logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » As melhores cachoeiras de Gonçalves-MG

As melhores cachoeiras de Gonçalves-MG

Gonçalves é um verdadeiro refúgio para turistas que buscam um destino tranquilo e agradável e conta com ótimos atrativos naturais. O destaque fica para as cachoeiras, a maioria são fáceis de serem alcançadas e ótimas para banho. As cachoeiras de Gonçalves são os atrativos mais procurados pelos turistas que visitam a cidade.

Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade possui belas cachoeiras que encantam os turistas, são cerca de 30 ao todo porém boa parte delas ficam em propriedades privadas, dificultando o acesso. Neste artigo, vou listar 5 opções de cachoeiras em Gonçalves, sendo estas as mais procuradas.

As melhores cachoeiras de Gonçalves

Com exceção à Cachoeira das Sete Quedas e a do Simão, recomendo contratar um guia para percorrer as trilhas e alcançar todas as outras cachoeiras, assim você evita se perder ou até mesmo se banhar em locais perigosos. Indico o Flávio, da Conexão Gonçalves, uma agência de turismo local. O telefone do Flávio é (35) 99715-9191.

Cachoeira das Sete Quedas

A Cachoeira das Sete Quedas é um dos atrativos mais visitados de Gonçalves, possui diversas quedas e algumas piscinas naturais. Localizada em um complexo com outras duas cachoeiras, a estrutura para chegar ao local é muito boa, com estradas em bom estado de conservação e localização próxima ao centro da cidade.

A estrutura conta com um quiosque, onde é possível admirar esta bela cachoeira de um deck. Ali também se inicia a trilha para chegar a esta cachoeira, que fica pertinho e conta com vários degraus de madeira. A entrada custa R$5 e o local possui estacionamento.

Cachoeira das Sete Quedas - Gonçalves-MG

Cachoeira do Retiro

Localizada no mesmo complexo da primeira cachoeira citada, a Cachoeira do Retiro é um conjunto de pequenas quedas que formam diversas piscinas naturais, algumas são boas para banho. Apesar de não ter uma grande queda, o conjunto de quedas desta cachoeira forma um belo cenário. Ela fica no caminho para a Cachoeira do Cruzeiro e do lado da trilha.

Retiro

Cachoeira do Cruzeiro

A última cachoeira do complexo é também uma das melhores cachoeiras de Gonçalves, a Cachoeira do Cruzeiro. Localizada em um campo aberto, sua queda principal é de cerca de 7 metros de altura, desaguando em uma piscina natural ótima para banho.

Para alcançá-la, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 800 metros, que se inicia no Quiosque Sete Quedas. A trilha é de nível fácil, bem sinalizada, gastando cerca de 20 minutos para ser percorrida.

Cachoeira do Cruzeiro - As melhores Cachoeiras de Gonçalves-MG

Cachoeira do Simão

Outra das mais procuradas cachoeiras de Gonçalves, a Cachoeira do Simão fica pertinho da estrada, podendo ser alcançada através de uma trilha de menos de 100 metros. Suas quedas deságuam numa grande piscina natural, escoando por um cânion de pedra. O acesso a esta cachoeira é gratuito.

Simão

Cachoeira dos Henriques

Localizada no sentido oposto das outras três cachoeiras citadas, a Cachoeira dos Henriques possui várias quedas que formam uma piscina natural, sendo a cachoeira mais longe da cidade, cerca de 10 quilômetros do centro. Apesar de estar perto da estrada, a cachoeira é considerada perigosa, sendo indispensável a presença de um guia. A entrada é gratuita.

Cachoeira dos Henriques - Gonçalves-MG
Foto: Pousada Paraíso do Alto

No vídeo abaixo, que está em nosso canal no Youtube, você confere um pouco mais das cachoeiras e das trilhas, além de diversas outras dicas de passeios e atividades a se fazer em Gonçalves.

Gostou do vídeo? Aproveite para se inscrever em nosso canal e receber notificações de novos conteúdos.

Viagem realizada em janeiro de 2021

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados