logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Tiradentes » Doce de Leite do Bolota – Tiradentes – MG

Doce de Leite do Bolota – Tiradentes – MG

Tiradentes é uma cidade onde se come muito bem, isso é um fato. Recheada de opções gastronômicas, a cidade possui diversas lojas de guloseimas, mas uma delas me chamou a atenção e decidi conhecê-la. O Doce de Leite do Bolota é uma loja familiar que comercializa doces, mas não é qualquer doce, é um doce de leite especial, uma receita única que há anos faz muito sucesso em Tiradentes.

Mas o que será que esta receita tem de tão especial? Bom isso eu não posso te responder pois a família não revela a receita, mas posso dizer que o doce pode ser degustado até por diabéticos e tenho certeza que seu nutricionista não ficará bravo com você, se consumir o Doce de Leite do Bolota com moderação.

História do Bolota

José de Oliveira, vulgo “Bolota” aprendeu a cozinhar ainda na infância com sua mãe Ana Clara, uma exímia cozinheira. Bolota valorizava a culinária mineira e cozinhava pratos típicos como o frango com quiabo e ora-pro-nóbis. Apaixonado por doces porém diabético, Bolota criou um doce de leite que pudesse saborear, doce este que ficou conhecido como o Doce de Leite do Bolota. O Sr. Bolota faleceu em 1989, porém sua esposa e suas três filhas continuam vendendo seus doces, dando sequencia a tradição da família.

Doce de Leite do Bolota - Tiradentes-MG
Doce de Leite do Bolota - Tiradentes-MG
Tânia a Karina, filhas do Sr. Bolota

Doce de Leite do Bolota

O Doce de Leite do Bolota é produzido com 15 litros de leite e apenas 200 gramas de açúcar, além de uma grande dose de paciência, para se chegar ao ponto certo. O doce é bem leve, com sabor suave e bem diferente dos tradicionais doces de leite que compramos por aí. A Dona Célia, esposa de Bolota, sabe o ponto certo do doce e conta com a ajuda das filhas nas etapas de produção.

Doce de Leite do Bolota - Tiradentes-MG
O famoso Doce de Leite do Bolota

Apesar da “casa do Bolota” ficar um pouco mais afastada dos arredores do Largo das Forras, vale muito a pena conhecer o local e provar o famoso doce, um dos mais tradicionais de Tiradentes. O doce é delicioso e a visita ao local onde eles são comercializados é muito agradável.

É uma casa de família e os doces são vendidos nos fundos desta casa, em um espaço próprio para a venda. Em minha visita, fui recebido por Tânia e Karina, filhas do Sr. Bolota, muito simpáticas e atenciosas, fizeram eu provar todos os doces que produzem. Além do doce de leite, o local vende goiabada, geleias (a de pimenta dom abacaxi é uma delícia), doce de figo, doce de laranja, entre outros.

Doce de Leite do Bolota - Tiradentes-MG
Goiabada
Fabricando a iguaria
Cozinha onde os doces são preparados

O local é bem familiar, tudo bem simples, limpo e feito com muito carinho. A cozinha fica bem ao lado do local onde os clientes tem acesso, degustam e compram os doces.  As filhas do Sr. Bolota fazem questão de oferecer a degustação dos doces aos clientes antes da compra, assim não restará dúvidas de que os doces são realmente deliciosos.

Doce de Leite do Bolota - Tiradentes-MG
Doce de Leite do Bolota - Tiradentes-MG
Atendimento aos clientes

O pote de doce de leite e os outros doces custam R$20 e a geleia de abacaxi com pimenta custa R$15. O Doce de Leite do Bolota funciona de terça à domingo, de 9h às 18h. Ao chegar ao local, pode ser que os portões estejam fechados, mas basta chamar pela campainha que o pessoal irá atendê-lo. Não deixe de visitar!

Minha compra

Doce de Leite do Bolota
Av. Bias Fortes 77
Tiradentes/MG
(32) 3355-1465

Viagem realizada em julho de 2015

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados