O Museu GTO está localizado na cidade de Divinópolis, no Centro Oeste de Minas Gerais e recebe este nome por abrigar obras de um grande artista brasileiro, Geraldo Teles de Oliveira.
História de Geraldo Teles de Oliveira
Geraldo Teles de Oliveira nasceu em Itapecerica/MG, passou a infância e a juventude em Divinópolis e morou também no Rio de Janeiro, onde trabalhou como funileiro, moldador e fundidor. Quando retornou à Divinópolis, já com 38 anos de idade, trabalhou como vigia noturno em um hospital da cidade, onde foi internado para tratamento de saúde.

O primeiro trabalho de Geraldo Teles de Oliveira surgiu em 1965 já com 52 anos de idade, realizando um grande sonho de transformar madeira em arte. A pedido de um padre, G.T.O. esculpiu uma imagem para a Igreja Senhor Bom Jesus, perto de sua casa, onde mais tarde seu trabalho foi comercializado por galerias de arte.


Desde o início, suas obras ganham projeção nacional e G.T.O. consagra-se como um dos grandes artistas visionários do país, conseguindo unanimidade da crítica, fato raro na arte popular.
O Museu GTO
O Museu GTO funciona em uma grande casa, onde o artista viveu e criou sua família, até falecer em 1990. Fundado em 1981, o espaço conta com um pequeno acervo de obras de G.T.O., além de abrigar objetos pessoais e algumas ferramentas de trabalho.

Em 2007 foi criado o Instituto GTO, com a finalidade de profissionalizar o processo de manutenção do museu, aprimorando as exposições. Já no ano de 2009, O Museu GTO recebeu uma revitalização, recebendo pintura, iluminação, restauração de portões, janelas, e portas, cerca elétrica e reforços em itens de segurança.
A ideia da criação do museu surgiu pelo fato de Divinópolis receber vários turistas interessados em conhecer Geraldo Teles de Oliveira e algumas de suas obras.



Geraldo Fernandes de Oliveira e Alex Teles, netos de G.T.O. são os responsáveis pelo museu, que também abriga o ateliê de Mário Teles, Geraldo Fernandes e Milton Marcolino. Eles desenvolvem o trabalho passado de geração em geração, dando sequencia ao legado deixado por Geraldo Teles de Oliveira.
A Arte de Geraldo Teles de Oliveira
Mestre da linguagem universal, G.T.O. recorre à figura humana, esquemática e repetida, aliada ao círculo e ao retângulo, para construir à imagem de si mesmo o grande edifício metafísico que é a sua escultura.
A pluralidade de suas figuras termina por construir imagens de grande equilíbrio e unidade formal. Nas “Rodas Vivas” de G.T.O. o centro é comumente sugerido, mas quase nunca configurado, como nas mandalas orientais.

A visita ao Museu GTO é gratuita e a visitação se dá mediante agendamento com os responsáveis pelo Museu. Há uma página no Facebook sobre o Museu GTO. Os telefones para agendamento de visitas e maiores informações estão no final do post.
O Museu GTO possui apenas duas salas para visitação, uma com as grande obras de G.T.O. e outra que abriga o ateliê de Mário Teles, que dá sequencia ao seu trabalho. Há ainda um grande painel com uma linha do tempo, contando a vida de G.T.O.Eu confesso que esperava bem mais do museu e acredito que Geraldo Teles de Oliveira merece bem mais do que há no Museu atualmente.

Vale destacar o trabalho e empenho dos netos de G.T.O., que estão sempre buscando soluções para a melhoria do Museu. Segundo informou Alex Teles, um dos responsáveis pelo espaço, foram prometidas várias melhorias além de recursos para o espaço, mas quase nada foi cumprido.
Alex está empenhado em melhorar a estrutura do museu e já está nos planos a criação de oficinas em um espaço grande que fica nos fundos do Museu: “Estamos empenhados em melhorar o Museu, porém a falta de apoio faz com que busquemos, por conta própria, recursos que coloquem o Museu GTO como uma grande atração turística além de valorizar o grande trabalho de Geraldo Teles de Oliveira”.
Museu GTO
Rua Rubi 283, Bairro Niterói – Divinópolis/MG
(37) 3221-5729 / 9948-1313
Página do Facebook
Viagem realizada em julho de 2015
Parabéns pela divulgação de um Artista tão importante da História da Arte Divinópolitana !!!