Pular para o conteúdo
Home - Brasil - São Paulo - Serra Negra - Serra Negra e Águas de Lindóia: roteiro de 1 dia

Serra Negra e Águas de Lindóia: roteiro de 1 dia

Quer fugir da rotina e aproveitar o melhor do interior paulista em um único dia? Águas de Lindóia e Serra Negra, duas joias do Circuito das Águas Paulista, oferecem natureza, bem-estar, gastronomia e compras em um cenário encantador de montanhas. Se você tem apenas um dia, dá sim para curtir o essencial das duas cidades – e voltar para casa com a energia renovada.

Águas de Lindóia

Águas de Lindóia é uma cidade do interior de São Paulo, conhecida por suas águas termais com propriedades terapêuticas. Localizada na Serra da Mantiqueira, faz parte do Circuito das Águas Paulista e é um dos principais destinos de turismo de bem-estar no Brasil.

Além dos balneários e spas, a cidade oferece belas paisagens, clima ameno e opções de turismo rural, como passeios de jipe, visitas a fazendas e trilhas. O centro é charmoso, com praças, lojinhas e cafés, ideal para passeios tranquilos. Também é famosa por sediar eventos automobilísticos e encontros de carros antigos.

Águas de Lindóia combina relaxamento, natureza e hospitalidade em um destino ideal para todas as idades.

Serra Negra

Serra Negra é uma charmosíssima estância hidromineral na Serra da Mantiqueira, a cerca de 150 km da capital paulista, com clima de montanha e ar puro. Fundada no início do século XIX e colonizada por imigrantes italianos, a cidade recebeu o título de “Cidade da Saúde” devido às suas fontes de águas minerais terapêuticas.

É integrante do prestigiado Circuito das Águas Paulista, ao lado de outras cidades como Amparo, Águas de Lindóia e Lindoia. A cidade possui um centrinho repleto de lojas, restaurantes e alguns pontos de interesse. Recebe alguns festivais gastronômicos durante o ano e vale a pena visitar.

Roteiro em Águas de Lindóia e Serra Negra

Comece sua jornada em Águas de Lindóia pelo Portal da Cidade, um ótimo ponto para fotos, com estilo alpino e um letreiro com os dizeres “Eu amo Águas de Lindóia”, com vista para o verde das montanhas. Ideal para marcar o início do passeio com aquele clique especial.

A poucos minutos dali está o tradicional Balneário Municipal de Águas de Lindóia, famoso pelas águas termais com propriedades terapêuticas. O prédio data de 1959, com projeto de Oswaldo Bratke e paisagismo de Burle Marx, vale caminhar pelos jardins com áreas de descanso.

Mesmo se você não quiser fazer um banho completo, vale conhecer o espaço, que oferece duchas, massagens, imersões, banhos relaxantes e bicas, onde você pode encher garrafões gratuitamente, ideal para levar para casa e aproveitar as propriedades medicinais.

O balneário conta também com piscinas de água mineral, com águas ricas em oxigênio, sem cloro, com propriedades terapêuticas para pele e circulação. O local funciona de terça à domingo, com banhos à partir das 7h20 e piscinas à partir das 9h, aberto até às 17h e a entrada é gratuita.

De lá, siga até a Vinícola Família Silotto, a cerca de 10 minutos do centro. Uma propriedade familiar charmosa, com vinhos artesanais produzidos com a mesma receita que a família utiliza a décadas. Você pode fazer uma pequena degustação, conhecer os vinhedos e a loja de produtos locais, com vinhos, sucos, licores, queijos e embutidos.

Os preços são bons e a família é bastante receptiva. Aproveite para fazer belíssimas fotos na fazenda , que é muito bonita. Há um balanço que fica no alto, as fotos ficam lindas, com vista panorâmica para a serra.

Após a visita à vinícola, siga para Serra Negra, que fica a cerca de 20 minutos de carro. No caminho, aprecie a estrada que serpenteia pelas montanhas com belas paisagens.

Chegando em Serra Negra, faça uma pausa para o almoço. Opções não faltam! O restaurante Vale do Sol ou o São Roque são boas escolhas, com pratos típicos da culinária caipira e mineira, além de ótimas porções e clima acolhedor.

Depois do almoço, vá ao centro da cidade e embarque no charmoso teleférico de cadeirinhas, que leva até o topo do morro do Cristo Redentor. A vista lá de cima é espetacular, com Serra Negra e o entorno montanhoso se estendendo a perder de vista. No alto, você também encontra lojinhas, mirante e área para descanso.

De volta ao centro, vá conhecer a Fontana di Trevi, novo atrativo da cidade, uma réplica muito perfeita da Fontana di Trevi italiana, um dos locais mais procurados para fotos. É um atrativo legal e rende belas fotos, porém costuma ficar bem cheio.

Pertinho dali está a Praça João Zelante, praça muita agradável, recheada de restaurantes e lojinhas, que costuma receber eventos durante o ano. Quando visitei, estava acontecendo o Festival do Café, Cachaça, Vinho e Queijo, com várias degustações.

Por ali eu provei cafés especiais produzidos na região, queijos deliciosos e o Panachê, bebida típica da região, uma mistura leve de cerveja clara e refrigerante de limão (como soda limonada), resultando em uma bebida suave, pouco alcoólica e ideal para dias quentes.

Aproveite para passear pelas ruas no entorno da Praça João Zelante, como a Rua Coronel Pedro Pentado, onde estão as famosas lojas de malhas, couro e artesanato local. Um bom momento para garantir lembrancinhas, roupas de inverno e produtos regionais.

Antes de ir embora, passe por um dos empórios de Serra Negra, como o Empório Sabor da Serra ou o Empório Nono Nico, para comprar queijos, doces, cachaças e outros quitutes do interior. Uma delícia para levar para casa, ou devorar no caminho de volta. Prove também também os gelatos da cidade.

Dicas rápidas para o seu roteiro

Programe-se para chegar cedo (7h30), assim você vai aproveitar bem o dia nas duas cidades. De São Paulo, Águas de Lindóia está a cerca de 2h30 de carro. De Belo Horizonte, são cerca de 6h30 de carro. Leve dinheiro em espécie: algumas lojinhas pequenas ainda não aceitam cartão. Vá com calçados confortáveis e, se for no inverno, leve um agasalho – o clima serrano costuma esfriar no fim da tarde.

Vale a pena visita Serra Negra e Águas de Lindóia?

Visitar Águas de Lindóia e Serra Negra em um único dia é uma imersão rápida e prazerosa no que o interior de São Paulo tem de melhor: hospitalidade, paisagens bucólicas, produtos locais e experiências que recarregam as energias. Se quiser, esse roteiro também pode ser transformado facilmente em um final de semana delicioso. Mas, mesmo em 24 horas, já dá para viver uma escapada memorável!

- autor -

André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.