logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » As melhores praias de Cabo Frio-RJ

As melhores praias de Cabo Frio-RJ

Cabo Frio é uma das cidades localizadas na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, a segunda maior cidade do estado. Apesar de ser menos badalada que as vizinhas Búzios e Arraial do Cabo, a cidade possui lindas praias e ambientes mais tranquilos fora do centro, hoje vou falar das melhores praias de Cabo Frio.

A principal praia da cidade costuma ficar lotada durante a alta temporada, porém há outras praias muito tranquilas e super interessantes para se conhecer. Apesar de não possuir todo o charme de Búzios nem o azul incrível do mar de Arraial do Cabo, as praias de Cabo Frio são lindas e valem muito a pena conhecer.

Apesar da proximidade das praias, elas possuem características distintas e fazem valer um roteiro pelas praias da cidade. Cabo Frio possui praias urbanas, praias selvagens e até praia de nudismo, sabia? São cerca de 15 praias ao todo e neste post vou listar as 6 melhores.

Como chegar a Cabo Frio

Cabo Frio pode ser alcançada de carro, ônibus e até avião. Localizada a 150 quilômetros da capital, a melhor maneira é ir em carro próprio ou alugado. Para quem deseja chegar ao destino de avião, já adianto, são pouquíssimas opções de voos semanais e as tarifas são altas. Já aqueles que desejam ir de ônibus, há saídas diárias da capital, partindo da rodoviária Novo Rio.

As melhores praias de Cabo Frio-RJ

A primeira dica para quem pretende conhecer Cabo Frio é viajar fora da alta temporada, nesta época os preços de pousadas ficam inflacionados e a cidade muito cheia. Quem viaja na baixa temporada encontra praias tranquilas, preços mais em conta para hospedagem e ambiente mais seguro.

Praia do Forte

A principal e mais movimenta das praias de Cabo Frio, a Praia do Forte fica a menos de 1 quilômetro do centro da cidade e possui mar com águas cristalinas e areia branquinha. Aqui o agito é garantido, graças a grande oferta de barracas de praia, que oferecem cadeiras, guarda sol e bebidas.

A Avenida Litorânea é movimentada durante o dia e a noite, possui diversos prédios a beira-mar e comércios de diversos segmentos, como sorveterias, lanchonetes, restaurantes, lojinhas e até uma feirinha de artesanato.

É na Praia do Forte que está a maior oferta de hotéis e pousadas da cidade, com opções para todos os gostos. Já me hospedei na Pousada Águas do Forte, boa opção de hospedagem que possui acomodações simples e fica a cerca de 50 metros da orla, na região próxima ao Parque das Águas.

Praia do Forte
Praia do Forte
Forte São Matheus - Cabo Frio-RJ
Forte São Matheus, na extremidade esquerda da Praia do Forte

Praia das Dunas

Apesar de estar ao lado da Praia do Forte, a Praia das Dunas possui uma atmosfera totalmente diferente do agito encontrado na praia vizinha, por aqui não há estrutura de praia e a faixa de areia fica quase que deserta. A praia é indicada para quem quer fugir das aglomerações e possui um carro disponível, já que há poucas opções de hospedagem por aqui.

Praia das Dunas - As melhores praias de Cabo Frio-RJ
Praia das Dunas. Foto: Wikimedia Commons

Praia das Conchas

Praia preferida deste blogueiro em Cabo Frio, a Praia das Conchas é linda, super tranquila e possui ótima infraestrutura, sendo indicada para famílias com crianças.

A praia recebe este nome por possuir o formato de uma concha e possui dois mirantes naturais, a Ponta do Arpoador e o Morro da Vigia, de onde se tem vistas incríveis para a praia e para a região ao redor. As trilhas são fáceis e levam cerca de 20 minutos de caminhada a partir do centro da praia.

A praia possui águas cristalinas e areia branquinha. Apesar da boa infraestrutura, e necessário percorrer um trecho de cerca de 2 quilômetros a partir da Praia do Peró, para poder alcançá-la de carro. Há estacionamento (pago) na praia e diversas barracas que oferecem mesas, guarda sol, bebidas e refeições.

Praia da Conchas - As melhores praias de Cabo Frio-RJ
Praia das Conchas
Vista do Morro da Vigia
Praia das Conchas vista do Morro da Vigia

Praia do Peró

Localizada ao lado da Praia das Conchas, a Praia do Peró também possui ambiente mais familiar, estando entre as melhores praias de Cabo Frio pela ótima infraestrutura de barracas de praia. Por ser um bairro mais residencial, possui muitas casas para aluguel de temporada e algumas opções de pousadas, além de diversos comércios.

Em sua extremidade direita, há uma casa que ficou famosa por servir de cenário para algumas novelas da Globo. Já me hospedei em casas de aluguel por temporada neste bairro, porém utilizei como base para ir à Praia das Conchas, que fica perto.

Praia do Peró - As melhores praias de Cabo Frio-RJ
Praia do Peró

Praia Brava

A Praia Brava é a praia de nudismo de Cabo Frio, uma praia selvagem, sem nenhuma infraestrutura e muito linda! Muito frequentada por surfistas por conta de suas fortes ondas, ela possui espaços bem definidos para quem deseja praticar surf ou naturismo.

Para chegar à Praia Brava, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 20 minutos, que se inicia no estacionamento utilizado para visita à Ilha do Japonês.

Praia Brava - Cabo Frio-RJ
Praia Brava. Fonte: Trilhas e Aventuras

Ilha do Japonês

Você pode aproveitar a ida à Praia Brava ou a Praia das Conchas para dar um pulinho na Ilha do Japonês, um dos lugares mais interessantes de Cabo Frio, isso porque a diária do estacionamento serve para os três locais, se utilizado o caminho que parte da Praia do Peró. A outra opção é comprar a travessia com barcos que partem do bairro da Passagem (cerca de R$15 ida e volta).

O local possui águas calmas e cristalinas e areia branquinha, porém, não oferece nenhuma infraestrutura de praia. Ainda assim, o local costuma ficar lotado nos finais de semana e na alta temporada, opte por ir em dias de semana na baixa temporada. O local é muito bom para famílias com crianças e uma ótima alternativa para quem deseja praticar caiaque ou SUP.

Ilha do Japonês
Ilha do Japonês. Fonte: Destinos Notáveis

Outras praias de Cabo Frio

Cabo Frio possui ainda outras praias que podem ser exploradas, porém, as considero como pouco atrativas. Confira quais são as outras praias de Cabo Frio: Aquárius, Foguete, Nordeste, Palmeira, Pontal, São Bento, Siqueira, Sudoeste e Unamar.

Já conhece Cabo Frio? Qual a sua praia preferida na cidade? Deixa sua opinião nos comentários!

 - As melhores praias de Cabo Frio-RJ

Viagens realizadas em janeiro de 2012 e 2015

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados