Pular para o conteúdo
Home - América do Sul - Argentina - Buenos Aires - Cadore Gelato: uma doce parada na Avenida Corrientes em Buenos Aires

Cadore Gelato: uma doce parada na Avenida Corrientes em Buenos Aires

Se tem uma coisa que Buenos Aires sabe fazer bem, além de tango, empanadas e vinhos, é gelato. E entre tantas sorveterias espalhadas pela cidade, uma se destaca não apenas pela qualidade, mas pela tradição: a Cadore Gelato, localizada na movimentada Avenida Corrientes.

Durante minha última visita à capital argentina, decidi seguir uma recomendação local e conhecer essa gelateria que, segundo os portenhos, serve um dos melhores gelatos da cidade. E posso dizer com toda certeza: eles não estavam exagerando.

Avenida Corrientes

Antes de falar da minha experiência com os gelatos, quero falar sobre a Avenida Corrientes, eu fiquei impressionado com a quantidade de opções e com o grande movimento que ela possui.

Mais do que uma simples rua, ela é um símbolo da vida cultural, artística e noturna da cidade, com teatros históricos, livrarias abertas até tarde, pizzarias famosas e um ar nostálgico que encanta moradores e turistas.

Conhecida como “la calle que nunca duerme” (“a rua que nunca dorme”), ela cresceu junto com a história do tango e do teatro em Buenos Aires. Desde o início do século XX, tornou-se o ponto de encontro de artistas, escritores, boêmios e apaixonados pela cultura portenha. É como se cada quarteirão contasse uma história.

A Corrientes é a Broadway portenho. Os maiores teatros da cidade estão concentrados ali, oferecendo desde grandes musicais a peças independentes. Se puder, compre um ingresso para uma peça, mesmo que não fale espanhol fluentemente. A experiência por si só vale muito.

Outro charme único da Corrientes são as livrarias noturnas. Algumas funcionam até a meia-noite ou mais, como a mítica Librería Hernández e a Cúspide Libros. É o tipo de programa perfeito para quem ama literatura: caminhar à noite, entrar numa livraria, folhear um livro e talvez sair com um achado.

Impossível falar da Corrientes sem citar suas pizzarias clássicas. Elas fazem parte da identidade do lugar e da rotina dos portenhos. A Pizzería Guerrin é a mais famosa delas, com seu salão sempre lotado e fatias generosas de muzzarella.

Por ali também há elogiados restaurantes com parrillas, o Chiquilín é um deles, um dos mais tradicionais de Buenos Aires com quase 100 anos de história. Eu tive uma experiência por lá e aqui eu conto todos os detalhes.

Embora não seja o bairro do tango por excelência (esse título é de San Telmo), a Corrientes carrega esse espírito em cada esquina. Algumas casas de tango ficam próximas, e vez ou outra, há apresentações espontâneas ou artistas de rua tocando o bandoneón ao cair da noite.

Cadore Gelato, uma história italiana com alma argentina

A Cadore nasceu na Itália em 1881 e chegou a Buenos Aires em 1957, trazendo na bagagem o verdadeiro espírito artesanal do gelato italiano. O local é administrado pela mesma família até hoje, o que explica o cuidado com cada detalhe, dos ingredientes à apresentação.

Para quem vai de metrô, desça na estação Uruguay, linha B do metrô, e vá caminhando e admirando esta avenida. Outra opção é a estação Callao, que fica até mais perto da Cadore, mas a estação Uruguay é mais interessante, a caminhada é bem leve e vale a pena.

🚇 Vale a pena utilizar o metrô de Buenos Aires?

A sorveteria não é grande, mas é charmosa, com um ambiente retrô que nos transporta no tempo. Havia uma fila enorme para fazer o pedido, como era a minha última atividade do dia, decidi esperar. Assim que entrei, fui recebido com simpatia pelos atendentes, que apesar da correria pela loja estar cheia, estavam mais do que dispostos a oferecer sugestões e permitir algumas degustações antes da escolha final.

Dá para ver, só pelo brilho dos sabores na vitrine, que os gelatos ali não são comuns. Nada de cores artificiais ou combinações extravagantes só para chamar atenção. Na Cadore, o foco é na qualidade e no sabor autêntico.

Dá pra pedir o gelato no copinho e na casquinha, chamada por lá de “cucurucho”, ela é feita na casa e vale a pena pedir nela. Tem opções de embalagens de isopor para viagem também. O gelato na casquinha custa AR$6500 e você pode escolher dois sabores.

Em meio à tantas opções irresistíveis, eu provei os sabores Doce de Leite e Stracciatella, a Kaká provou outros dois, Pistache Italiano e Doce de Leite ao Run, todos feitos com ingredientes naturais e sem conservantes, eles são deliciosos.

Os preços são justos para os padrões de Buenos Aires, especialmente considerando a qualidade do produto. A Cadore Gelato é aquele tipo de lugar que prova que, às vezes, as melhores experiências de viagem estão nos detalhes, como um simples sorvete feito com alma e história.

Se você estiver caminhando pela Avenida Corrientes, talvez saindo de um teatro ou de uma livraria, faça uma pausa e se presenteie com um gelato da Cadore. É uma forma deliciosa de sentir o sabor da cidade.

Cadore Gelato
Av. Corrientes 1695
Buenos Aires – Argentina
InstagramSite Oficial

Viagem realizada em janeiro de 2025

- autor -

André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.