O Café Colonial é uma tradição das culturas alemã e italiana, onde os trabalhadores faziam sua principal refeição na parte da manhã para armazenar energia suficiente e gastar na lavoura durante todo o dia. Em Gramado-RS, a tradição deste tipo de café continua viva e faz o maior sucesso. Durante o Blogueiros em Gramado, fui conhecer o Coelho Café Colonial e provei várias opções, quantas delícias e que fartura!
Vou contar agora como foi a minha experiência por lá, mas já adianto, você vai ficar com água na boca e vai querer conhecer o local o quanto antes. 😉
Coelho Café Colonial
Localizado na Av. das Hortências, a estrada que liga Gramado à Canela, o Coelho Café Colonial está em frente ao Reino do Chocolate Caracol, cerca de 4,5 quilômetros do Centro de Gramado. Para chegar até lá, há a opção do BusTour (parada 33) ou Uber. Se você tiver comprado o ticket do BusTour para o dia da visita, vale a pena utilizá-lo, caso contrário, o Uber fica mais em conta.
Ambiente
Instalado em uma charmosa casa, o Coelho Café Colonial possui ambiente aconchegante e confortável, com capacidade para receber até 210 pessoas. São várias mesas e cadeiras de madeira, lustres decorados com xícaras e pires, ambiente refrigerado (nos dias quentes) ou aquecido (nos dias frios).
Além de oferecer estacionamento gratuito, a internet wifi também é liberada. O atendimento é bastante solícito e educado por parte dos garçons e o local não cobra 10% de taxa de serviço. Os blogueiros foram recebidos pela Janaína Coelho, uma das proprietárias do local, que carinhosamente nos deu as boas vindas.
Apesar do nome “café”, o local pode ser aproveitado em qualquer hora do dia, eu por exemplo, fui ao local na hora do almoço, tem diversas opções salgadas também. Escolha um dia em que o seu almoço esteja com um tempinho a mais, para comer de tudo um pouco com calma, o lanche fica até mais gostoso.
São mais de 80 variedades…
É difícil escolher o que comer em meio à tantas opções, são mais de 80 variedades entre doces e salgados. Basta você sentar à mesa e o garçom já começa a trazer os pratos com as delícias da casa, é prato que não acaba mais. Tudo é feito lá mesmo, sempre fresquinho e novinho.
Vou citar algumas opções (que lembro): pães, geleias, tortas, frios, embutidos, pizzas, queijos, salgados fritos e assados, polenta frita, linguiça, pastel de presunto e queijo, croquete, bolos variados, apfelstrudel (torta de maçã), cucas, waffles, rocambole de doce de leite e salada. Bom a salada ficou linda enfeitando a mesa, porque ninguém comeu. Não que ela seja ruim, mas com tanta guloseima assim, ninguém olhou pra ela.
Na parte de bebidas, tem vinho seco, tinto e suco de uva, super concentrado. Já as bebidas quentes devem ser solicitadas ao garçom, tem chá, café, leite, cappuccino e chocolate. É muita coisa, dá vontade de comer um pouco de cada pra provar mais coisas, mas ainda assim, é impossível.
Pensa que acabou? Acabou não, lá no fundo tem um freezer com tortas de morango, bolacha, nozes, limão e prestígio, além de mousse de maracujá, salada de frutas, pudim e gelatina. E tem fondue também, de chocolate tradicional e branco, um dos diferenciais da casa.
Ufa, depois de tanta comilança, melhor não lembrar da balança, ó, até rimou! 😆 😆 😆
Quanto custa? Funcionamento
O Café Colonial custa R$72,00 por pessoa, mas se comprar antecipadamente pelo site oficial do Coelho Café Colonial, o valor sai por R$64,00. Crianças até 5 anos não pagam, de 6 a 10 anos pagam metade. Para grupos, o local possui um valor diferenciado, entre em contato para saber mais.
O local funciona de segunda à sexta feira, de 11h às 21h, sábados das 10h30 às 21h30 e domingos das 10h30 às 20h45.
O valor é bem justo se avaliar a grande quantidade de opções, o atendimento super atencioso e qualidade dos produtos, tudo feito na casa, com sabor sem igual. Além de opções doces e salgadas, tem fondue e bebidas. Não deixe de conhecer o local e provar as delícias, você não vai se arrepender!
Coelho Café Colonial
Av. das Hortências 5433
Carniel – Gramado-RS
(54) 3286-2538
[email protected]
Viagem realizada em outubro de 2017