O Complexo da Fumaça fica à 6 quilômetros do centro de Carrancas e possui um dos mais belos atrativos naturais da cidade, a Cachoeira da Fumaça. O complexo ainda possui outros atrativos como Cachoeira da Serrinha, Cachoeira do Luciano, Fundo da Fumaça, Véu de Noiva e o Poço da Pedra Furada. O complexo é um dos mais próximos do Centro de Carrancas e possui fácil acesso.
A Cachoeira da Fumaça
A Cachoeira da Fumaça é o primeiro atrativo natural do complexo, é uma das cachoeiras mais famosas de Carrancas e já foi palco de algumas novelas globais. Parada obrigatória para os turistas de Carrancas e cartão postal da cidade, a cachoeira possui uma queda de 15 metros e o nome “Fumaça” vem da fumaça que se forma quando a água bate com força nas pedras.
Esta é a única cachoeira de Carrancas que é pública. Que legal, dá pra se banhar nela sem ter que pagar aquelas taxinhas que os proprietários cobram né? Mas é aí que vem a notícia triste, a queda possui águas poluídas, sendo impróprias para banho. 😕 Mesmo que suas águas não fossem poluídas, o grande volume de água de suas quedas poderia ser um risco aos possíveis banhistas, então, resta admirar toda a beleza da cachoeira e só.
Um pouco mais à frente está a cachoeira Fundo da Fumaça, que possui uma pequena queda d’água mas também não é recomendada para banho pois possui as mesmas águas poluídas da Cachoeira da Fumaça.




Complexo da Fumaça
Após curtir a cachoeira, siga pela trilha e após uma pequena caminhada chegará à Cachoeira Véu de Noiva, formada pela junção de 2 córregos, sendo uma das cachoeiras mais altas de Carrancas com 40 metros de queda d’água. Com águas limpas e cristalinas, esta sim é recomendada para banho em seus vários poços, tanto no alto da cachoeira como na parte de baixo, após a queda.
No caminho para a Cachoeira Véu de Noiva, dá pra avistar a Pedra do Índio, uma rocha onde seu formato lembra o rosto de um índio. O complexo possui ainda a Cachoeira da Serrinha e Cachoeira do Luciano, porém não fui até elas.




Contrate um guia
Recomendo sempre procurar um guia para acompanhar você em todos os roteiros de Carrancas, pois apesar do complexo ser bem próximo à cidade e de fácil acesso, as trilhas não são sinalizadas e você poderá se perder. Minha indicação é o guia Jhonata (tel: (35) 9215-6458), indico ele desde 2013 aqui no blog e os leitores gostam muito do trabalho dele. Foi ele quem me guiou no Complexo da Fumaça e em todos os outros complexos de Carrancas, o menino sabe tudo do lugar.
Quer mais dicas de Carrancas? Confira aqui em nosso post índice.
Viagem realizada em outubro de 2013
4 respostas
André tem alguma pousada próximo do café da roça?
Oi Claudinha, o Café da Roça fica mais próximo da Cachoeira da Fumaça e um pouco distante da cidade. Vale a pena se hospedar na cidade mesmo.
Carrancas é linda, porém algumas cachoeiras são muito perigosas. Perdi dois amigos na cachoeira do Fumaça. Além do perigo do excesso de água, ela tem uma cratera de mais de 6 mts de profundidade. Muitas pessoas morreram ali..triste…
Verdade Ana!
Mas hoje ela está com placas proibindo o acesso a ela, pelas águas poluídas e pelo perigo.