logo Blog Meu Destino
Início » Dicas para Turistas » Dicas para fazer uma roadtrip pelo Brasil

Dicas para fazer uma roadtrip pelo Brasil

Viajar de carro pode ser uma experiência enriquecedora, uma boa oportunidade para você curtir paisagens e lugares únicos. Para curtir uma roadtrip pelo Brasil, muitos viajantes apenas abastecem o carro e seguem sem um destino específico, curtindo cada descoberta ao seu tempo.

Mas para que a viagem seja tranquila e sem intercorrências, é necessário um planejamento para que qualquer imprevisto seja amenizado. E este planejamento começa na manutenção do carro durante a viagem, algo que pode trazer muita dor de cabeça caso não haja um planejamento.

Roadtrip pelo Brasil

Viajar de carro é uma ótima maneira de conhecer vilarejos, desvendar paisagens selvagens e curtir cenários pouco conhecidos. Em 2019 eu fiz uma viagem para a Região dos Lagos, passando por Petrópolis, Cabo Frio e Búzios e foi incrível, passei por diversos lugares que nem sabia que existia.

Se você está preparando a sua primeira roadtrip pelo Brasil, a primeira tarefa é organizar uma lista contando detalhes da sua viagem: período estimado, os locais que pretende passar, o objetivo e o seu destino final. Você precisará estimar os seus gastos com combustível, estacionamento, pedágio e manutenções no veículo.

Uma ótima dica é solicitar orçamento gratuito através de sites especializados em serviços automotivos, assim você garante o melhor preço nas melhores oficinas do local onde está e não terá problemas durante os deslocamentos.

Dicas para fazer uma roadtrip pelo Brasil

Se a sua viagem for longa, considere períodos de descanso durante o dia. Outra dica importante é utilizar GPS ou aplicativos de navegação do celular, mas lembre-se de fazer download do mapa do trajeto para ficar disponível off-line, você pode ficar sem internet na estrada.

Montando o Roteiro

Hoje em dia, montar um roteiro de uma roadtrip pelo Brasil ficou muito fácil graças aos blogs de viagens e aplicativos de mapas como o Google Maps. Com eles você define rotas e estratégias, podendo calcular o tempo gasto com deslocamentos, dá para pesquisar postos de combustível e até pesquisar oficinas pelo Brasil.

Se você pretende percorrer rotas desconhecidas, procure se informar sobre as condições de segurança da via, para avaliar se a rota é segura. Marque o ponto de partida e um ponto final, para assim saber o quanto precisa percorrer por dia.

Dicas para fazer uma roadtrip pelo Brasil

Rotas para roadtrip pelo Brasil

O Brasil possui inúmeros roteiros espalhados pelo Brasil, nós possuímos uma das mais extensas malhas rodoviárias do mundo. Em Minas Gerais por exemplo, há roteiro pelas cidades históricas como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, cidades na serra como Gonçalves e Monte Verde.

Roteiros pela Estrada Real também são ótimas opções para fazer em seu próprio carro. A região serrana do Rio de Janeiro também possui paisagens deslumbrantes nas lindas Petrópolis e Teresópolis. Pra quem curte litoral, a região dos lagos também é uma excelente rota com Arraial do Cabo e Búzios como destaques.

O Nordeste é uma das regiões preferidas pelos viajantes para curtir uma roadtrip pelo Brasil, já que conta com diversas paisagens litorâneas, inúmeras praias, clima agradável e povo hospitaleiro. A vantagem nesta região é a possibilidade de conhecer várias capitais em uma mesma viagem, já que elas ficam próximas uma da outra. E tem roteiro pra todos os gostos, praias, montanhas, cidades histórias e atrações únicas como os Lençóis Maranhenses.

Já o Sul do Brasil possui roteiros mais charmosos, como regiões serranas, roteiros por vinícolas e até roteiros internacionais, atravessando a fronteira com a Argentina ou o Uruguai. O sul também possui atrações únicas como as lindas Cataratas do Iguaçu.

Oficina

Dicas Importantes

É muito importante fazer uma revisão em seu veículos antes de cair na estrada. Durante a viagem, é importante fazer manutenções no veículo para não ficar na mão. Leve um cooler com algumas alternativas de alimentação, para manter-se hidratado e com opções para petiscar.

Mantenha organizado todos os seus documentos pessoais e do veículo e, caso a viagem seja internacional, verifique os documentos exigidos nas fronteiras. Monte um kit de primeiros socorros, com medicamentos básicos e itens para fazer curativos. Prepare a sua playlist para curti-la durante os deslocamentos.

Tenha sempre um plano B para locais onde comer, onde ficar e lugares por onde pretende passar. Nem sempre as coisas saem como planejado e um plano B pode ser crucial para a sua viagem.

*Post Patrocinado

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados