logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Mariana » Mina de Ouro da Passagem, ótimo passeio em Mariana – MG

Mina de Ouro da Passagem, ótimo passeio em Mariana – MG

A maior mina de ouro aberta a visitação pública no mundo está em Minas Gerais, na cidade de Mariana, bem próxima à Ouro Preto. Fundada em 1719 e desativada em 1985, a Mina de Ouro da Passagem leva o turista a fazer uma viagem no tempo, de onde foram retirados mais de 35 toneladas de ouro. A Mina de Ouro da Passagem é a mais antiga e mais importante mina de ouro do Brasil.

A História da Mina de Ouro da Passagem

“A descoberta de ouro na região data do século XVIII. Em 1729, subindo o Ribeirão do Carmo, bandeirantes acharam as primeiras jazidas. Quase 100 anos mais tarde, o barão W.L. Von Eschwege criou a primeira mineradora do Brasil, sob o nome de Sociedade Mineralógica da Passagem. Foi no início do século XIX que surgiram os planos de exploração subterrânea. Após passar por diversos donos, em 1927 a mina foi vendida ao Grupo Ferreira Guimarães, de tradicionais banqueiros do estado, que a transformou na atual Companhia Mina da Passagem.

Ela operou com sucesso até 1954, quando foi desativada. Estima-se que tenha rendido cerca de 35 toneladas de ouro. Nos anos seguintes, novas tentativas de exploração ocorreram, todas infrutíferas. A atual família proprietária, os Rodrigues, tentou voltar a explorá-la no fim da década de 70, mas acabou descobrindo um novo filão valioso: o turismo. Desde que foi aberta à visitação pública, turistas do mundo inteiro chegam em grande número (cerca de 300 por dia), podendo ver de perto resquícios do passado de Minas Gerais.

Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG

Como chegar à Mina de Ouro

Para chegar até a mina, pegue a MG-262, estrada que liga Ouro Preto à Mariana e no caminho você verá uma placa indicando a entrada para a mina. O local possui amplo estacionamento e um funcionário fica por conta do estacionamento.

Estacionamento
Amplo estacionamento da Mina

Funcionamento / Ingressos

A Mina da Passagem fica aberta todos os dias, das 9h às 17h. O ingresso custa R$88 por pessoa, crianças até 6 anos tem entrada gratuita e de 6 a 12 anos pagam R$44. Para grupos de 10 pessoas ou mais, o local oferece descontos, consulte.

Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG

O Passeio

Na recepção antes mesmo de começar o passeio, já me surpreendi com o cofre do local, datado do século XVIII. Todo visitante deve se dirigir até lá, para adquirir seu ingresso.

Cofre Antigo e Histórico
Cofre centenário

Após passar pela recepção, siga pelo local indicado pela recepcionista e alguns metros depois você chegará até o trolley, usado pelos mineiros a mais de 200 anos e agora é utilizado para os turistas chegarem até a mina.

A descida para as galerias subterrâneas de trolley é uma aventura à parte, bem íngrime e percorre 315 metros até atingir os 120m de profundidade. A descida não dura mais que 4 minutos. O trolley se desloca com a ajuda de um motor a vapor, inglês de 1883.

Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG
Trolley - Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG
Trolley
Motor a vapor de 1883 - Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG
Motor a vapor de 1883
Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG

A temperatura dentro da mina é estável e fica entre 17ºC e 20ºC durante o ano inteiro. O passeio dura em média 30 minutos. Após descer do trolley, você se sentirá no cenário de um filme, com os grandes túneis criados com as explosões da época da exploração. Um guia irá acompanhar você durante todo o passeio, explicando todos os detalhes da mina, mostrando algumas ferramentas e contando algumas histórias da época.

Uma destas histórias é de um capitão Jack que sumiu após uma explosão e nunca mais foi encontrado. Dizem que sua alma ficou presa dentro da mina e as vezes ele aparece vestido de branco em um cavalo disparando fortes luzes em busca de seu tesouro.

Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG
Ferramentas utilizadas na época da exploração
Ferramentas utilizadas na época da exploração
Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG

Há uma imagem de Santa Bárbara em um corredor próximo ao trolley, pois esta era a santa protetora dos mineiros.

Altar à Santa Bárbara

Dentro da mina há um lago natural que é muito bonito e mais se parece um espelho d´água, pois a água é cristalina. Este lago, que foi formado após perfuração do lençol freático, pode ser utilizado para a prática de mergulho e chega a 74 metros de profundidade. A Dive Gold é a empresa que realiza o mergulho dentro da mina e este deverá ser agendado com antecedência.

Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG

Perguntei ao guia se em algum momento eu iria ver ouro dentro da mina e ele me disse que se eu encontrasse era pra avisá-lo, pois ele também tem interesse (rsrsrs). Algumas pedras douradas enganam os turistas que acreditam ser ouro mas na verdade é pirita. O guia me explicou que a pirita brilha e o ouro é fosco. Depois de desvendar os segredos da Mina de Ouro da Passagem, é hora de voltar, novamente pelo trolley.

Após a saída, poderá passar por um museu que fica no caminho de volta e conhecer algumas antiguidades. Vale a pena, é bem bacana!

Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG
Museu

Ao lado deste pequeno museu, há uma loja que vende algumas pedras, lembranças da mina e água. Após, basta pegar o mesmo caminho por onde entrou e seguir até o estacionamento. A decepção ficou por conta do restaurante que está desativado. Tinha planejado almoçar por lá mas acabei almoçando em Ouro Preto. Confira mais dicas de Mariana aqui.

Mina de Ouro da Passagem - Mariana-MG

Mina de Ouro da Passagem
Rua Eugênio Eduardo Rapallo, 192
Passagem de Mariana, Mariana/MG
(37) 3557-5000
mariana.minasdapassagem.com.br

Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados