversos locais no Brasil e no Mundo, mas não são simples réplicas, elas possuem grande riqueza de detalhes e algumas são animadas, é uma verdadeira mini cidade, vale a pena conhecer. O passeio é guiado.

Mini Mundo
Mini Mundo

Um pouco mais distante do Centro, o Lago Negro é um local que também merece ser visitado, porém será necessário um transporte, recomendo um Uber. O belo lago está rodeado de muito verde, possui pedalinhos e é uma ótima opção para toda a família. Dá pra fazer um pique nique, caminhar ao redor do lago, bater várias fotos e curtir o ar puro e as belezas do lugar, que também já ganhou um post aqui no blog.

Lago Negro
Lago Negro

Este roteiro possui as principais atrações do Centro de Gramado, você pode separar uma parte de uma tarde e escolher os passeios que mais lhe agradam, lembrando que o Mundo do Chocolate, o Mini Mundo e o Lago Negro precisam de pelo menos uma hora cada para curtir com calma. Se quiser fazer todos os passeios que listei, reserve um dia inteiro.

Dicas de locais onde comer no Centro de Gramado: as massas caseiras do Pastasciutta são deliciosas opções para o almoço, a sequência de fondue’s do Restaurante Colosseo e os hambúrgueres do Restaurante Toro são boas opções para o jantar.

E você, já esteve em Gramado? O que achou do nosso roteiro pelo centrinho desta linda cidade? Tem alguma sugestão ou comentário? Deixei suas dicas para nossos leitores nos comentários.

Roteiro pelo Centro de Gramado-RS

Viagem realizada em outubro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados