Início » Brasil » São Paulo » Campos do Jordão » Visita à fabrica da Cerveja Baden Baden, Campos do Jordão-SP

Visita à fabrica da Cerveja Baden Baden, Campos do Jordão-SP

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on telegram
Share on email

Quem acompanha o Blog Meu Destino sabe da paixão deste blogueiro pelas cervejas artesanais, em todo lugar que vou, experimento um rótulo diferente. Aproveitei a minha ida à Campos do Jordão para aprofundar meus conhecimentos sobre o tema (e claro beber uma!), visitei a fábrica da Cerveja Baden Baden, uma das cervejas mais famosas e mais premiadas do Brasil.

O passeio é conhecido como Baden Baden Tour, é bastante tradicional na cidade e oferece um tour guiado onde é possível conhecer internamente os processos de produção da cerveja, com direito a degustação e um brinde no fim. O passeio dura cerca de 30 minutos e deve ser agendado com antecedência.

Baden Baden Tour

A fábrica da Baden Baden fica um pouco distante do centro turístico de Campos do Jordão, a Vila Capivari. Após passar o portal de Campos do Jordão, entre à esquerda na segunda rotatória, na Avenida Matheus da Costa Pinto e siga até a fábrica, há um estacionamento em frente no valor de R$5,00. Caso não esteja na cidade em carro próprio, poderá ir até o local de táxi ou alugar um carro por lá (confira aqui as melhores cotações), infelizmente a cidade ainda não possui Uber.

Tive um pouco de dificuldade para falar ao telefone com a Baden Baden e agendar a minha visita, mandei e-mail e mensagem pelo site e não fui respondido até hoje, depois descobri que não fazem mais agendamentos por e-mail, somente por telefone. Após o terceiro dia tentando, consegui contato por telefone e agendei a minha visita, fui com a Kaká e um casal de amigos.

Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP

Quando agendei, pediram para chegar 15 minutos antes do horário marcado, eles são bastante pontuais e o meu tour começou exatamente no horário marcado. Se você se atrasar, corre grandes riscos de perder a vez, e precisará de sorte para conseguir uma vaga, principalmente se estiver na alta temporada, o passeio é bastante concorrido. Enquanto aguardava ser chamado, fiquei sentado nas mesas de madeira, que ficam na parte externa da fabrica.

Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP

Às 16h em ponto, o passeio teve início. O primeiro passo é assistir a um vídeo sobre a história da cerveja e da Baden Baden, um vídeo explicativo, bem rápido e super interessante, nada de enrolação. Pelo que vi, esta parte do passeio foi introduzida recentemente, após uma reforma em abril deste ano de 2017.

Video contando a história

Após assistir ao vídeo, fui direcionado a uma sala com paredes de vidro, através deles consegui ver o ambiente interno da fábrica. Não é possível caminhar pela fábrica como acontece no tour da Cervejaria Backer, mas dá pra ver pelos vidros que o ambiente é bastante limpo.

O mais legal de tudo é que todos são recebidos nesta sala já com uma taça contendo a Cerveja Baden Baden Witbier, eleita em 2015 pela International Beer Challenge a melhor cerveja do mundo. A Witbier é uma cerveja de trigo extra com notas cítricas de laranja e coentro, eu adorei a cerveja e até comprei algumas no fim do passeio, para levar pra casa. Nada mal começar o tour bebendo uma cerveja, ainda mais com este rótulo, que foi o que mais gostei.

Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP
Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP

Enquanto degustava a deliciosa Witbier, a funcionária da fábrica explicava sobre alguns processos de produção das cervejas que é bem bacana ouvir, mesmo que já tenha visitado outras fábricas como eu, sempre aprendo uma coisa nova a cada visita. Em Gramado (na Rasen Bier), aprendi que toda cerveja já foi chopp um dia e na Baden Baden aprendi diversas dicas para harmonização e o quanto é importante beber a cerveja na temperatura indicada, para não perder as propriedades.

É possível provar alguns ingredientes da cerveja como malte e lúpulo, como eu já participei desta parte em tour’s por outras fábricas, já conheço o sabor. O que posso dizer é que o lúpulo (o verdinho da direita) tem um sabor muito amargo, é melhor não provar.

Insumos

Na parte final do passeio, segui para a sala ao lado, uma espécie de bar interno, somente para aqueles que realizam o Baden Baden Tour. Novamente recebido com uma taça de cerveja, desta vez a escolhida foi a Baden Baden Weiss, com aroma de cravo e banana.

Nesta sala, a funcionária dá diversas dicas de harmonização e explica, um a um, todos os os 15 rótulos da marca. Aproveite para saborear a deliciosa Baden Baden,  direto da fonte, mas não exagere se estiver dirigindo.

Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP
Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP
Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP

No fim, você entrega uma fichinha que recebeu no início do passeio e retira seu brinde, uma linda taça da Baden Baden, achei um baita presente, o melhor até agora das fábricas de cerveja que já visitei. A saída é realizada passando pela loja oficial da marca, onde é possível comprar souvenirs e todos os rótulos produzidos.

Presente
Taça de brinde, linda!
Fábrica da Cerveja Baden Baden - Campos do Jordão-SP
Loja Oficial

Informações Importantes

O Baden Baden Tour acontece todos os dias e, como informei no início, deve ser agendado com antecedência somente pelo telefone (12) 3664-2004, das 10h às 18h. O passeio é bastante concorrido, então, reserve o quanto antes. O tour acontece de hora em hora, entre 10h e 17h. Menores de 18 anos não podem participar do passeio.

O valor do tour é R$30 por pessoa e inclui a linda taça Baden Baden e a degustação dos rótulos oferecidos durante a visita. Achei o valor super justo e gostei do passeio, é rápido, interessante e ainda ganha um super brinde. Recomendo!

André Morato e Kalidia Silva

Cervejaria Baden Baden
Avenida Matheus Costa Pinto, 1653
Vila Santa Cruz – Campos do Jordão/SP
(12)3664-2004

Viagem realizada em dezembro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2020 – Todos os direitos reservados

- fazemos parte -