Quem visita Gramado sabe que o chocolate estará em alguma parte do seu roteiro, a cidade possui diversas marcas de chocolates produzidos de forma artesanal, cada um mais delicioso que o outro. Um passeio super legal na cidade que envolve chocolates é o Mundo do Chocolate da Lugano, um passeio para crianças e adultos.
Localizado na Avenida Borges de Medeiros no Centro de Gramado, o Mundo do Chocolate possui várias esculturas feitas com o doce, onde são homenageados diversos pontos turísticos do mundo inteiro. Visitei o local durante o Blogueiros em Gramado, um encontro de blogueiros que aconteceu na Serra Gaúcha.
Mundo do Chocolate
Inaugurado no ano de 2015 o Mundo do Chocolate é um dos novos atrativos de Gramado, um passeio “super doce” que encanta até que não é fã de chocolate. Logo na entrada, há uma fonte de chocolate com uma vila suíça ao redor, já encantando os turistas e criando ainda mais expectativas em relação ao passeio. O local pertence à um combo de atrações, que agrega ainda o Ice Bar Boreal e a Cervejaria Rasen Bier. Comprando as 3 atrações, você consegue um desconto.
Recebi as boas vindas de um guia, que me encaminhou até a primeira sala de exposições. Dali em diante, o passeio é muito bem explicado por um guia virtual, que começa as suas explicações assim que o visitante adentra cada uma das salas.
O passeio narra a história do Sr. Suísse e sua neta Avelã, antigos moradores de uma fábrica de chocolate localizada na cidade de Lugano na Suíça. Avelã tinha um sonho, conhecer o mundo, assim seu avô resolve recriar diversas esculturas famosas no mundo inteiro, tudo feito com chocolate maciço. Após visitar diferentes destinos, os dois chegam à Gramado, local que Avelã escolheu para recriar suas próprias esculturas de doce, relembrando os lugares por onde passou.
O aroma de chocolate pode ser sentido em todos os momentos do passeio, #OsChocolatrasPiram. Em cada sala visitada, uma surpresa. O ambiente possui temperatura de 18ºC para conservar os chocolates. Todas as obras são sinalizadas, contando detalhes como peso, altura, técnicas e materiais utilizados e tempo de produção.
É possível ver esculturas de locais famosos como o Taj Mahal, as Pirâmides do Egito, os animais africanos, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade, além de alguns pontos turísticos da região como o Portal de Gramado e a Cascata do Caracol.
Fiquei admirando a Torre Eiffel, de quase 4 metros de altura, curti muito uma gôndola com um barquinho e um rio de chocolate, que faz referência à Veneza e me impressionei com a Muralha da China, a peça mais pesada do acervo, são 6 toneladas de chocolate maciço.
Algumas esculturas impressionam pela riqueza de detalhes, outras pelo tamanho, cada uma mais interessante que a outra. Vale lembrar que tudo feito foi artesanalmente, o que enriquece ainda mais o trabalho. Ao todo são mais de 200 peças em exposição que, juntas, somam 30 toneladas de chocolate.
A última parte do passeio é também a mais gostosa: a degustação de chocolates. É possível provar o chocolate ainda quentinho, que acabara de ser produzido. Você ainda poderá provar algumas barrinhas de chocolate e colocar confeitos na sua degustação. No dia da minha visita, além dos chocolates havia palha italiana para degustação, que delícia de doce.
O Mundo do Chocolate Lugano ainda oferece a compra de fotografias feita por profissionais durante a sua visita e oficina para a produção de chocolates personalizados, podendo levar “a sua arte” como lembrança pra casa. Difícil será não comer essa deliciosa lembrancinha.
Após a visita ao Mundo do Chocolate, passe pela loja oficial dos Chocolates Lugano e compre chocolates para levar pra casa, se você não comprar vai se arrepender. Tem vários kits de chocolates que são ótimos presentes.
Outra boa dica é ir ao Café Et Pâtisserie, que fica anexo à lojinha oficial da Lugano, para tomar um delicioso chocolate quente, com opções de chantilly, marshmallow, menta e até com avelã. Eu provei o chocolate quente tradicional, é uma delícia e a quantidade é bem generosa. Pedi um pra Kaká e eu experimentarmos e não conseguimos tomar tudo.
Quanto custa? Funcionamento
O ingresso para visitar o Mundo do Chocolate custa R$35 para adultos, R$28 para crianças de 6 a 12 anos / estudantes / idosos. O Mundo do Chocolate Lugano funciona de domingo à quinta feira, de 9h30 às 20h, sexta e sábado também abre às 9h30 mas vai até as 21h30.
O passeio é bem legal e vale a pena fazer. Todo o passeio (museu + degustação + compras) dura cerca de 1h.
Mundo do Chocolate Lugano
Av. Borges de Medeiros 2497
Centro – Gramado-RS
(54) 3295-5973
Viagem realizada em outubro de 2017
Pingback: Boreal Ice Bar Gramado Parque Temático