logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » São Paulo » Aparecida » Basílica Velha de Aparecida, a Basílica Matriz – SP

Basílica Velha de Aparecida, a Basílica Matriz – SP

Símbolo da Capital Mariana do País, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Basílica Velha de Aparecida é um símbolo de fé e religiosidade dos romeiros que visitam Aparecida-SP. A Basílica é uma construção no estilo barroco tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico localizada em Aparecida, a Capital Mariana do País.

Seu estilo barroco é marcado por duas torres e sinos e seu altar-mor e retábulo foram esculpidos em mármore de Carrara, na Itália. O som de seus carrilhões emociona devotos e turistas às 12h e às 18h. Um belíssima imagem de Nossa Senhora Aparecida está localizada ao centro do altar-mor.

Basílica Velha de Aparecida

Construída em 1745, a Basílica Velha foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sendo considerada símbolo de fé e devoção. É um dos locais mais visitados em Aparecida. Para ir de carro até a Basílica Velha de Aparecida, há uma entrada à direita, logo após a entrada principal da cidade. Assim que avistar o Hotel Faenician, vire à direita e siga as placas para chegar até lá.

Basílica Velha de Aparecida - São Paulo
Basílica Velha de Aparecida - São Paulo
Basílica Velha de Aparecida - São Paulo

Muitas pessoas optam por chegar até lá atravessando pela Passarela da Fé, em um caminho de oração e pagação de promessas. Caminhar por esta passarela para ir de uma Basílica a outra é um dos passeios obrigatórios em Aparecida, o percurso possui 500 metros de extensão e fica bastante movimentado nos finais de semana e feriados.

Passarela da Fé - Santuário Nacional
Passarela da Fé

Um pouco da história da Basílica Velha de Aparecida

A primeira igreja foi construída em 1745 no Morro dos Coqueiros, hoje conhecido como Praça Nossa Senhora Aparecida, e acolheu multidões durante 145 anos. Era de taipa e pilão. A Basílica já recebeu várias reformas ao longo de sua história e as datas são cravadas em suas imponentes paredes externas. Duas grandes reformas foram realizadas nos anos de 1760-1780  e 1824-1834.

Basílica Velha de Aparecida - São Paulo

A atual Matriz Basílica foi inaugurada em julho de 1888, sendo um acréscimo a primeira construção. Em 1908, a Basílica Velha recebeu do Vaticano o título de Basílica de Aparecida. A última reforma começou no ano de 2004 e foi concluída em fevereiro de 2015, onde foram reparados detalhes internos e externos da Matriz, além da recuperação de janelas e peças de mármore do presbitério e altar. Pisos, paredes e telhados também foram reformados.

Feirinhas

Na rua que dá acesso à Basílica Velha, há diversas feirinhas de artesanato, que vendem diversos produtos, desde imagens sacras à lembranças da cidade. São dezenas de lojinhas que ficam lado a lado em um “morro íngrime”. Muitas pessoas descem ladeira abaixo passando pelas lojas e seguindo rumo à Igreja de São Benedito, outro importante ponto turístico de Aparecida.

Rua em frente à Igreja Matriz

Dica: Não deixe de visitar a Basílica Velha de Aparecida, um dos símbolos de fé e devoção na cidade. Você pode realizar esta visita no mesmo dia em que visitar o Santuário Nacional de Aparecida e chegar até lá pela Passarela da Fé. Depois você pode retornar ao Santuário Nacional pela Passarela, e continuar a sua visita a este grandioso templo mariano. Outras informações sobre a Basílica Velha como horário de missas podem ser encontradas no portal A12.

Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida – Basílica Velha
Praça Nossa Senhora Aparecida 01
Centro – Aparecida/SP
(12) 3105-1517
www.paroquiadeaparecida.com.br

Viagem realizada em dezembro de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

26 respostas

  1. Apenas uma pequena correção: a Basílica Velha não recebeu o título de Basílica pelo Vaticano, pois o Vaticano não existia na época, foi criado apenas em 1929 pelo Mussolini.

    1. Oi Lucca.
      A sua informação é verídica, pesquisei aqui e vi que realmente o Vaticano foi criado em 1929.
      Esta informação que publiquei no blog foi retirada de fontes confiáveis como Canção Nova, mas vou verificar a informação correta e atualizar o post.
      Muito obrigado.

    2. O Estado do Vaticano pode ter sido fundado em 1929 (obviamente, não por Mussolini, que apenas deu a Igreja a posse de terras que já eram dela desde a época do império romano), mas a Igreja Católica Apostólica Romana já existe há mais de 2000 anos, celebrando missas em catacumbas, quando ainda não tínhamos o direito de ter templos religiosos. A expressão “pelo Vaticano”, quer dizer “por Roma”, sede da Igreja, onde está a pedra sobre a qual foi erigida. O ano de fundação do Estado político do Vaticano em nada interfere no fato de que quem manda na Igreja do mundo inteiro é Roma.

  2. Olá, amigo, tudo bem ? Ainda não consegui visitar a “basílica velha”, mas olhando as fotos, os padrões externos e até mesmo o ano de construção da matriz, devo dizer que é um equivoco enorme dizer que essa igreja segue estilo barroco, quando tudo indica que é neoclássica. Abraço e parabéns pelo texto.

      1. É nítido o acalento da igreja , é preso dizer que é Barroca, bem parecida com Igreja de São Francisco de Assis em São Paulo.

        1. Não visitei a Igreja antiga, Mas pelo que estou vendo na foto acima publicada, ela tem mini balcões com revestimentos em torno de madeira e parece revestida com dourado, esse revestimento envolve tbem os arcos, bem parecido com as Igrejas Barrocas de Ouro Preto, pode ter ávido mistura de matérias, ocasionando mistura entre Barroco e outro estilo.

  3. Sou Mauro e moro em Lins, a 460 km de São Paulo. Já fui a Basílica Velha de Aparecida 4 vezes, a última vez que fui foi a 2 meses vale apena visitar Aparecida do norte, você se sente mais puro quando sai de lá.

  4. Visito Aparecida pois a minha fé é imensa e sempre vou agradecer por realizações dos meus pedidos, sinto que a força da nossa mãe é maior que tudo, tenho orgulho de ver como tudo é organizado, ontem estivemos agradecendo a nossa mãe. Fiquei apreensiva com tanta gente e o pior, uma fila imensa das mulheres necessitando usar os banheiros, os de deficientes estavam fechados, minha filha foi até o banheiro pedir a chave mas ninguém tinha, só dois banheiros abertos e uma enorme fila ao chegar. Dentro da entrada dos banheiros estava uma moça da limpeza sentada e a outra parada conversando, os banheiros a maioria fechados e os fieis passando necessidade, espero que seja tomada providência agradecida.

  5. Olá! segue informação sobre o estilo da Basilica: Sua importância histórica foi reconhecida em 1982, quando, após 100 anos da sua inauguração, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

    De estilo barroco, o projeto original das pinturas da Basílica Velha foi elaborado pelo Irmão Redentorista Maximilian Schmalz, que o enviou da Alemanha. São de sua autoria também o missal com iluminuras e os quadros da Via Sacra. Estes projetos foram executados na Basílica pelos religiosos pintores, Ir. André Speer e Ir. Bento (Joseph) Hübl, ambos alemães, em 1904.

    fonte: https://www.a12.com/santuario/noticias/basilica-velha-primeiro-santuario-de-nossa-senhora-aparecida

  6. Estou há dias tentando falar na basílica e o telefone do site diz que não é possível completar a ligação.
    Consegui na recepção do hotel outro número, ligo várias vezes ao dia e ninguém atende.
    Como faço para marcar uma missa ?É possível marcar uma missa numa sexta feira as 16 horas para um grupo de 50 pessoas?

  7. Olá André Morato ,eu pesquisei sobre a pia batismal e não encontrei nada.
    De que século ela é, como foi feita ,se foi doação e o formato da “tampa”. Achei lindíssima e queria saber um pouco sobre ela

    1. Oi Izamara tudo bem?
      Infelizmente não tenho mais informações sobre a pia batismal, mas tente entrar em contato com a assessoria do Santuário Nacional que certamente eles irão te responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados