Assistir ao espetáculo que é o pôr do sol é uma das atividades que mais me agradam, prova disso é que já acompanhei o pôr do sol em lindos lugares por esse Brasil. Em Aracaju, assisti ao espetáculo na Praia do Mosqueiro e no Rio de Janeiro, assisti ao pôr do sol na Pedra do Arpoador. Na Paraíba esta atividade tem um detalhe muito especial, é na Praia do Jacaré que acontece o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam João Pessoa.
Localizada na cidade de Cabedelo, vizinha à capital João Pessoa, a Praia do Jacaré não é bem uma praia, é o encontro do Rio Paraíba com o mar e suas águas não são próprias para banho. O pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel é um passeio imperdível e não pode ficar de fora do seu roteiro.
Este post é do ano de 2013 porém foi atualizado neste ano de 2018, já que muita coisa mudou desde a minha última passagem por lá.
NAVEGUE PELO POST
TogglePraia do Jacaré
Para chegar até a Praia do Jacaré, basta pegar a BR 230 até a cidade de Cabedelo. Lá, existem placas indicando como chegar até a Praia do Jacaré. Da Praia de Tambaú até lá são cerca de 14 quilômetros. Caso não tenha um carro, poderá pegar um ônibus e ir até o Bessa e de lá existem ônibus que vão direto para a Praia do Jacaré. Outra opção seria alugar um carro, é uma opção mais cômoda e pode ser interessante já que existem vários atrativos nos arredores de João Pessoa.
Quando este blogueiro visitou a Praia do Jacaré, estava hospedado na Praia de Tambaú. Saí do hotel às 15h e cheguei lá aproximadamente 15h30, isso por causa de um engarrafamento que peguei no caminho. Considero o horário de 15h30 ideal para chegar na Praia do Jacaré, pois não sobrou e nem faltou tempo.
Antes de assistir ao pôr do sol ou mesmo após o espetáculo, vale a pena passear, conhecer e até fazer umas comprinhas nas feirinhas de artesanato da Praia do Jacaré. Existem algumas lojas mais sofisticadas e no final existem as famosas “feirinhas”. Elas foram criadas devido ao sucesso do Bolero de Ravel.
Como assistir o Pôr do Sol
Antes existiam alguns bares que ficavam à beira do Rio Paraíba e ofereciam decks onde era possível apreciar o pôr do sol. Os bares cobravam pelo acesso e até ofereciam uma boa estrutura e era possível assistir ao Bolero de Ravel com o pôr do sol ao fundo. Mesmo após o fim da apresentação do Bolero de Ravel, a noite era animada e os bares ofereciam música ao vivo.
Porém não existem mais bares na Orla da Praia do Jacaré, todos foram demolidos. Os bares ocupavam irregularmente áreas de uso comum da população e uma decisão judicial deu fim a todos eles.
Na época eu havia optado por assistir ao pôr do sol de outra maneira, comprei um passeio de catamarã que dá uma volta pela Lagoa e do próprio catamarã eu assisti ao famoso Bolero de Ravel. A vantagem de assistir ao espetáculo desta maneira é que você fica bem pertinho do barco onde o Jurandy do Sax se apresenta, ele é o responsável pela execução do Bolero de Ravel através de seu saxofone.
Se por um lado os bares não mais existem, por outro este passeio de barco segue cada vez melhor. A diferença é que agora eles são bem mais concorridos e vale a pena chegar mais cedo por lá para conseguir uma vaga, ou reservar com antecedência. Fiz o passeio com o barco “Thamis & Iralu” e custou R$35.
Além de curtir a apresentação de pertinho, o bar dá uma volta pela Lagoa do Jacaré e oferece, durante essa volta, um Stand-up de humor que me rendeu muitas gargalhadas com o assunto “sogra”. Fiz o passeio pelo Rio Paraíba, ouvi o stand-up e ainda sobrou um tempo livre antes do Jurandy começar a se apresentar, usei este tempo para registrar fotos do pôr do sol, que realmente é muito lindo.
Caso não queria realizar o passeio de barco poderá assistir ao pôr do sol de pé na orla, no local onde ficavam os bares. Você não pagará nada por isso mas é importante chegar cedo e conseguir um bom lugar para poder assistir.
Barco “Thamis & Iralu”
(83) 98822-2008 – 98601-2297
Viagem realizada em março de 2013
Fala André,
Eu vi esse por-do-sol na praia do Jacaré em 2010…o lugar é lindo mesmo. Mas sou suspeito com esse momento do dia, tenho até uma série lá no blog!!!
Abração
Fala Guilherme!
Pelo que vi você já assistiu o por-do-sol em várias partes deste planeta. Que honra! Quem não curte um belo por-do-sol né?
Grande abraço e obrigado pela visita!
Parabéns André pelo blog. Adorei as dicas, assim como vc sou mineira também e do interior. rsrs
Estou indo a Natal daqui a 2 semanas e quero muito visitar a praia do jacaré. Suas dicas foram ótimas pra mim.
Valeu!!!