logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Santa Catarina » Blumenau » Oktoberfest e Fenarreco: Festas alemãs aqui no Brasil!

Oktoberfest e Fenarreco: Festas alemãs aqui no Brasil!

O estado de Santa Catarina recebeu no século XIX uma leva de imigrantes, principalmente alemães, que se instalaram principalmente no Vale do Itajaí. Isso fez com que o estado recebesse festas típicas alemãs, devido a grande quantidade de imigrantes. A Oktoberfest e a Fenarreco são as duas maiores festas alemãs que ocorrem no estado.

Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau é a maior festa alemã das Américas e uma das mais populares do Brasil. Criada (no Brasil) em 1984, a primeira edição da festa contou com mais de 100 mil pessoas em 10 dias de festa, sendo consumidos mais 100 mil litros de chopp.

Este número cresceu consideravelmente nas edições seguintes, e atualmente recebe cerca de 600 mil pessoas em 18 dias de festa sendo consumidos mais de 650 mil litros de chopp. E sabem o que isso significa? Mais de 1 litro de chopp por pessoa. É mole?

A Oktoberfest acontece no Parque Vila Germânica, um complexo de 26.000 m² da cidade de Blumenau/SC e recebe turistas de todo Brasil e de países vizinhos, fazendo de Blumenau o principal ponto turístico do estado no mês de Outubro.

Parque Vila Germânica - Oktoberfest de Blumenau-SC
Vila Germânica
Parque Vila Germânica - Oktoberfest de Blumenau-SC
Vila Germânica
Parque Vila Germânica - Oktoberfest de Blumenau-SC
Vila Germânica

Estrutura

Dentro do complexo, existem 6 pavilhões onde há diferentes atrações a todo momento. Além dos pavilhões, há várias lojas na chamada Vila Germânica, que vendem produtos típicos da festa e lembranças de Blumenau. A primeira coisa que os visitantes da festa procuram nas lojas é os canecos da Oktobesfest. A festa mostra toda a cultura alemã, tanto na dança como na gastronomia típica. Durante o evento, nos galpões, sempre há apresentações de danças típicas alemãs, com pessoas vestidas à caráter.

Na Rua XV de Novembro acontecem os desfiles, uma das maiores atrações da festa, com desfile de grupos de dança folclórica germânica, clubes de caça e tiro, charretes, brinquedos exóticos além de carros alegóricos e vários figurantes.

Oktoberfest de Blumenau-SC
Oktoberfest de Blumenau-SC
Oktoberfest de Blumenau-SC

Competições

A competição Chopp no Metro acontece sempre no setor 2 do Parque Vila Germânica, todos os dias às 21h45 e todos podem participar gratuitamente, desde que tenha mais de 18 anos. O concorrente que beber um metro de chopp (600ml) em menos tempo, sem babar ou tirar a tulipa da boca, vence a disputa. Eu gosto de beber um chopp mas nem me arrisquei nesta competição. Páreo duro!

Outra competição que ocorre durante a festa é o “Rei do tiro”, modalidade de tiro ao alvo organizada pela Sociedade dos Atiradores de Blumenau. Há também um espaço para crianças se divertirem, um parque de diversão com alguns brinquedos.

Tiro ao Alvo
Parque de diversões dentro da festa
Parque de diversões dentro da festa

Trajes Típicos

Durante a festa, várias pessoas usam trajes típicos alemães, inclusive este blogueiro e mais dois amigos estiveram à caráter, entraram no clima da festa e tornaram-se alemães mineirinhos. Que situação!

Bom, tirando uma pequena timidez no início, encarnamos o espírito da festa e fizemos um pequeno “sucesso” com o público, que às vezes pedia para tirar fotos. O balanço final foi positivo, e no dia seguinte estávamos lá, novamente com os trajes.

Dentro do evento e em várias lojas de Blumenau você pode comprar os trajes típicos, mas como eu era marinheiro de primeira viagem, mandei fazer a roupa aqui em Minas Gerias mesmo. Em Blumenau, ainda descobrimos que com traje típico, a entrada é gratuita. A entrada às sextas e sábados (melhores dias) custa R$20,00 por dia e os demais dias R$6,00. Estudantes pagam meia entrada.

Oktoberfest de Blumenau-SC

Mas o que é considerado um traje típico para a festa?

Mulheres: Blusa de tecido em tons claros, com mangas bufantes, acompanhadas do colete e vestidos típicos ou saias, com detalhes em renda e bordado, além de sapatos ou sandálias fechados, com meias brancas na altura do joelho.

Homens: Camisa de tecido com manga curta ou comprida lisa, em tons claros, ou xadrez com colarinho, bermuda de veludo, sarja, couro ou brim, com suspensório da mesma cor, sapatos fechados marrom ou preto com meias brancas. O uso do chapéu é opcional mas na minha opinião é indispensável para o traje.

Rainhas da Oktoberfest de Blumenau-SC
Realezas da festa

Programação da Oktoberfest

Em um determinado dia, a festa é especial para os idosos, chamada Festa da Melhor Idade, com entrada gratuita. Todos os dias acontece o Bierwagen, com distribuição gratuita de chopp nas ruas da cidade.

A banda mais famosa da festa, que toca praticamente em todos os dias é a banda Cavalinho. Além de cantar músicas típicas alemãs, duas dançarinas fazem coreografias agitadas (e muito engraçadas por sinal) e animam o público, que entra no clima e aprende a cantar as músicas. As mais famosas são “Ein Prosit” (“um brinde” em alemão) e “Jetzt Geht´s Los” e são fáceis de serem decoradas.

Banda Cavalinho - Oktoberfest de Blumenau-SC
Banda Cavalinho
Banda Cavalinho - Oktoberfest de Blumenau-SC
Banda Cavalinho
Oktoberfest de Blumenau-SC
Oktoberfest de Blumenau-SC

Gastronomia

Nos pavilhões da festa, você poderá provar as cervejarias artesanais como Bierland, Eisenbahn e Das Bier, todas produzidas na região. Eu experimentei o chopp mais forte da festa, um chopp escuro e muuuuuuito forte e sinceramente, não consegui beber ele todo pois era muito amargo.

Quanto à gastronomia da festa, você poderá provar famosos pratos da culinária alemã. O “Kassler” é uma costeleta de porco, com salsichas branca e vermelha, purê e chucrute. O “Eisbein” é joelho de porco com purê, chucrute e salsichas branca e vermelha. Já o “Marreco Recheado” é mais completo, servido com arroz, repolho roxo e purê de batata e de maçã.

Oktoberfest de Blumenau-SC

Fenarreco

Além da Oktoberfest, outra grande festa alemã que acontece no estado de Santa Catarina é a Fenarreco, realizada em Brusque/SC. A festa vem crescendo ano após ano e em 2012 foram 11 dias de festa, recebendo cerca de 100 mil pessoas. A programação da festa segue os moldes da Oktoberfest, com desfiles em carros alegóricos, festa para melhor idade, festa para as crianças com entrada gratuita e apresentações de grupos folclóricos. Na Fenarreco também é possível provar os pratos típicos da culinária alemã.

Fenarreco - Brusque-SC
Fenarreco - Brusque-SC

Vale a pena ir?

Para quem pretende ir à Oktoberfest de Blumenau, posso afirmar que é um programa excelente. Além da festa ser ótima, organizada e muito divertida, você ainda tem várias opções de passeios em Blumenau, aqui tem um roteiro com algumas atrações. Próximo a Blumenau, há outras atrações interessantes como o Parque Beto Carrero, que fica em Penha, o Parque Unipraias, localizado em Balneário Camboriú e Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil.

Viagem realizada em outubro de 2011

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

7 respostas

  1. Fenarreco é excelente… O delicioso marreco recheado ninguém esquece…Hummmmm

    Oktoberfest é perfeita!!! Muito chopp gelado, comidas típicas,segurança e organização impecáveis…

    Recomendo!!!!

  2. Huuuummmmmmmmmm Bom demais, já é a 9ª vez que vou e se me convidarem mais 9 eu voltarei. Só preciso de ferias e didimmmm. Povo bonito, educado, cidade muito linda, toda florida e muito muuuuuuiiiito chopp para consumir. Até semana que vem. Vejo voces na OKTOBER 2013

    1. Boa festa Maria Virgínia. Esse ano estarei empenhado no projeto “Nos Caminhos de Minas” e vamos viajar por Minas Gerais. Mas quem sabe no ano que vem estaremos de volta na Oktoberfest. Vontade não nos falta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados