Em meio à movimentada Buenos Aires, há um lugar onde o tempo parece desacelerar, um espaço de contemplação, beleza e serenidade: o Jardim Japonês. Localizado no moderno e agradável bairro de Palermo, o parque é um verdadeiro portal cultural, onde a tradição japonesa se une ao charme portenho.
Se você está planejando uma viagem à capital argentina, incluir essa visita no seu roteiro é quase obrigatório, especialmente se você gosta de natureza, cultura oriental ou momentos de paz em meio à cidade.
E o mais legal é que o Jardim Japonês fica em uma região recheada de atrativos como o Parque El Rosedal, o Planetário, o Jardim Botânico e mais uma dezena de lugares interessantes espalhados por Palermo, aqui tem um roteiro completo pelo bairro. Então já se programa para conhecer o parque e não deixa de conferir todas as dicas deste post.


Um Pouco da História
O Jardim Japonês foi inaugurado em 1967 como símbolo da amizade entre a Argentina e o Japão, durante a visita do então príncipe herdeiro Akihito (hoje imperador emérito do Japão). Desde então, tornou-se um dos jardins japoneses mais importantes fora do Japão e um dos pontos turísticos mais encantadores de Buenos Aires.
Ele é administrado pela Fundación Cultural Argentino Japonesa, que também promove eventos, oficinas e exposições relacionadas à cultura nipônica.
- VIAJE COM DESCONTO PARA BUENOS AIRES -
Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão e você ajuda a manter este blog no ar.
O Que Ver e Fazer no Jardim Japonês
Cada detalhe foi cuidadosamente planejado conforme os princípios da jardinagem japonesa: harmonia, equilíbrio e respeito à natureza. Você vai encontrar lagos com carpas coloridas, pontes vermelhas em estilo curvo simbolizando o caminho para a sabedoria, lanternas de pedra que representam luz espiritual e ilhas simbólicas, como a ilha das tartarugas e a ilha das garças.
Tudo isso emoldurado por cerejeiras, bordos e uma vegetação pensada para refletir as estações do ano. Leve alguns pesos a mais, pois é possível comprar um pacotinho de ração na entrada e alimentar as carpas gigantes que nadam tranquilamente no lago. Uma experiência divertida e meditativa, especialmente para crianças.
Dentro do jardim há um restaurante elegante que oferece pratos típicos da culinária japonesa, como sushi, sashimi, tempurá e ramen. Os sushi são preparados na hora, diante do público, que saboreia os pratos curtindo uma vista maravilhosa para o lago. O restaurante funciona das 10h às 18h e de 19h30 às 0h, de quarta à segunda feira.






A lojinha vende objetos típicos japoneses, livros, cerâmicas, bonsais e lembrancinhas encantadoras. Já o centro cultural organiza workshops de arranjo floral, cerimônia do chá, origami e caligrafia japonesa.
O Jardim Japonês de Buenos Aires pode ser visitado o ano todo, mas a melhor época para visitar é na primavera, que compreende os meses de outubro e novembro, seguida do outono, de março a abril, quando a paisagem está ainda mais colorida. Vá com roupas confortáveis e reserve pelo menos 1h30 a 2h para realizar este passeio e curtir tudo com calma.
Para chegar até o parque de metrô, desembarque na estação Scalabrini Ortiz, da linha D do metrô, e caminhe cerca de 1,5 quilômetros até a portaria do parque. Se não sabe como utilizar o metrô, aqui tem um post completo explicando tudo. Se preferir chegar de ônibus, as linhas que passam pelo parque são 10, 15, 37, 59, 60, 67, 93, 95, 102, 108, 110, 118, 128, 130, 141, 160 e 188.
O Jardim Japonês funciona de quarta à segunda, das 10h às 19h e a entrada é realizada exclusivamente pelo portão da Rua Adolfo Berro. Ao lado da entrada há uma bilheteria para a compra do ingresso, que custa AR$13.500, cerca de R$67,50.





Eles oferecem o serviço de visita guiada, com informações adicionais sobre a cultura japonesa, enquanto fazem o tour. As visitas ocorrem aos sábados, domingos e feriados, às 11h e devem ser agendadas com antecedência, através do e-mail [email protected].
O Jardim Japonês de Buenos Aires não é apenas um lugar bonito, ele é uma ponte viva entre culturas. Além de ser um passeio muito agradável, fica próximo de outros bons atrativos e vale a pena colocar no roteiro. No vídeo abaixo, você confere imagens do Jardim Japonês e outras dicas valiosas de Buenos Aires.
Jardim Japonês
Av. Casares 2966, Palermo (acesso pela Rua Adolfo Berro)
Buenos Aires – Argentina
+54 (11) 2257-2130
Site Oficial – Instagram
Viagem realizada em janeiro de 2025
- mais conteúdo de buenos aires -
Roteiro Completo em Buenos Aires
Noite de Tango no Michelangelo
Bairro San Telmo
Rua Florida
Parque Rosedal
Caminito
Palermo
Vale a pena usar o metrô?
Mais Brazucas (Câmbio e Passeios)
Jardim Japonês
Jardim Botânico Carlos Thays
Colônia do Sacramento 🇺🇾
Dome Rooftop 🍷
Santos Manjares 🥩
Michelângelo 💃 (Tango)
El Club de La Milanesa 🍱
Il Quotidiano 🍝
Chiquilin 🥩
Café Tortoni ☕
La Morada 🥟
Moshu Treehouse ☕
Cadore Gelato 🍦