Gonçalves é um verdadeiro refúgio para turistas que buscam um destino tranquilo e agradável e conta com ótimos atrativos naturais. O destaque fica para as cachoeiras, a maioria são fáceis de serem alcançadas e ótimas para banho. As cachoeiras de Gonçalves são os atrativos mais procurados pelos turistas que visitam a cidade.
Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade possui belas cachoeiras que encantam os turistas, são cerca de 30 ao todo porém boa parte delas ficam em propriedades privadas, dificultando o acesso. Neste artigo, vou listar 5 opções de cachoeiras em Gonçalves, sendo estas as mais procuradas.
NAVEGUE PELO POST
ToggleAs melhores cachoeiras de Gonçalves
Com exceção à Cachoeira das Sete Quedas e a do Simão, recomendo contratar um guia para percorrer as trilhas e alcançar todas as outras cachoeiras, assim você evita se perder ou até mesmo se banhar em locais perigosos. Indico o Flávio, da Conexão Gonçalves, uma agência de turismo local. O telefone do Flávio é (35) 99715-9191.
Cachoeira das Sete Quedas
A Cachoeira das Sete Quedas é um dos atrativos mais visitados de Gonçalves, possui diversas quedas e algumas piscinas naturais. Localizada em um complexo com outras duas cachoeiras, a estrutura para chegar ao local é muito boa, com estradas em bom estado de conservação e localização próxima ao centro da cidade.
A estrutura conta com um quiosque, onde é possível admirar esta bela cachoeira de um deck. Ali também se inicia a trilha para chegar a esta cachoeira, que fica pertinho e conta com vários degraus de madeira. A entrada custa R$5 e o local possui estacionamento.
Cachoeira do Retiro
Localizada no mesmo complexo da primeira cachoeira citada, a Cachoeira do Retiro é um conjunto de pequenas quedas que formam diversas piscinas naturais, algumas são boas para banho. Apesar de não ter uma grande queda, o conjunto de quedas desta cachoeira forma um belo cenário. Ela fica no caminho para a Cachoeira do Cruzeiro e do lado da trilha.
Cachoeira do Cruzeiro
A última cachoeira do complexo é também uma das melhores cachoeiras de Gonçalves, a Cachoeira do Cruzeiro. Localizada em um campo aberto, sua queda principal é de cerca de 7 metros de altura, desaguando em uma piscina natural ótima para banho.
Para alcançá-la, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 800 metros, que se inicia no Quiosque Sete Quedas. A trilha é de nível fácil, bem sinalizada, gastando cerca de 20 minutos para ser percorrida.
Cachoeira do Simão
Outra das mais procuradas cachoeiras de Gonçalves, a Cachoeira do Simão fica pertinho da estrada, podendo ser alcançada através de uma trilha de menos de 100 metros. Suas quedas deságuam numa grande piscina natural, escoando por um cânion de pedra. O acesso a esta cachoeira é gratuito.
Cachoeira dos Henriques
Localizada no sentido oposto das outras três cachoeiras citadas, a Cachoeira dos Henriques possui várias quedas que formam uma piscina natural, sendo a cachoeira mais longe da cidade, cerca de 10 quilômetros do centro. Apesar de estar perto da estrada, a cachoeira é considerada perigosa, sendo indispensável a presença de um guia. A entrada é gratuita.
No vídeo abaixo, que está em nosso canal no Youtube, você confere um pouco mais das cachoeiras e das trilhas, além de diversas outras dicas de passeios e atividades a se fazer em Gonçalves.
Gostou do vídeo? Aproveite para se inscrever em nosso canal e receber notificações de novos conteúdos.
Viagem realizada em janeiro de 2021