logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Ceará » Fortaleza » O que fazer em Fortaleza-CE

O que fazer em Fortaleza-CE

Se você procura um destino que reúne lindas praias, vários atrações durante o dia e uma rica vida noturna, Fortaleza é o local ideal. A capital cearense possui atrações que podemos encontrar em outras capitais nordestinas, como passeios de buggy, feirinhas de artesanato, e praias estruturadas porém, se destaca pela variedade de atrações noturnas.

O que fazer em Fortaleza

Fortaleza tem atualmente 288 anos e possui uma excelente estrutura turística, estando preparada para receber brasileiros e estrangeiros. As praias centrais são os melhores para se hospedar pois possuem farmácias, lojas de conveniência, restaurantes e outras facilidades, o que não se encontra com facilidade nos bairros onde ficam as praias boas para banho.

Vista panorâmica da cidade
Bairro de Meireles, região central de Fortaleza
Nascer do Sol na Praia de Meireles - Fortaleza-CE
Nascer do sol na Praia de Meireles

Os bairros centrais com maior quantidade de hotéis são Meireles e Iracema e são interligados por um calçadão onde há várias atrações, inclusive a famosa Feirinha de Artesanato. Quadras poliesportivas, praças e mirantes também podem ser encontrados neste calçadão, que fica movimentado durante o dia e a noite.

A minha sugestão de hospedagem em Fortaleza fica na Praia de Meireles, o Hotel Brasil Tropical, que fica a 100 metros da Praia de Meireles e da Feirinha de Artesantano da Praia de Meireles, pontos turísticos da cidade. O Brasil Tropical possui um ótimo café da manhã, quartos espaçosos com cozinha e sala (flats) além de ótima localização.

Hotel Brasil Tropical - Fortaleza-CE
Hotel Brasil Tropical. Fonte: Booking

As praias de Meireles e Iracema não são próprias para banho e isso faz com que os turistas procurem outras praias, próprias para banho. A mais procurada delas na capital Fortaleza é a Praia do Futuro, que possui uma excelente infra estrutura com várias barracas de praia que são bem diferentes de todas as outras.

A grande maioria das barracas possuem piscinas, duchas, redes e almofadas gigantes para descanso, brinquedos infantis, massagens e palcos com shows. Além de todas estas atrações, as barracas possuem um cardápio variado, servindo desde petiscos até almoços completos.

Entre tantas opções de barracas, escolhi a Barraca Croco Beach, muito bem recomendada e uma das mais famosas. Apesar do termo “barraca”, o Croco Beach é um verdadeiro complexo com várias opções de lazer e para curtir as atrações, é cobrado o valor de R$15,00 por pessoa.

Praia do Futuro - Fortaleza-CE
Sugestão especial da Barraca Croco Beach, na Praia do Futuro
Praia do Futuro - Fortaleza-CE
Música ao vivo na Barraca Croco Beach, na Praia do Futuro

À noite, a Praia do Futuro vira um verdadeiro espetáculo de humor, com vários artistas locais, cada um se apresentando em uma barraca diferente. E os artistas fazem valer o passeio, rendendo várias gargalhadas. Vale lembrar que Fortaleza é considerada a capital do humor pois vários humoristas famosos nasceram lá. Assisti ao show de humor no Chico do Caranguejo, outra excelente e famosa barraca da Praia do Futuro.

Chico do Caranguejo - Fortaleza-CE
Chico do Caranguejo
Chico do Caranguejo - Fortaleza-CE
Show de humor no Chico do Caranguejo

O Arre Égua é um bar e restaurante de fácil localização que serve comida típica e uma animada pista de dança. Uma banda muito animada toca forró e o bar é todo temático, com decoração rústica e várias opções de petiscos. Não é um local ideal para jantar pois serve apenas petiscos. O atendimento é bom e os preços são justos.

Arre Égua - Fortaleza-CE
Arre Égua. Foto: Tribuna do Ceará

Restaurante Kukukaya, outra opção noturna, tem capacidade para 2000 pessoas e possui decoração que remete ao sertão, com um forró muito animado.

A mais famosa atração noturna de Fortaleza, sem dúvida, é o Pirata Bar, na Praia de Iracema. O Pirata Bar é um bar temático, muito tradicional na cidade que funciona apenas às segundas feira e recebe vários turistas do Brasil e do mundo.O diferencial do Pirata Bar, além de toda a sua estrutura, é tocar vários estilos musicais, e não apenas forró, como acontece na maioria das atrações.

Pirata Bar - Fortaleza-CE
Pirata Bar

O Beach Park é um gigantesco parque aquático, um dos maiores do mundo, localizado na região metropolitana de Fortaleza. O parque possui inúmeras atrações para crianças e adultos e o complexo inclui, além do Parque Aquático, um Resort, área de alimentação e um Centro de Convenções. Dentre as várias atrações do Beach Park, destaco o “Insano” o toboágua mais alto do mundo, com 41 metros de altura podendo chegar a uma velocidade de 105km/h.

Beach Park
Beach Park. Foto: Divulgação

O passeio de buggy é uma atração presente nas capitais nordestinas e arredores e em Fortaleza há duas boas opções. A primeira opção é o passeio de buggy na Praia do Cumbuco, uma antiga vila de pescadores que fica a cerca de 27km da capital. Há opções de passeios mais curtos e passeios que duram a tarde inteira, com emoção e sem emoção. Além do buggy, há outras opções como quadriciclo, windsurf e esquibunda na Praia do Cumbuco.

Passeio de Buggy - Praia do Cumbuco - Ceará
Passeio de Buggy na Praia do Cumbuco

A outra opção de passeio de buggy é o chamado Passeio das 3 praias, que passa pela Praia de Morro Branco, Praia das Fontes e finaliza na praia de Canoa Quebrada. A Praia do Morro Branco é belíssima e possui as famosas falésias coloridas. O passeio passa pela Praia das Fontes e pela Gruta Mãe D´água, onde foram filmadas algumas novelas, e finaliza na Lagoa Uruaú, ótima para banho.

Quase todas as operadoras de turismo estendem o passeio até a belíssima Praia de Canoa Quebrada, com fama internacional. Canoa Quebrada possui uma boa infra estrutura e belíssimas falésias e vale a pena conhecer.

Praia de Morro Branco
Morro Branco

As melhores opções para compras de souvenirs e lembranças de Fortaleza são a Feirinha de Artesanato da Praia de Meireles e o Mercado Central. Se estiver hospedado no Hotel Brasil Tropical, a feirinha de artesanato fica a 100 metros, na orla da Praia de Meireles na Avenida Beira Mar. Já o Mercado Central fica na Av. Alberto Nepomuceno, 199, no Centro de Fortaleza.

Mercado Central de Fortaleza-CE
Foto: Thiago Cafardo/ Portal da Copa

Viagem realizada em setembro de 2009

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados