Pular para o conteúdo
Home - América do Sul - Argentina - Buenos Aires - Rosedal: um passeio pelo Parque das rosas em Buenos Aires

Rosedal: um passeio pelo Parque das rosas em Buenos Aires

Se você está em Buenos Aires e quer viver um pedacinho de poesia ao ar livre, o Parque El Rosedal, no bairro de Palermo, é uma parada obrigatória! Este é um daqueles lugares que parecem ter saído de um livro romântico, com mais de 18 mil roseiras de diferentes espécies, lagos serenos, pontes encantadoras e esculturas que contam histórias.

Além de ser um parque muito gostoso para passar um tempo, dá pra combinar o passeio com diversas atrações que ficam próximas dele, como o Jardim Japonês, o Planetário e o Jardim Botânico, além de passear pelo charmoso bairro de Palermo. Então já coloca o parque no seu roteiro e leia o post até o final para conferir todas as dicas.

Parque El Rosedal

O Parque El Rosedal está localizado dentro dos Bosques de Palermo, uma das subdivisões do bairro e uma maiores áreas verdes da capital argentina. Para você ter uma ideia, Palermo é tão grande que o bairro é subdividido em 11 regiões, tem muita coisa a se fazer por lá e aqui tem um roteiro completo de 2 dias pelo bairro.

Projetado pelo engenheiro agrônomo Benito Carrasco e inaugurado em 1914, o parque é declarado Patrimônio Histórico Nacional desde 2011 e foi condecorado com o Garden Excellence Award, o mais importante reconhecimento internacional destinado aos jardins de rosas.

O acesso ao parque é fácil e a entrada é gratuita, dá pra chegar até lá de metrô, o meio de transporte público mais barato de Buenos Aires. Desembarque na estação Plaza Itália, da linha D do metrô, e caminhe cerca de 1,3 quilômetros até a portaria do parque. Se não sabe como utilizar o metrô, aqui tem um post completo explicando tudo.

O que você vai encontrar por lá:

O destaque do parque, claro, são as mais de 18 mil roseiras de cerca de 100 espécies diferentes, distribuídas por alamedas de saibro, pérgulas e espelhos d’água, que florescem entre outubro e novembro (primavera no hemisfério sul), criando um espetáculo de cores e aromas. Mesmo fora da alta florada, o lugar continua lindo. Estive por lá no mês de janeiro, ainda haviam muitas rosas e o parque estava muito bonito.

A Ponte Grega (Puente Blanco) é uma charmosa ponte de madeira branca, um dos pontos mais fotografados do parque. Ela cruza o lago principal e conecta o jardim de rosas a outras áreas verdes, um cenário perfeito para fotos românticas ou contemplativas. Do alto da ponte, têm-se uma vista panorâmica para o parque e para o lago.

Outro atrativo interessante do Parque El Rosedal é o Jardim dos Poetas, um cantinho charmoso com bustos de grandes nomes da literatura mundial, como William Shakespeare, Dante Alighieri, Jorge Luis Borges e Federico García Lorca. Um convite à reflexão em meio à natureza.

Para as famílias com crianças e os casais mais apaixonados, o passeio de barco ou pedalinho é uma atração super legal. É possível alugar pedalinhos ou barquinhos e fazer um passeio tranquilo pelo lago do parque, que é muito bonito e rodeado de muito verde. Uma experiência relaxante e divertida, contemplando a natureza e curtindo a paz que o lugar transmite.

E ainda tem o Pátio Andaluz, um espaço elegante inspirado na arquitetura do sul da Espanha, com azulejos coloridos e fontes d’água, um presente da cidade de Sevilla. O pátio é um verdadeiro charme escondido entre as árvores e rende belas fotos.

Dicas para aproveitar melhor o Parque El Rosedal

Visite no início da manhã ou no fim da tarde para evitar o sol forte e curtir a luz dourada perfeita para fotos. Se você gosta de piquenique, leve uma canga, frutas, empanadas e faça um piquenique com vista para o lago. Use roupas leves, protetor solar e tênis ou sandálias confortáveis, você vai caminhar bastante para desvendar cada cantinho deste parque.

El Rosedal é mais que um jardim: é um respiro verde no coração da cidade, um espaço para relaxar, se inspirar, contemplar a beleza das flores e do silêncio. Um mix de natureza, arte e romantismo que conquista qualquer viajante. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano, mas geralmente é de 8h às 20h.

No vídeo abaixo você confere a minha experiência no Parque El Rosedal e outras dicas valiosas para sua viagem à Buenos Aires, não deixe de assistir até o final para não perder nenhuma dica.

Parque Rosedal
C1425, Palermo
Buenos Aires – Argentina

Viagem realizada em janeiro de 2025

- mais conteúdo de buenos aires -

Roteiro Completo em Buenos Aires
Noite de Tango no Michelangelo
Bairro San Telmo
Rua Florida
Parque Rosedal
Caminito
Palermo
Vale a pena usar o metrô?
Mais Brazucas (Câmbio e Passeios)
Jardim Japonês
Jardim Botânico Carlos Thays

Colônia do Sacramento 🇺🇾

Dome Rooftop 🍷
Santos Manjares 🥩
Michelângelo 💃 (Tango)
El Club de La Milanesa 🍱
Il Quotidiano 🍝
Chiquilin 🥩
Café Tortoni ☕
La Morada 🥟
Moshu Treehouse ☕
Cadore Gelato 🍦

- autor -

André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.