logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Bom Despacho » Um passeio por Bom Despacho-MG, a “cidade sorriso”

Um passeio por Bom Despacho-MG, a “cidade sorriso”

Bom Despacho é uma pequena e agradável cidade mineira, localizada no centro oeste do estado que está a cerca de 80km da minha cidade, Divinópolis. No início de dezembro, estive na cidade para um evento familiar e aproveitei algumas horas de folga para turistar por lá.

A cidade possui alguns pontos turísticos, meio abandonados. Confesso que esperava um pouco mais de cuidado com alguns lugares, tão importantes para a história do lugar. A cidade possui os mesmos 104 anos da minha terrinha Divinópolis e foi fundada no mesmo ano e no mesmo dia, são praticamente “irmãs gêmeas”. Bom Despacho é conhecida como “Cidade Sorriso” e possui cerca de 50 mil habitantes, tendo como padroeira Nossa Senhora do Bom Despacho.

Hospedagem

Durante minha estada pela cidade, me hospedei no Hotel JB, localizado no centro da cidade. O hotel possui quartos arejados e limpos, com mobília simples e bom café da manhã. Confira o review aqui.

Hotel JB
Recepção do Hotel JB

Pontos Turísticos de Bom Despacho

Como já disse, aproveitei algumas horinhas vagas par turistar pela cidade e visitei alguns lugares.

Praça e Igreja Matriz

A Praça da Igreja Matriz está localizada no centro da cidade e possui jardins bem cuidados, com belas flores e bancos em meio às sombras de árvores, ideais para uma boa prosa entre os moradores. A praça costuma receber uma bonita decoração no período de Natal, ficando ainda mais linda.

Flores na Praça da Matriz
Flores na Praça da Igreja Matriz de Bom Despacho

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho é, sem dúvidas, a mais linda da cidade. Majestosa e bem cuidada, chega a impressionar pela beleza por dentro e por fora, com belos vitrais e fachada em estilo arquitetônico gótico.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho-MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho-MG

Biquinha

Com um pouco de dificuldade localizei a “Biquinha”, local com rico valor histórico. A Biquinha é o local que registra a tradição das lavadeiras de Bom Despacho, um dos marcos inicias da (antes chamada) Vila de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Captada no ano de 1900, o local é até bonito, se não estivesse totalmente abandonado. Nas fotos que vi antes de visitar, o local estava todo florido, com muito verde ao redor e bastante limpo, bem diferente do que encontrei por lá, um local sujo e abandonado. Pela importância do local para a cidade, a Biquinha merece um pouco mais de atenção.

Fonte da Biquinha - Bom Despacho-MG
Fonte da Biquinha, um dos marcos iniciais de Bom Despacho-MG

Museu Ferroviário

Parece ser um dos locais mais legais de se visitar, mas infelizmente estava fechado. Através de pesquisas na internet, vi que é comum estar fechado, o que é uma pena por ser um local turístico. O museu tem grande importância para a história da cidade e de Minas Gerais, já que a linha férrea trouxe progresso para toda a região no século passado. O museu é pequeno e possui um acervo com algumas peças em exposição.

A única coisa que consegui ver foi a Maria Fumaça, nos trilhos, na parte externa do Museu.

Museu Ferroviário - Bom Despacho-MG
Museu Ferroviário

Outros Pontos Turísticos

Outros locais que podem ser visitados em Bom Despacho: Estátua do Cristo do Bairro Babilônia, Praça da Estação, Praça Senhora do Sol, Vila Militar e Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Espero conhecê-los em uma próxima visita.

Onde comer

Fiz uma breve busca de locais para comer em Bom Despacho e não consegui muitas informações. Encontrei a Churrascaria e Cervejaria Mata do Tio João, que possui uma área verde com parquinho para as crianças, várias mesas e comida self service à quilo. A churrascaria fica na entrada do hotel fazenda de mesmo nome (Ch. João Araújo s/n – Bairro Novo São José) e a comida agradou.

Eventos

Bom Despacho recebe vários eventos durante o ano, os mais famosos são Cavalgada da Fé, Festa de Reinado (Congado), Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho, Festival de Inverno e Exposição Agropecuária. Destaco a Festa do Rosário, tradicional na cidade a mais de 150 anos, levando vários fiéis até à Praça do Rosário.

Praça da Igreja Matriz
Praça da Igreja Matriz

Viagem realizada em dezembro de 2016

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

6 respostas

  1. Posto primavera em Bom Despacho ficou na minha história. Durante 42 anos amassei a 262 na rota para BH. Agora, carreira terminada, voltei para mim mesmo, voltei para Deus. Por graça dele, dele, Deus!, não aconteceu nada que me impedisse de concluir minha carreira. E carreira terminada resta me agora esperar a coroa da justiça que o Senhor justo juiz me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos que esperam com amor a sua aparição. Estas palavras são de Paulão de Tarso, o nosso São Paulo. Mas e o posto então?. Entre alguns lances, registro um. Havia uma menina no hotel muito atenciosa e que ficou conhecida por Josiane a loura do primavera entre os que lá hospedavam. Que Deus a faça sempre uma santa mulher e uma mamãe santa…:)

    1. Oi Samuel.
      O único lugar que me hospedei foi o Hotel JB, passei apenas um noite na cidade. Não tenho informações sobre outras pousadas, infelizmente.
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados