logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Tiradentes » Chico Doceiro – o delicioso doce caseiro em Tiradentes – MG

Chico Doceiro – o delicioso doce caseiro em Tiradentes – MG

Um lugar simples e aconchegante, com doces dos mais variados tipos, além da simpatia do Seo Chico e da família que o ajuda, este é cartão de visitas do Chico Doceiro, sucesso absoluto em Tiradentes. A loja é uma tradição na cidade e os doces são deliciosos, se você for visitar Tiradentes, o Chico Doceiro é parada obrigatória. Visitei o local pela primeira vez em 2013, a loja ficava no caminho entre pousada, onde eu estava hospedado, e o Largo das Forras.

Estive novamente em Tiradentes em junho de 2019 e visitei o local mais uma vez, a loja está repaginada e mais aconchegante, porém sem a presença do Seo Chico, que infelizmente faleceu em 2017, aos 86 anos. Funcionando no mesmo local desde 1965, a loja produz doces dos mais variados tipos, cada um mais gostoso que o outro.

Nesta última visita à loja, conversei com o filho de Seo Chico, que é quem comanda o negócio atualmente. Ele me contou um pouco da trajetória de Seo Chico, um verdadeiro ícone da cidade de Tiradentes. Carregado de emoção, ele falou sobre os últimos anos de vida de seu pai, que estava de cama quando visitei a loja pela primeira vez, mas voltou a trabalhar depois deste período, continuou se dedicando à loja por mais alguns anos, e veio à falecer em 2017.

Chico Doceiro - Tiradentes-MG
Filho de Seo Chico preparando os doces
Doce de Abóbora
Doce de abóbora que acabara de ser produzido

A interessante história de Seo Chico é contada aos visitantes da loja em um painel, que chama a atenção de todos por possuir fotos dele. De 2013 para 2019 muita coisa mudou por lá, a loja recebeu uma reforma e ficou uma graça, então, este post está totalmente atualizado para que você fique por dentro das delícias que são produzidas no Chico Doceiro e inclua em seu roteiro por Tiradentes.

Chico Doceiro - Tiradentes-MG
Painel em homenagem à Chico Doceiro
Placa com algumas informações
Painel em homenagem à Chico Doceiro
Chico Doceiro - Tiradentes-MG

Chico Doceiro

Quando visitei a loja em 2013, conheci a pequena cozinha onde eram preparados os doces, ela era aberta e todos podiam conferir como é feita a produção, em um fogão de lenha, como manda a tradição mineira. A cozinha recebeu uma reforma mas manteve suas características, com os doces continuando a serem fabricados no tacho, sobre o fogão de lenha.

Assim como a cozinha, todo o ambiente comum entre os clientes foi reformado, ganhando novos pisos, balcões, móveis e até mesas mais aconchegantes e charmosas, com bancos de madeira. A loja ficou mais moderninha, mas sem perder a simplicidade de um bom mineirinho.

Chico Doceiro - Tiradentes-MG

O Chico Doceiro é responsável por produzir diversas delícias, entre elas um canudinho de doce de leite, feito com massa folhada de fabricação própria da casa e recheio caseiro, a principal e mais famosa iguaria da casa. Mas as delícias da loja vão muito além dos canudinhos, todos os doces ali produzidos são absurdamente gostosos. Não é atoa que a loja tem movimento durante todo o dia.

Já experimentei algumas opções mas alguns leitores já relataram o quanto gostaram dos doces da casa. Na minha primeira visita à loja, provei o cajuzinho e o canudinho de doce de leite, que são deliciosos. Nesta segunda visita, a Kaká provou a cocada e adorou, eu provei a palha italiana, que estava deliciosa, dá até água na boca lembrar. 😉 Além destes, a loja possui ainda brigadeiro, beijinho, doce de amendoim, doce de leite e doce de abóbora, entre outros.

Palha Italiana
Palha Italiana
Cocada
Cocada
Chico Doceiro - Tiradentes-MG
Chico Doceiro - Tiradentes-MG
Chico Doceiro - Tiradentes-MG
Chico Doceiro - Tiradentes-MG

E o melhor de tudo é que todos os doces são fresquinhos, com produção diária e são super baratos, então dá pra levar alguns para comer mais tarde e dá até pra levar pra casa, é uma verdadeira tentação. Caso queira levar pra casa, a dica é deixar para comprar no último dia de sua estada em Tiradentes, assim você leva um doce novinho.

Além dos doces, a loja comercializa queijos, água, café, mel e até uma cerveja artesanal local. Ah, e agora tem a dica master, a loja vende o pacote com os canudinhos e o doce de leite em um pote, assim você pode levar pra casa esta delícia e compartilhar com toda a família.

Cervejas Artesanais
Ambiente Interno

Bom, então motivos não faltam para você conhecer a loja do Chico Doceiro, um verdadeiro paraíso para os apaixonados por doces. A loja fica à cerca de 500 metros do Largo das Forras, na mesma região da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e no caminho para a Estação Ferroviária de Tiradentes, não deixe de conhecer e se esbaldar com as diversas delícias da loja.

Chico Doceiro
Rua Francisco Pereira de Moraes 74
Tiradentes/MG
(32) 3355-1900

Viagem realizada em junho de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados