Durante o planejamento de uma viagem é muito importante escolher um bom hotel, selecionar os passeios que pretende fazer e definir bons locais para o almoço e o jantar. Se você é amante de roteiros gastronômicos, você vai se encantar com Aracaju, não somente pela grande quantidade de opções mas pela variedade gastronômica, já que boa parte dos restaurantes possui cardápio com iguarias típicas do estado de Sergipe. Com tanta variedade, senti a necessidade de criar este post mostrando locais onde comer em Aracaju, para ajudar você a montar o seu roteiro gastronômico por esta bela cidade.
Estive por duas vezes em Aracaju, almocei e jantei em diversos restaurantes e procurei ir em diferentes opções a cada dia. Eu adoro provar as comidas típicas de outros estados, penso que isso é uma das coisas mais gostosas durante uma viagem.
NAVEGUE PELO POST
Toggle12 lugares onde comer em Aracaju
Nada como começar nosso roteiro na região gastronômica mais importante de Aracaju, a Passarela do Caranguejo. São diversas opções e os mais variados cardápios, com grande parte se especializando em iguarias nordestinas.
1 – Cariri – Passarela do Caranguejo
O Cariri é um restaurante e casa de forró muito tradicional em Aracaju. O ambiente é animado e super decorado, com um forró pra lá de animado. Uma boa opção por lá é a moqueca de peixe com camarão, com posta de peixe cozido no leite de coco. Vale experimentar a casquinha de caranguejo, um dos destaques da casa.
🦀 A minha experiência no Cariri


2 – Algo Mais Beach – Passarela do Caranguejo
O Algo Mais Beach possui dois ambientes, além de um espaço kids para as crianças. O cardápio é bastante variado e destaco o Camarão Crocante, prato com camarão frito e um molho com queijo servido dentro de um abacaxi. O espetinho de picanha do Algo Mais também é uma delícia e vem acompanhado de farofa e vinagrete.
🦐 A minha experiência no Algo Mais Beach


3 – Rei da Sopa – Passarela do Caranguejo
Apesar do nome Rei da Sopa, o prato principal e mais famoso do restaurante não é uma sopa. A Macaxeira ao Forno de Charque é uma delícia e faz o maior sucesso na capital sergipana, mas eu também provei a sopa de macaxeira e não me arrependi, estava muito boa.
🥘 A minha experiência no Rei da Sopa


4 – Pitú com Pirão da Eliane – Orla de Atalaia
O Pitú com Pirão da Eliane é um dos destaques entre os locais onde comer em Aracaju e possui cardápio com pratos á base de frutos do mar. Com ambiente charmoso e familiar, é difícil escolher o que comer, é tudo muito gostoso. A porção de aratu estava de lamber os dedos, mas a moqueca de peixe com camarão estava espetacular, com tempero sem igual. Provei ainda o pirão de leite, achei mais suave que o tradicional.
🥘 A minha experiência no Pitú com Pirão da Eliane


5 – Pastel da Jane – Orla de Atalaia
O pastel mas sequinho de Aracaju é do Restaurante Pastel da Jane, frito com gordura vegetal e vários recheios, bacalhau, aratu, camarão, carne, queijo, charque, frango, palmito, banana e brigadeiro. O local ainda possui escondidinho de charque (e outros sabores) que vale a pena provar.
🥧 A minha experiência no Pastel da Jane


6 – Mar da Espanha – Praia de Aruana
O restaurante Mar da Espanha é também uma barraca de praia e possui boa estrutura. O cardápio oferece caranguejo, porções de carne, espetinhos, pastel e até caldos. Provei um caranguejo e uma porção de carne de sol, mas o preço é bem puxado. Se colocar na balança a qualidade e estrutura, vale o preço.


7 – Duna Beach – Praia do Refúgio
A Praia do Refúgio é pouco badalada mas há um restaurante por lá que vale passar um dia inteiro, o Duna Beach. Com ambiente agradável contendo diversos lounges, redes e mesas, toda a estrutura fica sob as areias da praia. O Duna Beach alia as culinárias italiana e sergipana em alguns pratos, como o nhoque com frutos do mar. A moqueca de peixe e camarão ao molho de leite de coco vem com arroz, pirão e farofa, ótima pedida para o almoço. Pra fechar, pratique a terapia dos aracajuanos, peça caranguejo.
🦐 A minha experiência no Restaurante Duna Beach


8 – Orla Pôr do Sol – Praia do Mosqueiro
O pôr do sol mais lindo de Sergipe é na Orla Pôr do Sol, onde há feirinhas que vendem iguarias típicas como cocadas, pastel, caldos, canjica e rosquinhas. Por ali, há também o Bar do Kid, que vende o delicioso pastel de aratu, vale a pena provar.


9 – Restaurante Caçarola – Mercados Municipais
Já pensou em comer um “camarão de cueca”? E uma “moça virgem”? Calma, não se assuste, este são os nomes de alguns pratos do Restaurante Caçarola, um dos mais tradicionais de Aracaju, localizado dentro de um dos Mercados Municipais. Camarão de cueca é uma deliciosa moqueca de camarão e moça virgem é um sorvete de tapioca.
🥘 A minha experiência no Restaurante Caçarola


10 – Cantina La Mamma Pizzaria – Jabotiana
Quem é que resiste a uma boa pizza? A Cantina La Mamma fica no bairro de Jabotiana, é um pouco longe da Orla de Atalaia. Mas se não quiser ir lá, pode pedir pra entregar no hotel. Entre os tradicionais sabores de pizzas doces e salgadas, há opções exclusivas de recheios como camarão e charque.
🍕 A minha experiência na Cantina La Mamma

11 – Restaurante Kaju do Hotel Quality – Coroa do Meio
O Hotel Quality possui um bom restaurante, aberto aos hóspedes e ao público em geral. Toda sexta feira, o local serve feijoada, onde paga-se um valor e poderá comer à vontade, com direito à sobremesa. Algumas pessoas não comem feijoada por não gostarem de alguns ingredientes, mas no Quality isso não será problema, já que todos os ingredientes estão em recipientes separados, assim você come somente aquilo que gosta.

E você, tem outras opções de onde comer em Aracaju? Conte pra gente nos comentários!
Viagens realizadas em abril de 2016 e janeiro de 2017
Oi André! Fui a Aracaju e usei e abusei de todas as suas dicas! Só uma ressalva, o restaurante Bada Grill fechou.:(
Muito obrigada por sua ajuda!!
Ah que bom Mayumi, fico feliz em ajudar você.
Que pena o Bada Grill ter fechado, era um dos melhores restaurantes da cidade.
Vou atualizar lá no post, obrigado por avisar!
Boa noite,
Hoje dia 22/06/2019 fui no restaurante Caçarola. Infelizmente, só tenho coisas ruins a dizer. Esperei 2 (duas hioras) por uma carne de sol de carneiro. O prato não chegou e sair sem comer. Um triste fim deste restaurante. Parece que tem uma comida boa, porém não tem estrutura para servir. Péssimo.
Oi Rodrigo, que pena a sua experiência ter sido ruim por lá, lamento!