logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Carrancas » Complexo e Cachoeira da Fumaça, Carrancas – MG

Complexo e Cachoeira da Fumaça, Carrancas – MG

O Complexo da Fumaça fica à 6 quilômetros do centro de Carrancas e possui um dos mais belos atrativos naturais da cidade, a Cachoeira da Fumaça. O complexo ainda possui outros atrativos como Cachoeira da Serrinha, Cachoeira do Luciano, Fundo da Fumaça, Véu de Noiva e o Poço da Pedra Furada. O complexo é um dos mais próximos do Centro de Carrancas e possui fácil acesso.

A Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é o primeiro atrativo natural do complexo, é uma das cachoeiras mais famosas de Carrancas e já foi palco de algumas novelas globais. Parada obrigatória para os turistas de Carrancas e cartão postal da cidade, a cachoeira possui uma queda de 15 metros e o nome “Fumaça” vem da fumaça que se forma quando a água bate com força nas pedras.

Esta é a única cachoeira de Carrancas que é pública. Que legal, dá pra se banhar nela sem ter que pagar aquelas taxinhas que os proprietários cobram né? Mas é aí que vem a notícia triste, a queda possui águas poluídas, sendo impróprias para banho.  😕  Mesmo que suas águas não fossem poluídas, o grande volume de água de suas quedas poderia ser um risco aos possíveis banhistas, então, resta admirar toda a beleza da cachoeira e só.

Um pouco mais à frente está a cachoeira Fundo da Fumaça, que possui uma pequena queda d’água mas também não é recomendada para banho pois possui as mesmas águas poluídas da Cachoeira da Fumaça.

Complexo da Fumaça - Cachoeira da Fumaça - Carrancas-MG
Cachoeira da Fumaça
Complexo da Fumaça - Cachoeira da Fumaça - Carrancas-MG
Cachoeira Fundo da Fumaça

Complexo da Fumaça

Após curtir a cachoeira, siga pela trilha e após uma pequena caminhada chegará à Cachoeira Véu de Noiva, formada pela junção de 2 córregos, sendo uma das cachoeiras mais altas de Carrancas com 40 metros de queda d’água. Com águas limpas e cristalinas, esta sim é recomendada para banho em seus vários poços, tanto no alto da cachoeira como na parte de baixo, após a queda.

No caminho para a Cachoeira Véu de Noiva, dá pra avistar a Pedra do Índio, uma rocha onde seu formato lembra o rosto de um índio. O complexo possui ainda a Cachoeira da Serrinha e Cachoeira do Luciano, porém não fui até elas.

Complexo da Fumaça - Cachoeira da Fumaça - Carrancas-MG
Poços próximos à Cachoeira Véu da Noiva
Complexo da Fumaça - Cachoeira da Fumaça - Carrancas-MG
Poços próximos à Cachoeira Véu da Noiva
Pedra do Índio - Carrancas-MG
Pedra do Índio
Cachoeira Véu da Noiva - Complexo da Fumaça - Carrancas-MG
Cachoeira Véu da Noiva

Contrate um guia

Recomendo sempre procurar um guia para acompanhar você em todos os roteiros de Carrancas, pois apesar do complexo ser bem próximo à cidade e de fácil acesso, as trilhas não são sinalizadas e você poderá se perder. Minha indicação é o guia Jhonata (tel: (35) 9215-6458), indico ele desde 2013 aqui no blog e os leitores gostam muito do trabalho dele. Foi ele quem me guiou no Complexo da Fumaça e em todos os outros complexos de Carrancas, o menino sabe tudo do lugar.

Quer mais dicas de Carrancas? Confira aqui em nosso post índice.

 Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

    1. Oi Claudinha, o Café da Roça fica mais próximo da Cachoeira da Fumaça e um pouco distante da cidade. Vale a pena se hospedar na cidade mesmo.

  1. Carrancas é linda, porém algumas cachoeiras são muito perigosas. Perdi dois amigos na cachoeira do Fumaça. Além do perigo do excesso de água, ela tem uma cratera de mais de 6 mts de profundidade. Muitas pessoas morreram ali..triste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados