No último mês de abril, participei do Projeto #BlogueirosEmAracaju e precisei reservar um vôo de Belo Horizonte até a capital sergipana. Optei por voar pela Azul, que oferecia os melhores preços e os horários que melhor se encaixavam em minhas necessidades. Agora vou contar como foi a minha experiência.
NAVEGUE PELO POST
ToggleVoar pela Azul Linhas Aéreas
Fundada no ano de 2008, a Azul é a companhia aérea que atende mais destinos em todo o Brasil, são 104 destinos. Com uma frota de 123 aviões, a companhia atende a várias cidades do interior, inclusive a minha terra natal Divinópolis.
Voar pela Azul é diferenciado, agradável e você vai saber o porque cheguei a esta conclusão.
Compra da passagem
Com um site bem dinâmico, a compra da minha passagem foi super tranquila, tudo muito bem explicado, com a escolha da poltrona e os avisos de bagagens. Dá pra comprar passagens aéreas também pelo aplicativo. Logo ao concluir a compra, o voucher foi emitido e enviado para meu e-mail.
Check-In
O check-in web da Azul pode ser realizado 3 dias antes do embarque, através do site da companhia ou do aplicativo, sendo que pelo aplicativo o passageiro ganha uns pontinhos extras no programa de milhagem da companhia. O aplicativo também gera o cartão de embarque, agilizando o atendimento.
No aeroporto, os check-ins da Azul são quase sempre vazios, sem longas filas, e o atendimento dos funcionários é cordial.
Embarque
O embarque em Confins(BH) foi realizado no horário previsto e para não ter que ficar procurando o portão de embarque naquelas telas que o aeroporto possui, o aplicativo da Azul também dá uma forcinha, avisando qual é o portão de embarque do vôo, basta ter internet.
Como optei por voar pela Azul na ida e na volta com 1 escala em cada trecho, tive que embarcar 4 vezes. No segundo embarque, de Campinas para Aracaju, a aeronave apresentou um problema no reabastecimento e tive que trocar de aeronave. Tivemos um atraso de 1h e alguns sagrados minutos, o que não me atrapalhou, mas poderia ter atrapalhado, tendo em vista que viajei a trabalho e havia um receptivo me aguardando. Mas, antes trocar de aeronave do que voar em uma com problema.
Todos os embarques foram realizados pelas portas dianteira e traseira, o que facilita e agiliza o processo.
Embraer 195 / Serviço de bordo
As aeronaves Embraer 195 são muito confortáveis, possuem apenas duas poltronas por fileira e um bom espaço para os passageiros e posso dizer isso com propriedade já que tenho 1,86 metros de altura e pernas compridas. As aeronaves ainda contam com o Espaço Azul, que possuem ainda mais espaço, porém é necessário pagar um pouco mais para utilizá-las.
Todas as aeronaves contam com TV ao vivo com toda a programação da SKY e a equipe de bordo oferece fones de ouvido. As poltronas são revestidas em couro e cada uma possui um controle para escolher o canal e ajustar o volume. A limpeza das aeronaves também é algo a se destacar, impecável.
O serviço de bordo da Azul oferece biscoitos de polvilho, biscoito de queijo, bolinho, balas, refrigerante, suco, água e cafezinho. Você pode escolher quantos itens quiser. As aeromoças são muito simpáticas e sempre estão com sorriso no rosto.
Conexões
Conforme já disse, os dois vôos tiveram conexões e, diferente de outras companhias, o tempo de espera no aeroporto não passou de 1 hora, entre desembarque, sala de espera e decolagem.
Desembarque
Todos os vôos (exceto Campinas / Aracaju que apresentou problemas) chegaram no horário previsto e os desembarques foram realizados pelas portas dianteira e traseira.
As esteiras rapidamente receberam as malas e na minha chegada a Aracaju ainda fui contemplado, a minha mala foi a primeira.
Programa de Milhagem
O programa de milhagem Tudo Azul rendeu 1482 pontos na ida e 1350 pontos na volta, com os check-ins realizados pelo aplicativo.
Para ir até Confins, deixei meu carro no Estacionamento Air Park Confins, que fica a alguns km do aeroporto mas possui traslado gratuito até lá. O local possui convênio com a Azul, e tive um desconto de 20% na diária do veículo e ainda ganhei mas 105 pontos no Tudo Azul, utilizando 4 diárias e mais algumas horas. Creio que seja 25 pontos por diária.
Considerações finais
Check-in vazio e facilitado via aplicativo, aeronaves novas e confortáveis com bom serviço de bordo, conexões rápidas, TV ao vivo, no geral todos os serviços da companhia são bons e voar pela Azul é uma boa experiência.
O que deixa a desejar mesmo é o preço, muitas vezes o dobro da companhia mais em conta. Em época de crise, isso pesa bastante.
Com excelentes serviços, a Azul é a melhor companhia aérea brasileira que utilizei.
Viagem realizada em abril de 2016