logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Ilhabela » As melhores praias de Ilhabela-SP

As melhores praias de Ilhabela-SP

Ilhabela é um município-arquipélago do estado de São Paulo, acessível apenas por balsa. Por ser uma ilha, já deve imaginar a quantidade de praias existentes por lá, são mais de 40 no total, algumas voltadas para o continente e outras em mar aberto, voltadas para o Oceano Atlântico. Confira neste artigo quais são as melhores praias de Ilhabela e monte o seu roteiro para aproveitar o que cada uma tem de melhor.

As melhores praias de Ilhabela

Antes do ranking, vale lembrar que as praias que estão voltadas para o continente são acessíveis por carro comum e geralmente são mais cheias, enquanto as praias voltadas para o oceano são mais nativas, acessíveis apenas por barco, trilha ou veículos 4×4.

11 – Praia do Viana (Continente)

A Praia do Viana está localizado ao norte da ilha, possui cerca de 100 metros de extensão e várias pedras, fazendo com que o mar seja calmo, sem ondas. Muitas famílias procuram o local para passar o dia devido ao mar calmo, ótimo para crianças. No canto direito da praia, é possível avistar peixes coloridos, através de um mergulho livre com snorkel.

Praia do Viana

10 – Praia da Armação / Pinto (Continente)

Muito procurada por praticantes de esportes náuticos, a pequena Praia da Armação possui cerca de 400 metros de extensão e abriga a Associação de Windsurf de Ilhabela. Um dos atrativos da praia é a Capela Imaculada Conceição, uma das construções mais antigas de Ilhabela. Através de uma trilha no canto da praia, é possível chegar a Praia do Pinto, outra bela praia com águas claras e ambiente tranquilo.

Praia da Armação
Praia da Armação
Praia do Pinto - As melhores praias de Ilhabela-SP
Praia do Pinto

9 – Saco do Eustáquio (Mar Aberto)

A linda Praia Saco do Eustáquio é acessível apenas por barco ou trilha e fica de frente para o Oceano Atlântico. Se você optar por conhecer a Praia de Castelhanos de barco, certamente passará por esta praia, que possui águas cristalinas, areia branquinha e muito verde ao redor, um convite a mergulhadores e amantes da natureza.

Saco do Eustáquio - As melhores praias de Ilhabela-SP

8 – Ilha das Cabras / Pedras Miúdas (Continente)

A Praia de Pedras Miúdas não é muito boa para mergulho e nem possui boa estrutura de praia. Porém ela entra neste ranking das melhores praias de Ilhabela por conta da Ilha das Cabras, que fica em frente à praia, um ótimo local para mergulho. Pode-se praticar mergulho livre ou com todo o equipamento, reservando a atividade nas empresas especializadas da ilha. A Ilha das Cabras possui rica vida marinha, águas com boa visibilidade e local raso para adaptação.

Mergulho na Ilha das Cabras - As melhores praias de Ilhabela-SP

7 – Praia do Sino (Continente)

A Praia do Sino é uma das que mais gostei para passar o dia. Não está entre as mais bonitas, mas possui uma boa infra estrutura, mar calmo com águas límpidas, estacionamento e um bom restaurante. É possível alugar equipamento para praticar stand-up paddle. No canto direito da praia está a pedra do sino, uma grande pedra que, ao ser tocada com um martelo, emite um som similar ao som de um sino.

Praia do Sino (Guarapocaia) - As melhores praias de Ilhabela-SP

6 – Praia da Fome (Mar Aberto)

Localizada ao norte da ilha, a Praia da Fome possui beleza similar à Praia Saco do Eustáquio, porém possui acesso por trilha “menos complicado”, à partir da Praia do Jabaquara. Dá pra ir até lá alugando um barco e poderá curtir o mar calmo, rodeado de muito verde que a praia possui. Não há estrutura de praia e o local é quase deserto, com poucos moradores, fato que deixa esta praia ainda mais especial.

Praia da Fome - As melhores praias de Ilhabela-SP

5 – Praia do Curral (Continente)

Uma das mais procuradas de Ilhabela, a Praia do Curral possui uma das melhores infra estruturas de praia de Ilhabela. Com cerca de 500 metros de extensão, a praia possui diversas barracas de praia, estacionamentos, larga faixa de areia e mar claro. Muito frequentado por jovens e famílias, a praia é bastante badalada e as barracas de praia oferecem ducha, banheiros e toda estrutura de praia, mas cobram por isso. Diversas atividades podem ser aproveitadas por lá como stand-up paddle, banana boat e caiaque, fatores que a colocam como uma das melhores praias de Ilhabela.

Praia do Curral

4 – Praia do Perequê (Continente)

A Praia do Perequê é a mais completa da ilha. Por lá estão supermercados, farmácias, lojas de conveniência e diversas opções de lazer, além de opções de hospedagens. É praticamente o centro da ilha e a orla é muito bonita, com ciclovia, calçadão movimentado e diversos coqueiros. A praia possui vários quiosques que oferecem playground para as crianças e boa estrutura de praia. O pôr do sol visto de lá é muito bonito e pode ser admirado em um deck, no canto direito da praia.

Praia do Perequê - As melhores praias de Ilhabela-SP

3 – Praia do Jabaquara (Continente)

A Praia do Jabaquara é uma das mais bonitas de Ilhabela mas devido às chuvas, eu não consegui chegar até ela, já que havia muito barro nos últimos quilômetros e meu carro não subiu. A vista do mirante para a praia é uma das mais famosas e mais lindas da ilha e a praia possui águas e areias claras, com muita vegetação ao redor. Não esqueça do repelente, pois há muitos borrachudas por lá.

Praia do Jabaquara
Foto: Ilhabela.com.br

2 – Praia do Bonete (Mar Aberto)

Esse eu quase morri quando soube que não ia dar tempo de conhecer, a Praia do Bonete é muito bonita e, segundo o jornal “The Guardian” é uma das 10 mais bonitas do Brasil. Acessível apenas por trilha ou barco, a praia possui areias claras e mar agitado, além de abrigar a maior comunidade caiçara de Ilhabela. Quem vai pela trilha (15km), tem a recompensa e conhecer belas cachoeiras, mas pode demorar até 5 horas para chegar à praia, uma das preferidas pelo campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

Praia do Bonete
Foto: Ilhabela.com.br

1 – Praia de Castelhanos (Mar Aberto)

Sem dúvida a mais bonita de Ilhabela. Mas nem tudo são flores, o caminho até lá é longo. Reserve um passeio de lancha, ou de jipe 4×4 para chegar até a Praia de Castelhanos. A praia fica no Parque Estadual de Ilhabela e o acesso é limitado. Mas assim que se chega à praia, você é recompensado com um lindo visual, além de mar come águas claras e pouco agitado. Há estrutura de praia que serve bebidas e petiscos.

Praia de Castelhanos - As melhores praias de Ilhabela-SP

Quem conhece esta praia ainda tem a oportunidade de esticar até a Cachoeira do Gato, com uma belíssima queda de cerca de 50 metros de altura.

Cachoeira do Gato - Ilhabela-SP
Cachoeira do Gato

E você, concorda com nosso ranking? Tem outra opinião sobre as melhores praias de Ilhabela? Conte pra gente nos comentários.

Viagem realizada em janeiro de 2016

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados