logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Monte Verde » As atrações do Parque Oschin em Monte Verde-MG

As atrações do Parque Oschin em Monte Verde-MG

O Parque Oschin é um parque de natureza exuberante localizado em Monte Verde, uma atração nova que vem ganhando cada vez mais espaço no roteiro dos turistas que visitam o distrito, no sul de Minas Gerais. O parque é perfeito para todos os estilos de viajantes, seja uma viagem de casal, grupos, família, ou até mesmo sozinho, vale a pena visitá-lo, um lugar muito bonito e agradável para passar o dia.

Oferecendo algumas opções de lazer para crianças e adultos, o parque possui também um restaurante, que oferece petiscos e refeições, além de chopes e outras bebidas. Por ser uma atração nova, eu nunca tinha ouvido falar sobre o local, quem me apresentou foi o pessoal da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e logo me interessei pelo local, que é muito lindo.

Reservei uma manhã para conhecer o parque e valeu muito a pena. Se estiver com crianças, vale a pena reservar uma boa parte do dia, pois, além de uma natureza exuberante, é possível ter contato com alguns animais. Tem até um playground com alguns brinquedos, que faz a alegria dos pequenos.

Parque Oschin - Monte Verde-MG

Parque Oschin

Localizado em uma região mais alta e um pouco distante do centrinho de Monte Verde, o Parque Oschin oferece 50.000 metros quadrados de natureza exuberante, um parque muito agradável, onde as atrações podem ser admiradas através de uma leve caminhada por trilhas sinalizadas, de dificuldade leve.

Para chegar ao parque, é necessário percorrer um trecho em estrada de terra, algo muito comum em Monte Verde, estrada que está em boas condições. Devido à distância do centro de Monte Verde e do longo trecho em subida, recomendo ir de carro até o parque, mas para quem está acostumado a caminhar, são cerca de 1,4 quilômetros de distância da portaria do parque até a principal avenida do distrito. Há outros caminhos alternativos, mas não recomendo a ida por eles, principalmente em época de chuvas.

Parque Oschin - Monte Verde-MG

É possível observar pássaros, nascentes, araucárias e xaxins centenários, além de alguns animais que ficam pelo parque, tudo muito seguro, conectado com a natureza. O acesso ao parque funciona assim, você paga um valor para entrar e pode aproveitar o Day Use, podendo sair e retornar ao parque, caso queira.

A trilha que percorre todo o parque começa em frente a portaria, passando por hortas, lagos e muito verde, em meio a uma mata de araucárias, com alguns atrativos pelo caminho. Como estive no parque em janeiro, a casa do Papai Noel ainda estava por lá, atração que as crianças adoram. Vou citar, uma a uma, as atrações do Parque Oschin:

Casa do Papai Noel - Parque Oschin - Monte Verde-MG
Casa do Papai Noel
Parque Oschin - Monte Verde-MG

Lago da Nalu

Este lago abriga diversos patos e marrecos e suas águas são originadas das montanhas da região. Há alguns bancos ao redor do lago, para descansar e apreciar a natureza exuberante ao redor. O lago faz a alegria da criançada por conta dos animais. No caminho para a Pedra do Bento, há um redário ótimo para relaxar.

Parque Oschin - Monte Verde-MG

Pedra do Bento

Caminhado pela trilha do parque, você vai avistando as próximas atrações, tudo é muito bem sinalizado e seguro. A Pedra do Bento fica no centro do parque, oferecendo uma vista privilegiada da copa das árvores, que estão em todo o parque. Mas não se preocupe, a subida é bem tranquila.

Próximo a esta atração, encontrei algumas lhamas peruanas, que ficam soltas pelo parque. A interação com elas é direta e muito interessante, já que este é um animal incomum em nosso país.

Pedra do Bento - Parque Oschin - Monte Verde-MG
Pedra do Bento

Cascata da Olívia

Esta cascata foi a atração que eu mais gostei, uma verdadeira contemplação da natureza, uma linda queda d’água em meio à muito verde, na natureza exuberante de Monte Verde. Para chegar até lá, a trilha fica um pouquinho mais difícil, mas nada demais, dá pra ir sem muito esforço. E vale muito a pena, é uma linda paisagem.

Cascata da Olívia - Parque Oschin - Monte Verde-MG

Gruta do Ian

Uma gruta que possui uma pequena queda d’água em seu interior, outra maravilha da natureza que também merece ser admirada.

Gruta do Ían
Gruta do Ían

Caminho das Hortências

Outra atração que gostei demais, é uma trilha repleta de lindas hortências, que ficam ainda mais lindas no verão, tive a sorte de ir nesta época. Aproveite para caprichar nas fotos neste local. Perto dali, há outra queda d’água, a Cascata da Siriema.

Parque Oschin - Monte Verde-MG

Mega Playground

Para a alegria da criançada o Parque Oschin oferece um mega playground, com o circuito que possui escaladas, escorregadores, balanço e pontes de madeira.

Parque Oschin - Monte Verde-MG

Restaurante

O restaurante do Parque Oschin é bastante elogiado, oferecendo opções de muita qualidade. Em um ambiente espaçoso com diversas mesas, o restaurante possui cardápio com base na culinária alemã, oferecendo pratos como marreco, preparados com repolho e maçã. E se é alemão, não pode faltar o chope de qualidade, eu provei um chope pilsen da casa que estava muito bom.

Não cheguei a provar nenhuma outra opção do cardápio da casa pois Kaká e eu já havíamos definido um outro local para o almoço, mas vimos alguns pratos sendo servidos e estavam com a cara ótima.

Chopp

Funcionamento do Parque Oschin

O Parque Oschin funciona de quarta à segunda-feira, das 10h às 18h, ficando fechado às terças-feira. Crianças até 2 anos tem entrada grátis, crianças de 3 a 11 anos e pessoas acima de 60 anos pagam R$25, os demais pagam R$50. O acesso pode ser adquirido na portaria do parque, no ato da visita, ou antecipadamente, pela internet, neste link.

O ingresso dá direito ao Day Use, ou seja, você pode sair e retornar ao parque no mesmo dia, que não será necessário pagar outra entrada. É uma opção para pessoas que não desejam almoçar no parque, dá pra ir na parte da manhã, almoçar em outro local e retornar após o almoço, lembrando que o parque fica aberto até as 18h.

Dicas para visitar o Parque Oschin

O melhor horário para visitar o parque (na minha opinião) é na parte da manhã, assim você pode curtir o local com calma e até almoçar por lá, já que o restaurante é muito bom. Programe-se para chegar cedo ao parque, que abre as 10h, evitando filas e ambiente muito cheio, principalmente se estiver na alta temporada.

Para percorrer as trilhas, vá com sapatos fechados e confortáveis, leve protetor solar e repelente, além de uma garrafa de água. Capriche nas fotos e curta a natureza, com responsabilidade.

O Parque Oschin é uma atração para toda a família e vale muito a pena conhecer. Eu gostei tanto do parque que gravei a entrada do vídeo abaixo nele, a propósito, vale muito a pena assistir ao vídeo completo, que mostra muito mais sobre o parque e dá várias dicas do que fazer em Monte Verde.

Parque Oschin
Rua da Mantiqueira 1460
Monte Verde – MG
(35) 99753-4333
Site

Viagem realizada em janeiro de 2023

A visita do Blog Meu Destino ao Parque Oschin foi viabilizada pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) à convite do parque, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Agradeço ao parque pelo convite.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados