Um dos passeios mais tradicionais de Gramado quase ficou de fora do meu roteiro. Visitei a cidade durante o encontro de blogueiros e a visita ao Lago Negro estava no roteiro oficial, mas não aconteceu. Então, peguei um Uber e fui conhecer a atração, que deve ser visitada por todos os turistas que visitam Gramado. Além de ser um dos cartões postais da cidade, o passeio se torna ainda mais obrigatório para aqueles que curtem paisagens naturais.
Eu sou daqueles que sempre têm pensamento positivo em relação à previsão do tempo. Programei a visita ao Lago Negro para sábado de manhã, fui dormir na sexta feira com uma chuva daquelas. Não perdi a fé e no sábado o dia amanheceu com tempo firme. 😎
Lago Negro
O lago está localizado no bairro de mesmo nome e fica um pouquinho afastado do Centro de Gramado para ir a pé, porém, com um transporte, chega-se ao local em 5 minutos. Eu utilizei o Uber, e paguei a taxa mínima para chegar ao local, partindo do Hotel Master Premium Gramado. Se você tiver um ticket do BusTour, o ônibus faz uma parada no local.
O Lago Negro é um local muito bonito e agradável, possui uma natureza exuberante e um belo lago rodeado de muito verde, com pinheiros, azaleias e hortênsias. Ao redor do lago há uma calçada, utilizada para uma caminhada, onde é possível ver alguns animais. Dá pra pedalar por este caminho também. O recomendado é contornar todo o lago, curtindo cada visual onde o verde das árvores é refletido no lago.
O local é bastante fotogênico e rende belas fotos, torça para o dia estar com tempo firme e céu aberto. O Lago Negro é um local perfeito para um passeio em família com filhos e até para casais, onde é possível fazer um piquenique ou apenas curtir a paisagem, um local apropriado para momentos de tranquilidade e reflexão. E o melhor de tudo, a entrada no parque é gratuita e fica aberto 24h por dia.
E para as crianças se divertirem, o parque possui passeio de pedalinho, em forma de cisne, além do passeio de caravela, a única parte paga por lá. O Cisne para 2 adultos e 1 criança até 3 anos custa R$15 e o Cisne Família ou Caravela para 2 adultos e 2 crianças até 8 anos R$25. Os pedalinhos funcionam de 8h30 às 18h, todos os dias e o passeio dura cerca de 20 minutos.
Uma opção gastronômica por lá é o Paradouro Lago Negro, um restaurante que fica dentro do complexo, mas como eu tinha acabado de tomar café da manhã no hotel, não passei pelo local.
A dica é ir conhecer o local bem cedinho, logo após o café da manhã, com o tempo firme. Depois de visitar o Lago Negro, você pode ir para o Mini Mundo, que fica próximo dali.
Lago Negro
Rua A. J. Renner
Planalto – Gramado-RS
Viagem realizada em outubro de 2017