Bom Despacho é uma pequena e agradável cidade mineira, localizada no centro oeste do estado que está a cerca de 80km da minha cidade, Divinópolis. No início de dezembro, estive na cidade para um evento familiar e aproveitei algumas horas de folga para turistar por lá.
A cidade possui alguns pontos turísticos, meio abandonados. Confesso que esperava um pouco mais de cuidado com alguns lugares, tão importantes para a história do lugar. A cidade possui os mesmos 104 anos da minha terrinha Divinópolis e foi fundada no mesmo ano e no mesmo dia, são praticamente “irmãs gêmeas”. Bom Despacho é conhecida como “Cidade Sorriso” e possui cerca de 50 mil habitantes, tendo como padroeira Nossa Senhora do Bom Despacho.
NAVEGUE PELO POST
ToggleHospedagem
Durante minha estada pela cidade, me hospedei no Hotel JB, localizado no centro da cidade. O hotel possui quartos arejados e limpos, com mobília simples e bom café da manhã. Confira o review aqui.
Pontos Turísticos de Bom Despacho
Como já disse, aproveitei algumas horinhas vagas par turistar pela cidade e visitei alguns lugares.
Praça e Igreja Matriz -> A Praça da Igreja Matriz está localizada no centro da cidade e possui jardins bem cuidados, com belas flores e bancos em meio às sombras de árvores, ideais para uma boa prosa entre os moradores. A praça costuma receber uma bonita decoração no período de Natal, ficando ainda mais linda.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho é, sem dúvidas, a mais linda da cidade. Majestosa e bem cuidada, chega a impressionar pela beleza por dentro e por fora, com belos vitrais e fachada em estilo arquitetônico gótico.
Biquinha -> Com um pouco de dificuldade localizei a “Biquinha”, local com rico valor histórico. A Biquinha é o local que registra a tradição das lavadeiras de Bom Despacho, um dos marcos inicias da (antes chamada) Vila de Nossa Senhora do Bom Despacho.
Captada no ano de 1900, o local é até bonito, se não estivesse totalmente abandonado. Nas fotos que vi antes de visitar, o local estava todo florido, com muito verde ao redor e bastante limpo, bem diferente do que encontrei por lá, um local sujo e abandonado. Pela importância do local para a cidade, a Biquinha merece um pouco mais de atenção.
Museu Ferroviário -> Parece ser um dos locais mais legais de se visitar, mas infelizmente estava fechado. Através de pesquisas na internet, vi que é comum estar fechado, o que é uma pena por ser um local turístico. O museu tem grande importância para a história da cidade e de Minas Gerais, já que a linha férrea trouxe progresso para toda a região no século passado. O museu é pequeno e possui um acervo com algumas peças em exposição.
A única coisa que consegui ver foi a Maria Fumaça, nos trilhos, na parte externa do Museu.
Outros Pontos Turísticos -> Outros locais que podem ser visitados em Bom Despacho: Estátua do Cristo do Bairro Babilônia, Praça da Estação, Praça Senhora do Sol, Vila Militar e Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Espero conhecê-los em uma próxima visita.
Onde comer
Fiz uma breve busca de locais para comer em Bom Despacho e não consegui muitas informações. Encontrei a Churrascaria e Cervejaria Mata do Tio João, que possui uma área verde com parquinho para as crianças, várias mesas e comida self service à quilo. A churrascaria fica na entrada do hotel fazenda de mesmo nome (Ch. João Araújo s/n – Bairro Novo São José) e a comida agradou.
Eventos
Bom Despacho recebe vários eventos durante o ano, os mais famosos são Cavalgada da Fé, Festa de Reinado (Congado), Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho, Festival de Inverno e Exposição Agropecuária. Destaco a Festa do Rosário, tradicional na cidade a mais de 150 anos, levando vários fiéis até à Praça do Rosário.
Viagem realizada em dezembro de 2016
Posto primavera em Bom Despacho ficou na minha história. Durante 42 anos amassei a 262 na rota para BH. Agora, carreira terminada, voltei para mim mesmo, voltei para Deus. Por graça dele, dele, Deus!, não aconteceu nada que me impedisse de concluir minha carreira. E carreira terminada resta me agora esperar a coroa da justiça que o Senhor justo juiz me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos que esperam com amor a sua aparição. Estas palavras são de Paulão de Tarso, o nosso São Paulo. Mas e o posto então?. Entre alguns lances, registro um. Havia uma menina no hotel muito atenciosa e que ficou conhecida por Josiane a loura do primavera entre os que lá hospedavam. Que Deus a faça sempre uma santa mulher e uma mamãe santa…:)
Onde posso ver as datas dos eventos que ocorrem em Bom Despacho?
Oi Aline, não sei informar, talvez o site da prefeitura tenha!
E as pousadas? Entrei mo blog na maior expectativa de descobrir pousadas próximas ao sesc…
Oi Samuel.
O único lugar que me hospedei foi o Hotel JB, passei apenas um noite na cidade. Não tenho informações sobre outras pousadas, infelizmente.
Um abraço!
Apesar de ler este post 7 anos após, gostei da sua percepção sobre BD, minha cidade Natal, mas que não a visito Há MUITO tempo