logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Onde comer em Gonçalves-MG

Onde comer em Gonçalves-MG

A gastronomia é um dos pontos fortes do turismo em Minas Gerais, a culinária mineira é realmente deliciosa e conta com diversos pratos de dar água na boca. Em Gonçalves não é diferente, o destino localizado no sul do estado, possui a gastronomia como um de seus pilares, contando com boas e variadas opções. Durante minha viagem a esta encantadora cidade, pude conhecer algumas opções de locais onde comer em Gonçalves e fiquei ainda mais encantado com este destino, que muito me surpreendeu.

Há várias opções que oferecem cardápios com base na culinária mineira, com a vantagem de contar com a boa oferta de produtos orgânicos presente na cidade e nos arredores, mas a cidade conta também com cozinha nacional e internacional. Neste post você vai conferir algumas opções de petiscos, pratos da cozinha contemporânea, massas, lanches, sorvetes veganos e até cervejas artesanais.

Mas é necessário se atentar a um detalhe importante: a grande maioria dos restaurantes de Gonçalves só funciona nos finais de semana, período em que a cidade costuma receber uma maior quantidade de turistas. Há bons restaurantes na área central e alguns na zona rural, as melhores opções para você irão depender do local em que estará hospedado. Tá curioso para saber quais são os melhores locais onde comer em Gonçalves? Confira agora!

Onde comer em Gonçalves

Antes de iniciar a minha lista, quero deixar registrado duas ótimas opções de locais que gostaria de ter visitado, mas que não estavam funcionando, ambos por motivos pessoais. O primeiro é o Restaurante da Vilma, um dos mais tradicionais da cidade, que oferecia comida simples e à vontade, por um valor predeterminado. Fechado por precaução desde o início da pandemia por conta da proprietária ser idosa, não tem previsão de retorno, uma pena, pois, pelo que me falaram, a comida era deliciosa.

Outra opção que fiquei apenas na vontade é o Restaurante Sabores da Mantiqueira, um pequeno bistrô com uma década de história, que possui um ambiente simples e agradável, oferecendo escondidinhos, strogonoff, caldos, sobremesas e o bisquíche, este último uma invenção do local, um sanduíche que utiliza biscoito de polvilho ao invés de pão, com quatro opções de sabores. O Sabores da Mantiqueira estava fechado por problemas pessoais, mas deve reabrir em breve, então vale a pena incluí-lo em seu roteiro.

Restaurante Chalezinho

O Restaurante Chalezinho oferece opções da culinária mineira e conta com dois ambientes, um externo e bastante arejado e outro interno e mais reservado, ótimo para o jantar. O atendimento é bom e os pedidos ficam prontos rapidinho. Por aqui eu tomei uma cerveja que estava hiper gelada e pedi o prato do dia, a Costelinha Mineira.

Composto por uma costela assada na chapa com alguns acompanhamentos, o prato é ideal para matar a fome de duas pessoas, é uma delícia. A casa conta com alguns petiscos e outros pratos, que são muito elogiados por lá. Os preços são justos e o local aceita cartões de crédito e funciona de quarta à domingo.

Rua Antônio Caetano da Rosa 229 – Centro – (12) 99653-8077

Restaurante Chalezinho
Restaurante Chalezinho - Onde comer em Gonçalves-MG

Restaurante San Benedetto

Antes chamado de Quintal da Bel, o Restaurante San Benedetto é uma ótima opção de local onde comer em Gonçalves, oferecendo um ambiente super agradável, com decoração recheada de flores, folhas e objetos rústicos. O cardápio conta com petiscos, pratos da culinária mineira e massas, além de caipirinhas e cervejas artesanais produzidas na cidade.

A porção de Bolinha de Queijo é uma ótima pedida para a entrada e o Mexidão Mineiro é o carro chefe da casa, prato premiado em um concurso gastronômico da região, que é servido dentro de uma folha de couve. Na parte de massas, provei o Nhoque à Bolonhesa, outra ótima opção no cardápio. Aqui são aceitos cartões de crédito e a casa abre todos os dias.

Rua Capitão Antônio Carlos 195 – Centro – (35) 99142-9206

Restaurante San Benedetto
Bolinhas de Queijo - Restaurante San Benedetto - Onde comer em Gonçalves-MG
Mexidão Mineiro - Restaurante San Benedetto

Cervejaria 3 Orelhas

Responsável por produzir uma IPA que foi medalha de prata em uma premiação nacional, a Cervejaria 3 Orelhas fica na zona rural de Gonçalves, instalada em uma bonita fazenda. Aqui é possível realizar uma visita guiada pela fábrica e conhecer os processos de produção, além de curtir nada menos que 15 torneiras de chope no bar da fábrica.

Pude provar uma Belgian Saison e uma Kölsch, dois estilos ainda pouco tradicionais no Brasil, as cervejas são muito boas. O cardápio do bar da fábrica conta com petiscos e hambúrgueres e os ambientes são modernos e confortáveis, com direito a vista panorâmica para a região ao redor. O local conta com estacionamento e aceita cartões de crédito, funcionando todos os dias da semana.

Estrada da Terra Fria, km 5 Sítio Santa Fé – São Sebastião das Três Orelhas – (11) 94131-9899

Cervejaria Três Orelha
André Morato na Cervejaria Três Orelhas - Onde comer em Gonçalves-MG

Degustare | Ararosa

Instalado em um charmoso casarão, a Ararosa é outro interessante local onde comer em Gonçalves, um verdadeiro dois em um. De um lado do casarão está o Degustare, um empório e rotisseria que oferece comidas artesanais prontas para levar como tortas, quiches, massas, pães, bolos e hambúrgueres veganos.

Do outro lado está, de fato, a Ararosa, um pequeno bistrô que oferece antipastos, lanches, sobremesas, cafés e cervejas artesanais. Aqui eu pedi uma porção de Batata Rústica, que estava uma delícia, e provei uma Araukarien Weissbier, uma deliciosa cerveja artesanal de trigo, produzida em Santo Antônio do Pinhal. O local aceita cartões de débito como pagamento ou transferência por pix.

Rua Coronel João Vieira, 152 – Centro – (35) 99734-2794

Degustare Árarosa - Onde comer em Gonçalves-MG
Batatas Rústicas - Degustare Árarosa - Onde comer em Gonçalves-MG
Cerveja Artesanal Araukarien - Degustare Árarosa

Restaurante Mantiqueira

Oferecendo pratos simples com preços acessíveis, o Restaurante Mantiqueira é um dos locais onde comer em Gonçalves com melhor custo benefício. Localizado no centro, no caminho de volta da Cachoeira Sete Quedas, o restaurante possui ambiente simples e cardápio com opções de pratos individuais, que são muito bem servidos. A comida fica pronta em menos de 20 minutos e as opções são variadas, tem truta, parmeggiana, contra filé, filé mignon, filé de frango e omelete.

Por aqui provei a Parmeggiana de Filé, servida com molho, bastante queijo e batata frita. A Kaká provou o Filé Mignon, que estava bem passado. Além das carnes, é servida uma salada de tomate, alface, cenoura, beterraba e ricota como entrada, além de outro prato com arroz, feijão e farinha temperada. O local aceita cartões de crédito.

Rua Joaquim Ferreira Souza, 37 – Centro

Restaurante Mantiqueira - Onde comer em Gonçalves-MG
Restaurante Mantiqueira
Restaurante Mantiqueira - Onde comer em Gonçalves-MG

Padaria São Francisco

Localizada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, a Padaria São Francisco foi a minha primeira parada para lanchar em Gonçalves. Cheguei cedo à cidade a aproveitei para tomar o café da manhã nesta padaria, que possui uma fachada bonita e interessante, cheia de flores pintadas.

A padaria oferece diversos quitutes como pão de queijo, biscoito, cafezinho, salgados e pães, tudo isso a preços super em conta. Eu tomei um café da manhã reforçado por lá, já que havia acabado de chegar de viagem, com direito a pão de queijo e um pão recheado com presunto e queijo. O local aceita cartões de crédito.

Rua Coronel Procópio Ribeiro, 90 – Centro – (35) 3654-1209

Padaria São Francisco - Onde comer em Gonçalves-MG

Amama Sorvetes Artesanais

Um dos sorvetes mais gostosos que já comi na vida foi em Gonçalves, um sorvete orgânico, produzido com ingredientes naturais e veganos, de fabricação 100% caseira e sem conservantes. E a casquinha também é incrível, feita com milho não transgênico, isso sem falar nos sabores que dão água na boca só de comentar, coco queimado, amora, framboesa, physalis, etc.

A Amama está localizada no centro de Gonçalves e o responsável pela produção dos sorvetes é o Jay, um alemão muito simpático e receptivo, que resolveu criar os sorvetes depois que veio para o Brasil, descobrindo a quantidade de ingredientes nocivos à saúde que os sorvetes tradicionais possui. Os sorvetes são veganos, pouco adoçados, deliciosos, não deixe de provar! Os pagamentos podem ser realizados por transferência bancária. A única notícia ruim é que o local só funciona nos finais de semana, de 12h às 18h.

Rua Antônio Caetano da Rosa 227 – Centro – (35) 99724-1837

Amama Sorvetes Artesanais
Amama Sorvetes Artesanais - Gonçalves-MG

A Pioneira

A Pioneira está localizada na entrada da cidade de Gonçalves, uma excelente opção para compras de geleias, diversos tipos de queijos, antepastos, pimentas, doces, licores e cervejas artesanais. A variedade de itens é enorme e, durante a visita, é possível degustar algumas delícias da casa, o atendimento é bastante cordial.

Foi lá que comprei um delicioso Queijo Canastra meia cura, utilizado em algumas receitas que preparei com a Kaká na Pousada Morada do Luar, onde estava hospedado. Outra iguaria encontrada por lá é a Carne na Lata Xavante, que é produzida na cidade onde eu moro (Divinópolis). O local aceita cartões de crédito e funciona todos os dias até as 18h.

Rua Coronel João Vieira, 175-183 – Centro – (35) 99974-1512

A Pioneira - Geleias, Queijos e Condimentos
A Pioneira - Onde comer em Gonçalves-MG

A Senhora das Especiarias

Local que já se transformou até em ponto turístico de Gonçalves por sempre estar presente nos roteiros, A Senhora das Especiarias é uma loja especializada na fabricação e venda de geleias, chutneys, antepastos, conservas e molhos, está localizada na entrada da cidade. As criações assinadas pela Fernanda Kurebayashi fazem tanto sucesso que a casa possui até uma loja virtual, que envia os produtos para qualquer lugar do Brasil.

O local também oferece degustação mas o serviço foi interrompido durante a pandemia. Tem geleias de diversos sabores, eu gostei bastante da geleia de Cachaça e de Pimenta. O local aceita cartões de crédito e funciona até as 17h.

Avenida Francisco Tertuliano Ribeiro Neto 30 – Centro – (35) 3654-1450

A Senhora das Especiarias
A Senhora das Especiarias - Geleias artesanais
A Senhora das Especiarias - Onde comer em Gonçalves-MG

Gostaram das dicas de locais onde comer em Gonçalves? Já viu que tem opções para todos os gostos (e bolsos). Dá pra saber mais sobre os locais curtindo o vídeo abaixo, onde mostro alguns lugares por onde comi. E tem outras dicas de Gonçalves também, não deixe de assistir!

Gostou do vídeo? Aproveite para se inscrever em nosso canal e receber notificações de novos conteúdos.

Viagem realizada em janeiro de 2021

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

  1. Olá, André! Você deveria ter ido ao Restaurante Sauá, dentro da Pousada Bicho do Mato, a 7,5 km da cidade. É muito bom!!!!

    1. Fiquei sabendo deste restaurante mas infelizmente não consegui conhecê-lo. Espero fazê-lo em uma próxima visita.
      Obrigado pela dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados