O Cariri é um restaurante e casa de forró da cidade de Aracaju-SE, uma das casas de forró mais famosas e conceituadas do Nordeste. Criado há cerca de 13 anos, o local costuma receber diversos turistas e moradores aracajuanos em busca de boa comida ou de uma noite bem animada.
Visitar Aracaju e não ir ao Cariri é como “Ir a Roma e não ver o Papa”, é um passeio imperdível. Não se preocupe se não souber dançar forró, eu também não sei e aprendi por lá, na base do improviso mesmo. O importante é se divertir no Cariri e reservar uma noite de seu roteiro no local.
NAVEGUE PELO POST
ToggleCariri
Em minha primeira visita à Aracaju fiz apenas uma visita técnica ao local, porém voltei à cidade em janeiro de 2017 e pude jantar por lá uma noite e dançar forró em outra. O Cariri possui dois ambientes: o restaurante e a casa de forró.
Localização / Funcionamento
Localizado na movimentada Passarela do Caranguejo, o Cariri é facilmente encontrado no point mais bombado de Aracaju. Ao passar pela passarela e avistar uma casa toda colorida, cheio de luzes azuis na fachada externa e um forró bem animado, o Cariri é ali. O local funciona todos os dias à partir das 10h30 e vai até às 3h.
Restaurante
O Restaurante Cariri possui decoração que remete ao sertão nordestino, todo coloridinho com bandeirinhas de festa junina, forros florais, chapéus e mesas de madeira. Até os garçons contribuem para o visual da casa, trajando roupas típicas nordestinas. Confesso que acho tudo isso o máximo, fiquei encantado com a decoração da casa, simples mas diferente, exclusiva, alegre.
Um pequeno palco dá lugar a apresentações de bandas regionais, com um forró bem animado. E o restaurante é bem democrático, tem espaço pra famílias que querem apenas jantar e curtir a música, para aqueles que querem beber uma cerveja gelada e saborear um petisco e ainda tem espaço para quem quiser dançar forró, em uma pista de dança em frente ao palco. O legal desta pista de dança é que vi muitos casais com mais idade curtindo a noite e o forró como jovens, acho isso fantástico e muito me admira ver pessoas assim.
O que comer?
Há diversas opções no cardápio, pedi macaxeira frita de entrada com uma jarra de suco de acerola. Pedi também uma casquinha de caranguejo (RS19), o prato destaque da casa no Festival do Caranguejo que acontece em Aracaju. Confesso que achei o tempero bem forte da casquinha, eu como um bom mineirinho não estou acostumado a temperos assim e provei só um pouquinho. Mas a casquinha é sucesso por lá, um dos pratos mais pedidos.
Como pratos principais (lembrando que eu estava acompanhado de mais 3 pessoas), pedi a moqueca de peixe com camarão (R$88), acompanhado de arroz e pirão e frango à parmeggiana (R$59). Só a moqueca já servia bem 4 pessoas, mas a parmeggiana valeu a pena, estava sequinha e saborosa. A moqueca é feita com posta de peixe cozido com leite de coco, então não exagerei também, mas deu vontade, estava de lamber os dedos.
Casa de Forró Cariri
A Casa de Forró Cariri é um clássico de Aracaju, uma tradição da orla de Atalaia onde todo turista deve curtir uma noite.
Com ambiente climatizado, a decoração é toda charmosinha e também remete ao sertão nordestino. Este ambiente possui bandeirinhas de festa junina e várias mesas, mas quem é que consegue ficar sentado neste forró animado? Acho que ninguém né. Basta o forró começar que rapidamente a pista de dança é tomada pelo público presente, que “se acaba” na dança e curte até altas horas da madrugada.
O jogo de luzes deixa o ambiente ainda mais colorido e alegre e a pista de dança tem espaço pra todos. E se não souber dançar forró é uma ótima oportunidade para aprender.
O Cariri é um ótimo local para comer bem, dançar muuuuito forró e conhecer um pouco mais da cultura nordestina, vale a pena conhecer.
Cariri
Av. Santos Dumont s/n, Orla de Atalaia, Aracaju-SE
(79) 3243-1379
www.cariri-se.com.br
Viagens realizadas em abril de 2016 e janeiro de 2017
Boa noite
Por favor me informe se na festa de são João no próximo mês vai precisar pagar para curtir a festa forró de serra.