logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Campos do Jordão » Vila Capivari, o centrinho turístico de Campos do Jordão-SP

Vila Capivari, o centrinho turístico de Campos do Jordão-SP

Planejando seu roteiro em Campos do Jordão? Passear pela Vila Capivari é atividade certa no seu roteiro, o local é o principal centro turístico da cidade, localizada na Serra da Mantiqueira. É ali que você encontra de tudo, restaurantes, atrações turísticas, lojas de chocolate e muito charme.

Caminhar pela Vila Capivari é uma ótima oportunidade para admirar a bela arquitetura da cidade, além de ajudar a esquentar do clima frio que a cidade possui durante todo o ano. O turista que visita Campos do Jordão se sente em um tour pela Europa, com as belas paisagens com árvores araucárias e plátanos, além das construções em estilo colonial, típicas da Europa.

NAVEGUE PELO POST

Vila Capivari

No coração da cidade de Campos de Jordão, a Vila Capivari é um bairro nobre e principal centro turístico da cidade. O bairro desenvolveu-se a partir de 1920 e hoje é o point preferido dos turistas, pois possui uma enorme variedade gastronômica, com cozinha italiana, espanhola, francesa, regional, argentina, pizzaria, churrascaria e principalmente lojas de chocolate, os turistas adoram o fondue de chocolate.

Na Vila Capivari, os turistas também aproveitam para fazer compras, já que a vila possui várias lojas de vestuário, acessórios, brinquedos, bolsas, decoração, além de 10 shoppings e galerias.

Vila Capivari - Campos do Jordão-SP
Vila Capivari - Campos do Jordão-SP

Por ser o centro turístico da cidade, reservar um hotel que fique na Vila Capivari ou bem pertinho dali é a primeira coisa a se fazer na hora de planejar uma viagem à Campos do Jordão. Quando estive na cidade pela última vez, me hospedei na Pousada Kaliman, uma boa opção de pousada com preço bem em conta, se comparada com as outras opções de hospedagem bem localizadas na cidade. Aqui tem o review da minha hospedagem por lá.

O que fazer

O primeiro passo é caminhar pelo bairro para ir desvendando as atrações. As principais e mais movimentadas ruas da Vila Capivari estão fechadas para o trânsito de veículos, assim os turistas tem muito mais espaço para caminhar pelo local. Grande parte dos restaurantes possuem mesas sobre a calçada, a vantagem é poder comer ao ar livre sem deixar de curtir a movimentação da rua.

Comece o seu passeio seguindo até o embarque no teleférico, que leva até o topo do Morro do Elefante a 1800 metros de altitude. A vista panorâmica lá de cima para a cidade é muito bonita e o passeio é super tranquilo, apesar de eu confessar que aquelas cadeirinhas do teleférico me dão medo.

Teleférico - O que fazer em Campos do Jordão-SP
Teleférico
Vista do mirante
Vista do Morro do Elefante

Depois de retornar pelo teleférico, ao lado do desembarque está o Lago Capivari, onde é possível curtir um passeio de pedalinho. Este passeio ficou desativado por mais de 15 anos e foi reaberto em 2014, recebendo um deck para embarque e desembarque dos turistas. As fotos por ali também ficam muito bonitas, já que há muito verde ao redor do lago.

Coladinha ao Lago Capivari está a Estação Emílio Ribas, de onde partem os bondes urbanos que fazem um tour por outros bairros da cidade. Eu não curto muito esse passeio por levar para outros bairros, sendo que o mais legal é mesmo a Vila Capivari, mas fica a dica pra quem curte.

Lago Capivari (pedalinhos) - Campos do Jordão-SP
Lago Capivari (pedalinhos)
Estação Emílio Ribas - Vila Capivari - Campos do Jordão-SP
Estação Emílio Ribas

A Igreja de São Benedito fica na praça de mesmo nome e fica ao lado de uma feirinha de artesanato, local que pode ser interessante para compras de souvenirs e lembranças de Campos do Jordão. A feirinha é pequena e apertadinha, mas vale dar uma passada por lá já que fica no caminho entre a estação e a próxima atração deste roteiro.

Uma atração nova e bem legal na Vila Capivari é o Iceland, um bar onde tudo é feito de gelo, copos, paredes e esculturas. Para encarar os -15ºC dentro do bar, o turista recebe roupas especiais e tem direito a uma bebida, que ajuda a esquentar e deixa o passeio mais animado.

Igreja de São Benedito - Vila Capivari - Campos do Jordão-SP
Igreja de São Benedito
André Morato
Iceland

Próximo ao Iceland está o Pastelão do Maluf, uma das opções de lanches mais tradicionais de Campos do Jordão. O local vende pastéis gigantes, são 32cm de largura e várias opções de sabores. O Maluf do nome tem relação com o famoso político, que foi fotografado comendo um pastel por lá e apareceu em diversos meios de comunicação, dando fama ao lugar.

Se o sol estiver forte durante a tarde, um gelato para refrescar pode cair muito bem. A Campos Gelato é a responsável pela venda da refrescante sobremesa, que até parece sorvete mas é bem mais gostoso.

Pastelão do Maluf - Vila Capivari - Campos do Jordão-SP
Pastelão do Maluf

Para o jantar, se você quer fondue por um preço mais justo, vá até o Cantina Itália, que vende a sequência de fondue (fondue de queijo + carne + chocolate) por R$55 por pessoa, para comer à vontade. Já o restaurante Becko Paris oferece o Churrasco Trio (picanha + frango grelhado + linguiça toscana na chapa), uma opção de petisco para acompanhar os chopp’s Heineken e Amstel da casa. Outras boas opções são o restaurante Maná e o Villa di Phoenix, certamente você será abordado pelos funcionários durante as caminhadas pela vila.

A Cervejaria Baden Baden é um dos locais mais disputados da Vila Capivari, graças à fama da Cerveja Baden Baden, que é fabricada na cidade. Dá pra provar as cervejas da marca (eu gosto muito da Witbier) e provar os deliciosos petiscos do local. Quem quiser ainda pode dar um pulinho na fábrica da Cerveja Baden Baden, que fica próximo à entrada da cidade, um pouco longe da Vila Capivari.

Restaurante Villa di Phoenix - Campos do Jordão-SP
Villa di Phoenix

Durante o inverno, acontece na Vila Capivari o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com várias atrações culturais em diversos pontos da Vila. Alguns shows e apresentações acontecem gratuitamente na Praça Central, com artistas nacionais e internacionais.

Campos do Jordão possui ainda outros passeios bem legais porém fora da Vila Capivari como o Palácio da Boa Vista e o Mosteiro de São João, aqui tem mais dicas de atrações em Campos do Jordão, além da opções já citadas.

Viagem realizada em dezembro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

12 respostas

  1. Acabei de chegar a Campos do Jordão, vindo de João Pessoa (Pb), e com certeza vou aproveitar essas dicas todos que você deu. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados