logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Aparecida » Memorial da Devoção e Museu de Cera em Aparecida-SP

Memorial da Devoção e Museu de Cera em Aparecida-SP

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo de atrações turísticas localizado em um anexo próximo ao Centro de Apoio ao Romeiro, no Santuário Nacional de Aparecida-SP. O complexo conta com um cinema 3D, um museu de cera, um Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos.

O Memorial da Devoção foi criado no ano de 2016, sendo uma ótima oportunidade de saber tudo a respeito da história de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. As atrações unem arte com efeitos multimídia, para que o visitante entenda de uma maneira mais prática e divertida toda a história, desde de o encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul até a construção da Basílica.

A visita ao memorial é uma ótima maneira de inciar o seu tour por Aparecida, conhecendo primeiro toda a história para depois conseguir compreender todo o significado por trás da construção da basílica e das atrações ao redor.

Memorial da Devoção

O Memorial da Devoção é uma atração inaugurada em março de 2016 e, apesar de ser recente, já é uma das mais queridas e procuradas pelos turistas/romeiros que visitam Aparecida. Com atrações para crianças e adultos, o espaço oferece grande interação, unindo história e diversão no único museu dedicado à Nossa Senhora Aparecida.

Contando com uma estrutura moderna e preparada para receber à todos, a empresa responsável pelo espaço é a mesma dos museus de cera de Gramado e Foz do Iguaçu, locais bastante tradicionais e bem estruturados, no sul do país. Os ingressos para a atração podem ser adquiridos no próprio local, no ato da visita, não é necessário comprar com antecedência.

Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Museu de Cera - Aparecida-SP
Museu de Cera - Aparecida-SP
Museu de Cera - Aparecida-SP

Para chegar ao memorial, basta seguir até um espaço à direita do Centro de Apoio ao Romeiro, próximo ao aquário e a área de alimentação II. Para aqueles que tem dificuldade de locomoção, o museu oferece transporte em carrinhos, com embarque na lateral da marquise, próximo ao Centro de Apoio ao Romeiro. Todos os espaços do Memorial da Devoção estão adaptados à pessoas com necessidades especiais, dá para acolher à todos.

A visita se inicia assistindo a um filme no Cine Padroeira, uma moderna sala de cinema com projeção 3D, sem a necessidade de uso de óculos especiais. Ali o visitante assiste a um curta metragem de cerca de 15 minutos, “A História de Nossa Senhora Aparecida”, que conta a trajetória de fé e devoção à Padroeira do Brasil, retratando o encontro da imagem, os milagres e os personagens históricos.

A sala temática tem capacidade para receber até 150 visitantes e possui as paredes decoradas com árvores e bancos que simulam troncos. A sala conta com espaço reservado à pessoas com necessidades especiais e, na parte externa, é possível ver o tempo restante para o término da exibição atual, assim, quem está aguardando a próxima sessão sabe o tempo exato que ela se iniciará.

Cine Padroeira - Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Cine Padroeira

Após assistir ao filme, o visitante segue para o Museu de Cera, um espaço onde é possível ficar cara a cara com os principais personagens que fizeram parte da história de fé e devoção da Padroeira do Brasil. A exposição conta com 20 cenários e mais de 70 estátuas, que são muito realistas e possuem tamanho natural, retratando santos, papas, presidentes, imperadores, religiosos e personalidades contemporâneas.

Entre as obras mais famosas, destacam-se as estátuas dos papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, Madre Paulina, Dom Pedro I, Princesa Isabel, Marcos Pontes, Renato Aragão e Ronaldo Nazário. Todo o passeio pelo Museu de Cera é guiado e muito bem explicado pelo guia, o que deixa a visita muito mais interessante.

Foi nesta visita guiada que soube que a imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado em 1978, e que Maria Helena Chartuni foi a responsável pela restauração, e dá manutenção na imagem até hoje. Ela é uma das homenageadas no Museu de Cera.

Museu de Cera - Aparecida-SP
Madre Paulina (esq.) e Maria Helena Chartuni (dir.)
Museu de Cera - Aparecida-SP
Milagre do Escravo
Museu de Cera - Aparecida-SP
Dom Pedro I, D. Tereza Cristina e Dom Pedro II
Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Conde D’eu e Princesa Isabel
Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Papa Francisco e Papa Bento XVI
Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Retratação da primeira capela em homenagem à Nossa Senhora Aparecida
Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Padre Victor de Três Pontas, Nhá Chica, Santa Teresa de Calcutá, Irmã Dulce e Frei Galvão
Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Renato Aragão, Kléber Oliveira, Tonho Prado, Ronaldo Nazário e Marcos Pontes

A visita ao museu de cera termina com o turista recebendo um certificado de visita, em uma sala com grandes janelas de vidro, onde é possível ter uma vista panorâmica para a Basílica. O próximo passo é descer pelas escadas rolantes para chegar ao Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço com pequenos cenários, além de estátuas dos personagens das histórias em quadrinhos da Campanha Família dos Devotos.

Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Devotos Mirins - Memorial da Devoção - Aparecida-SP
Devotos Mirins

Por fim, o passeio pelo Memorial da Devoção passa por uma lojinha de artigos religiosos, onde é possível comprar imagens, terços e outras lembranças de Aparecida. O Memorial da Devoção funciona de segunda à quinta feira, de 9h às 17h, sexta até 17h30, sábado de 8h às 18h e domingo de 7h às 18h. O valor do ingresso é R$18 por pessoa, crianças de 6 a 12 anos pagam R$10 e crianças até 5 anos tem entrada gratuita.

Lojinha Oficial do Santuário Nacional
Lojinha
André Morato e Kalidia Silva

Memorial da Devoção
Av. Dr. Júlio Prestes s/n
Santuário Nacional – Aparecida-SP
(12) 3104-3536

Viagem realizada em dezembro de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados