logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Campos do Jordão » Morro do Elefante e Teleférico em Campos do Jordão-SP

Morro do Elefante e Teleférico em Campos do Jordão-SP

O Morro do Elefante é o local onde se tem a mais bela vista de Campos do Jordão, sendo possível chegar até lá de teleférico ou de carro. Bem pertinho do Capivari, o bairro mais turístico da cidade, está o acesso ao local por teleférico, um dos mais antigos do Brasil e um dos passeios mais tradicionais de Campos do Jordão.

O passeio não pode faltar no roteiro daqueles que gostam de turistar, principalmente porque há outros atrativos próximo à área de embarque no teleférico e lá no topo do Morro do Elefante. Estive no local na baixa temporada (dezembro) e estava bem tranquilo, consegui fazer tudo em um curto espaço de tempo.

Morro do Elefante

O Morro do Elefante recebe este nome porque os contornos das montanhas se assemelham ao desenho de um elefante, o local está situado a 1800 metros de altitude. A localização central facilita o acesso e faz o local receber milhares de turistas todos os anos. O acesso ao Morro do Elefante é gratuito e há duas opções de se chegar até o topo:

Morro do Elefante - Campos do Jordão-SP

Carro -> percorrendo uma estrada asfaltada e um pouco íngreme, qualquer carro chega até lá sem maiores dificuldades, há placas indicando o acesso e há um pequeno estacionamento gratuito no local.

Teleférico -> é a maneira mais tradicional de se chegar até o topo, o teleférico não é dos mais legais e chega a ser uma aventura, principalmente para aqueles que tem medo de altura. É o primeiro teleférico monocabo do Brasil, construído em 1970.

A subida de teleférico

Estive em Campos do Jordão por 4 vezes, três delas na alta temporada e a atração estava muito cheia, acabei desistindo do passeio. Nesta última vez, fui na baixa temporada e pensei, “desta vez não tem erro”, mas o teleférico estava em manutenção durante toda a semana, ainda não foi dessa vez.

O teleférico possui apenas uma cadeira com uma trava de segurança e se assemelha com aqueles teleféricos existentes em estações de esqui em diversas partes do mundo, com certeza rende diversas fotos durante o trajeto, principalmente na descida, que é quando você estará de frente para a cidade.

Teleférico de Campos do Jordão-SP
Teleférico

O valor para a subida de teleférico é de R$15 por pessoa e a atração não funciona nas terças feira, quando há manutenção. De quarta à segunda feira, o teleférico funciona das 10h às 17h. O valor inclui a ida e a volta, sendo necessário apresentar o ingresso nos dois embarques.

Próximo ao embarque do teleférico está o Lago Capivari, um local muito bonito e rodeado de muito verde, onde é possível realizar o passeio de pedalinho. Próximo aos lagos está a Estação de Trem Emílio Ribas, de onde partem alguns passeios pela cidade. Também há por ali uma feirinha, onde é possível comprar souvenirs.

Lago Capivari (pedalinhos) - Campos do Jordão-SP
Lago Capivari (pedalinhos)

Os atrativos

Ao chegar ao topo do Morro do Elefante, você tem dois atrativos, o mirante e o Parque dos Elefantes. Ao desembarcar, observe se o mirante está mais vazio (ou menos cheio dependendo da época), caso esteja vá logo nele pois o local costuma encher. Foi o que eu fiz, mesmo na baixa temporada, fui logo curtir a bonita vista do mirante.

O local possui belos jardins e o mirante é bem seguro, todo cercado, para não ter risco nenhum de acidentes. Aproveite para tirar muitas fotos e curtir o visual, dá pra ver boa parte do centrinho de Campos do Jordão e a região montanhosa ao redor.

Morro do Elefante - Campos do Jordão-SP
Morro do Elefante - Campos do Jordão-SP
Morro do Elefante - Campos do Jordão-SP
Vista do mirante

Caso vá ficar mais dias na cidade, opte por ir em um dia em que o tempo esteja aberto, as fotos ficam mais bonitas e você irá aproveitar ainda mais o passeio. Há algumas barracas ao lado do mirante, onde é possível comprar souvenirs, mas confesso que elas deixam o local bem feio.

Morro do Elefante - Campos do Jordão-SP
Preentes

Depois de tirar muitas fotos e curtir o mirante, dá pra conhecer o Parque dos Elefantes, outra atração gratuita, porém, é mais interessante para as crianças. O parque possui algumas réplicas em tamanho real de elefantes e conta um pouco da história dos animais, o passeio não é guiado.

Na entrada do parque, pede-se para registrar uma foto onde será confeccionado um chaveiro personalizado com a sua foto, que poderá ser comprado na saída do parque. A compra não é obrigatória, mas ficou até legal e eu acabei comprando, apenas R$5.

Morro do Elefante - Campos do Jordão-SP
Morro do Elefante - Campos do Jordão-SP

O passeio pelo Morro do Elefante costuma ser rápido, não toma muito o tempo do seu dia e vale a pena fazer. Não se esqueça de passar protetor solar, o sol pode “castigar” a sua pele durante o passeio.

O local é muito tradicional na cidade e penso que merece uma melhor atenção, achei meio abandonado. Em uma foto de 2013, vi que havia uma construção no local, uma casa que acredito que era algum comércio e no dia da minha visita haviam partes da demolição bastante visíveis, uma pena.

André Morato e Kalidia Silva

Viagem realizada em dezembro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

    1. Oi Viviane,
      Acredito que possa levar sim seu animal ao Morro do Elefante, porém sem utilizar o teleférico, indo de carro até lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados