logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » São João Del Rei » O que fazer em São João Del Rei-MG

O que fazer em São João Del Rei-MG

São João Del Rei é uma das cidades mais importantes de Minas Gerais, possui um lindo e conservado centro histórico com diversas obras do século XVIII que abriga igrejas, museus, monumentos, casarões coloniais, capelas do passos, pelourinho e muito mais. A cidade fica pertinho de Tiradentes, e pode ser combinada com a “vizinha famosa” em uma viagem de final de semana. Neste post você confere o que fazer em São João Del Rei, a cidade possui atrações para um dia inteiro e até mais, de acordo com o que você busca.

É claro que Tiradentes possui uma melhor infra estrutura turística, mas em contrapartida São João Del Rei possui hospedagens mais em conta, aliviando um pouco do orçamento da sua viagem. Apesar de ser bem maior que Tiradentes, São João Del Rei ainda carrega consigo tradições de pequenas cidades interioranas como a receptividade dos mineiros e a comunicação por sinos, que avisam a população em relação às missas e procissões.

O que fazer em São João Del Rei

Apesar ser considerada por muitos como ponto de parada para Tiradentes e outras cidades da região, para mim São João Del Rei é um destino incrível e merece pelo menos um dia inteiro, tenho certeza que todos que visitam a cidade ficam impressionados com a riqueza de suas igrejas, o acervo de alguns museus e os lindos casarões coloniais que a cidade ainda abriga.

Ponte da Cadeia e Prefeitura

Caminhar pelo Centro Histórico

O centro histórico da cidade está recheado de atrativos como igrejas, museus, casarões coloniais e diversas outras construções históricas, é uma das coisas mais interessantes a se fazer em São João Del Rei. Através de uma caminhada, é possível conhecer as atrações mais interessantes, sem precisar subir ou descer grandes ladeiras, já que boa parte do percurso é plana.

Aqui tem um roteiro completo pelo Centro Histórico de São João Del Rei, um dos mais bonitos e conservados de Minas Gerais. Dá para conhecer tudo em apenas um dia, com a vantagem de poder combinar um final de semana na cidade e também em Tiradentes, que fica a poucos minutos da cidade.

Museu de Arte Sacra

Conhecer a história das igrejas

São João Del Rei possui lindas igrejas, com construções que datam de 1708, ou seja, mais de 300 anos. E para o passeio ficar mais interessante, é importante saber a história de cada igreja, para entender o significado das obras e a importância de cada templo. Para isso, temos um post contando a história das igrejas, o ano de sua construção e como visitá-las atualmente.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - O que fazer em São João Del Rei-MG

Tirar fotos na rua da Igreja do Carmo

Localizada no coração do centro histórico, a Rua Getúlio Vargas é uma das mais importantes e um dos pontos mais fotogênicos da cidade. Caminhando por ela no sentido Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a vista antes de chegar ao templo é composta por casarões coloniais, capela dos passos, ruas de paralelepípedo e a suntuosa construção ao fundo, um cenário lindo e encantador, que rende belas fotos.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo - O que fazer em São João Del Rei-MG

Dar um pulinho em Tiradentes

Localizada a apenas 15 minutos de São João Del Rei, Tiradentes é uma das mais importantes cidades de Minas Gerais, possui uma ótima infra estrutura para o turismo e abriga outro lindo e conservado centro histórico. Muitos turistas incluem em seu roteiro do que fazer em São João Del Rei, dar um pulinho em Tiradentes, dá pra ir até de Maria Fumaça mas eu falo sobre isso mais embaixo.

Centro Histórico de Tiradentes-MG

Admirar os casarões coloniais da cidade

Eles estão por toda a parte e cada um tem as suas particularidades quanto à beleza, arquitetura e também pela importância que tem para a história da cidade. Em minha última visita à cidade em 2020, grande parte dos casarões estavam muito bem conservados, inclusive com pinturas recentes.

Centro Histórico - O que fazer em São João Del Rei-MG

Provar as cervejas da Ovelha Negra

Para os amantes de cervejas artesanais como eu, a cidade possui uma ainda pequena cervejaria artesanal, chamada de Ovelha Negra. Eles produzem quatro estilos de cervejas (Pilsen, Witbier, Stout e IPA) e possuem um brewpub, onde é possível degustar todos os estilos e harmonizar com os bem elaborados pratos da casa. A cervejaria fica localizada na Rua Getúlio Vargas, próxima a Igreja do Carmo.

Tábua de Degustação - Cervejaria Ovelha Negra

Observar as casas tortas da Rua Santo Antônio

Caminhando pela rua à direita da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, chega-se a Rua Santo Antônio, conhecida como Rua das Casas Tortas. Esta icônica rua era o antigo caminho dos bandeirantes, é bastante estreita e possui casas com as paredes tortas, se integrando perfeitamente ao formato da rua. Outro ponto interessante para fotos, esta rua possui belos casarões coloniais e leva até a Capela de Santo Antônio.

Rua Santo Antônio (Casas Tortas)

Comprar doces e queijos no Mercado Municipal

Ele não é muito grande, mas possui uma grande riqueza histórica para a cidade. O Mercado Municipal de São João Del Rei está instalado em um prédio histórico, comercializa produtos como queijos, doces, cachaças, temperos e conservas, a oferta não é muito grande mas dá pra fazer boas compras por ali. A visita vale mais pelo valor histórico do que pela oferta de produtos.

Mercado Municipal - O que fazer em São João Del Rei-MG

Jantar nos melhores restaurantes da cidade

Não é tão recheado de opções como Tiradentes, mas São João Del Rei possui ótimos restaurantes, conheci algumas opções localizadas em seu centro histórico como o Monte Alverne e o Villeiros mas há diversas outras opções e aqui neste post você confere todas as dicas de onde comer em São João Del Rei.

Restaurante Monte Alverne

Fazer o passeio de Maria Fumaça

Um dos passeios mais interessantes para quem procura o que fazer em São João Del Rei, o passeio de Maria Fumaça é um dos únicos do gênero no país, dura cerca de 40 minutos e leva turistas até a linda Tiradentes, através da Estrada de Ferro Oeste de Minas, construída no final do século XIX.

Durante o percurso de cerca de 12 quilômetros, os turistas podem admirar as bonitas paisagens no entorno, além de estar em um dos mais importantes meios de transporte do passado. O passeio acontece aos finais de semana.

Maria Fumaça - O que fazer em São João Del Rei-MG

Se quiser ainda mais informações sobre o que fazer em São João Del Rei, não deixe de assistir ao vídeo que produzimos na cidade, em nosso canal do Youtube.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados