logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Paraná » Curitiba » Saiba quais são os melhores parques de Curitiba-PR

Saiba quais são os melhores parques de Curitiba-PR

Curitiba é uma cidade exemplar quando o assunto é meio ambiente. A cidade é considerada a mais verde da América Latina e uma das dez cidades mais sustentáveis do mundo. Além disso, Curitiba foi selecionada como a segunda do ranking mundial de equilíbrio ambiental, muito por conta de seus 36 espaços urbanos de preservação. Bom, a grande maioria destes parques são bem bonitos, mas não dá pra visitar tudo de uma vez só, então neste post irei selecionar os melhores parques de Curitiba para você visitar.

Como os parques ficam espalhados pela cidade, é necessário ter um planejamento para conseguir visitá-los, sem pesar muito no orçamento. Uma das maneiras de conhecer vários parques em um mesmo dia é comprando um ticket da Linha Turismo, o ônibus oficial do turismo de Curitiba, que passa pela grande maioria deles. Aqui eu tenho um post que explica melhor sobre o serviço e indica em quais lugares vale a pena descer.

Parque Tanguá

A outra opção seria ir por conta própria até os parques, utilizando o transporte público, táxi ou uber. Quando se está sozinho, dá pra pensar em utilizar a Linha Turismo ou o transporte público, mas estando com mais pessoas, com certeza valerá mais a pena utilizar uber ou táxi.

Os melhores parques de Curitiba

A lista abaixo tem a relação dos parques que valem a pena visitar em Curitiba, na visão deste blogueiro. Como são muitos parques, é impossível visitar todos, então tenha em mente que você precisa escolher quais são os que você tem vontade de conhecer. É importante observar a localização de cada um, pois pode ser que você vá visitar alguma atração que fica perto, podendo aproveitar o deslocamento e conhecer algum parque. Para facilitar, o mapa abaixo mostra a localização de todos eles.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico está no topo da lista dos melhores parques de Curitiba pela sua beleza, importância, e por ser um dos cartões postais da cidade. É impossível falar de Curitiba e não lembrar da imagem da estufa do Jardim Botânico. De tão importante, ele já ganhou um post aqui no blog.

Dedique uma parte do seu dia para curtir o Jardim Botânico de Curitiba, para conhecer com calma os seus lindos jardins, a famosa estufa, o Museu Botânico Municipal e o Jardim Sensorial. O parque possui estacionamento, lanchonete e banheiros.

Rua Engenheiro Ostoja Roguski – Jardim Botânico
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 6h às 19h30 (no verão, aberto até as 20h)

Jardim Botânico
Jardim Botânico

Parque Tanguá

Eu considero o Parque Tanguá como o segundo mais bonito de Curitiba. Ele foi construído em um antigo complexo de pedreiras desativadas, possui belos jardins em estilo francês, uma cascata, dois lagos e um mirante com uma vista panorâmica muito bonita.

O ideal é visitar o parque durante o pôr do sol e garantir uma vista espetacular desta maravilha da natureza. Inaugurado em 1996, o parque possui estacionamento, pista de cooper, ciclovia e lanchonete.

Rua Oswaldo Maciel 97 – Taboão – (41) 3352-7607
Entrada: Gratuita – Parque Público

Parque Tanguá - Os melhores parques de Curitiba-PR
Parque Tanguá - Os melhores parques de Curitiba-PR

Bosque do Papa

O Bosque do Papa é outro que também é muito lindo e não pode ficar de fora da lista dos melhores parques de Curitiba. O parque recebe este nome por ter recebido a visita do Papa João Paulo II em 1980. O bosque possui 7 casas típicas polonesas em forma de aldeia, que foram construídas no início da colonização polonesa em Curitiba, por volta de 1878.

O projeto é do paisagista Roberto Burle Marx, que teve como prioridade a preservação da mata nativa, além do plantio de novas mudas de pinheiro. O Bosque do Papa fica próximo ao Museu Oscar Niemeyer.

Rua Welington R. Vieira dos Santos 33  – Centro Cívico – (41) 3213-7500
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 8h às 18h

Bosque do Papa
Bosque do Papa - Os melhores parques de Curitiba-PR

Parque Barigui

O Parque Barigui possui boa infra estrutura e localização próxima ao centro de Curitiba, por isso é o mais frequentado da cidade. Possui três bosques constituídos por capão de floresta primária nativa e por florestas secundárias, além de servir de refúgio para diversos animais como garças-brancas, quero-queros, tico-ticos, gambás, preás e outros.

Se tiver sorte, poderá encontrar um visitante ilustre por lá, o jacaré do Barigui, que costuma tomar seus banhos de sol às margens do lago. Mas não se preocupe, ele nunca incomodou ninguém.

 Av. Cândido Hartmann s/n  – Bigorrilho
Entrada: Gratuita – Parque Público

Parque Barigui - Os melhores parques de Curitiba-PR

Bosque Zaninelli (Unilivre)

Eu nunca havia ouvido falar sobre este lugar, mas quando visitei eu não tive dúvidas que é um lugar que vale a pena conhecer. Antes uma antiga pedreira, hoje uma área cercada de verde por todos os lados. Uma passarela de madeira adentra um bosque e dá acesso a um lago e um paredão, que formam um lindo cenário.

O local abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente, com salas construídas com toras de eucalipto, provenientes de reflorestamento, e um mirante de cerca de 25 metros de altura, que dá a possibilidade de uma bonita vista para o lago e o paredão ao fundo.

Rua Victor Benato 210 – Pilarzinho – (41) 3254-3734
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 8h às 18h

Bosque Zaninelli (Unilivre)
Bosque Zaninelli (Unilivre) - Os melhores parques de Curitiba-PR

Bosque Alemão

O Bosque Alemão é um dos parques de Curitiba que irão agradar toda a família. A começar pelas crianças, que podem percorrer a trilha que relembra a história de João e Maria, escrita pelos irmãos Grimm, e visitar a Casa da Bruxa, que incentiva a leitura e oferece contação de histórias em alguns horários.

Para os adultos, o Bosque Alemão conta com uma sala para concertos, a Torre dos Filósofos e o pórtico que reconstitui a fachada da Casa Milla, que representa a arquitetura da imigração alemã.

Rua Nicolo Paganini s/n  – Pilarzinho – (41) 3350-9891
Entrada: Gratuita
💡 Bosque: Todos os dias, de 8h às 18h
💡 Casa da Bruxa: 
Todos os dias, de 9h às 17h

Bosque Alemão
Bosque Alemão - Os melhores parques de Curitiba-PR

Parque das Pedreiras

O Parque das Pedreiras abriga a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski. A Ópera de Arame é um teatro de estrutura tubular e teto transparente, cercado por um lago artificial e com capacidade para até 1572 espectadores. Inaugurada em 1992, a Ópera de Arame acolhe todo o tipo de espetáculo.

Já a Pedreira Paulo Leminski é um auditório natural com palco ao ar livre e capacidade para abrigar até 30 mil pessoas, cercado por rocha maciça de cerca de 30 metros de altura. O local já recebeu shows de grande porte, como Roberto Carlos, Elton John e Guns N’Roses.

Rua João Gava 970 – Abranches  – (41) 3352-4482
Entrada: R$10 (Inteira) – R$5 (Meia)
💡 Terça à Domingo, de 8h às 18h

Parque das Pedreiras - Curitiba-PR

Parque Tingui

O Parque Tingui é famoso por abrigar o Memorial Ucraniano, um dos lugares mais fotogênicos de Curitiba. O memorial possui uma réplica de uma das primeiras igrejas ucranianas construídas no Paraná, a Igreja de São Miguel da Serra do Tigre, localizada na cidade de Mallet.

Além de memorial, o Parque Tingui possui lagos, quadras de esportes e trilhas, mas não costuma ser muito movimentado, o que o torna um pouco perigoso. O Parque Tingui entra nessa lista dos melhores parques de Curitiba, muito por conta do Memorial Ucraniano.

Av. Fredolin Wolf 1870  – Pilarzinho
Entrada: Gratuita – Parque Público

Memorial Ucraniano - Parque Tingui
Memorial Ucraniano- Parque Tingui - Os melhores parques de Curitiba-PR

Passeio Público

Inaugurado em 1886, o Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba. Como me hospedei no Hotel Blumenau, fui conhecer o local logo no primeiro dia, já que estava a duas quadras de lá. O local é sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga alguns animais pequenos, um terrário com cerca de 40 animais e um aquário com cerca de 30 peixes.

O parque conta com pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário, pedalinhos, playground e restaurante. Próximo ao Passeio Público está o Memorial Árabe.

Rua Pres. Carlos Cavalcanti s/n  – Centro – (41) 3350-9940
Entrada: Gratuita
💡 Terça à Domingo, de 6h às 20h

Passeio Público - Os melhores parques de Curitiba-PR
Passeio Público

O que achou da nossa lista dos melhores parques de Curitiba? Você concorda? Sentiu falta de algum parque que poderia participar da lista? Deixe sua opinião nos comentários.

Viagem realizada em novembro de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados