logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Monte Verde » Onde comer em Monte Verde

Onde comer em Monte Verde

A boa gastronomia é um dos pilares de Monte Verde, charmoso distrito localizado no sul de Minas Gerais, um destino perfeito para quem busca sair da rotina, comer bem (e muito bem) e curtir o delicioso clima serrano, que combina muito bem com um fondue, um bom vinho e muito chocolate.

Quem busca onde comer em Monte Verde encontra diversos restaurantes, bares, cafeterias, sendo que a grande maioria está localizada nos arredores da Avenida Monte Verde, a principal avenida do centrinho do distrito. Mas existem ótimas opções fora do centrinho também, com o melhor da gastronomia mineira, italiana, alemã e outras referências internacionais.

O roteiro gastronômico que vou apresentar a você é bastante completo e diversificado, tem opções para todos os gostos (e bolsos), com alguns restaurantes oferecendo experiências completas e muito gostosas.

Avenida Monte Verde - Centro de Monte Verde-MG
A maioria dos restaurantes estão nos arredores da Avenida Monte Verde

Onde comer em Monte Verde

De fondue a strudel, o que não faltam são boas opções de locais onde comer em Monte Verde, a gastronomia é uma das coisas mais gostosas para curtir no destino e merece um detalhado roteiro, então, se liga nas dicas!

Rasselbock

O Rasselbock é um excelente restaurante de comida alemã, um lugar onde tive uma verdadeira experiência, me senti no meio das floretas da Bavária. Reserve um tempo maior para ir ao restaurante, pois eles preparam o prato na hora (e pode demorar um pouco). As receitas das casa não tem invenções ou adaptações, são preparados exatamente como na Alemanha, preservando as características originais dos pratos.

O cardápio possui pratos tradicionais de diversas regiões da Alemanha e minha escolha foi o Schlachtplatte, um joelho defumado com kassler, salsichas, chucrute, repolho roxo com maçã e batata, serve muito bem a duas pessoas. Para a sobremesa, a escolha foi Apfelstrudel com Chantilly, a tradicional sobremesa de maçã e passas.

O restaurante fica dentro das dependências de um Hotel Fazenda, um lugar lindo e muito agradável, porém fica um pouco afastado do centro de Monte Verde, sendo necessário ir em carro próprio. Mas dá pra conciliar o almoço com outras atividades pela região, como o passeio de quadriciclo ou visita à Fazenda Radical, que ficam em uma região próxima.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Estrada p/ Monte Verde s/n – Dentro do Hotel Fazenda Itapuá
☎️ (11) 98928-4020
⏰ Quinta à Domingo – 12h às 16h
✅ Necessário reserva

Rasselbock Restaurante - Comida Alemã em Monte Verde-MG

Villa Donna Bistrô

O Villa Donna é um bistrô super charmoso, possui um cardápio incrível, com uma proposta de cozinha artesanal italiana e todos os pratos são feitos na hora. Considerado uma das melhores opções onde comer em Monte Verde, o bistrô fica na Vila Europa, galeria localizada no centrinho, com dois andares, luz baixa e ótimo atendimento. Chegue cedo para ter uma experiência por lá, pois eles não trabalham com reservas, o atendimento é por ordem de chegada.

O cardápio é tão incrível que foi super difícil definir os pratos. Kaká e eu pedimos Crostini da Donna para entrada, foccacia artesanal recheada, uma delícia. Os pratos principais foram Nhoque Bella Donna, um nhoque artesanal de batata com molho fonduta, e Tortelli da Donna, massa fresca recheada com queijo brie e parma.

Os pratos são incríveis, uma experiência impecável, porém com preço um pouquinho salgado. Mas acredite, vale cada centavo. A casa não possui dias e horários fixos de atendimento, informações que podem ser consultadas no site oficial deles (link abaixo).

➡️ Confira o Post Completo
📍 Rua Rolinha 33 – Dentro da Vila Europa
☎️ (35) 3438-1881 | (11) 97053-2626
⏰ Confira aqui
❌ Não faz reservas

Villa Donna Bistrô - Monte Verde-MG

Bistrot Larchange Gourmet (fondue)

Visitar Monte Verde e não saborear um fondue é como “ir a Roma e não ver o Papa”, um prato que combina muito bem com o clima serrano do destino. Tem muitas opções espalhadas pelo distrito, mas garanto que a sequência de fondue do Bistrot Larchange Gourmet é a melhor, sem dúvidas.

Localizado dentro do Hotel Saint Michel, o bistrot possui ambiente romântico, com luz baixa, mesas à luz de velas, atendimento excelente e música clássica, proveniente do piano da casa. O cardápio internacional conta com aperitivos, carnes, peixes, frutos do mar, massas e opções veganas, mas a grande estrela é o fondue, que pode ser servido de várias maneiras, doces e salgadas.

Eu participei do Sequencial Larchange, o trio de fondue mais completo da casa, que conta com fondue de queijo (feito com queijo gruyere e vinho branco), carne (feito à moda clássica, por imersão em óleo de canola) e chocolate. É super bem servido e todos os itens são de muita qualidade.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Av. Sol Nascente 365 – Dentro do Hotel Saint Michel
☎️ (35) 3438-2390
⏰ Domingo à Quinta – 19h às 22h30 | Sextas e Sábados – 19h às 0h
✅ Necessário reserva

Fondue em Monte Verde-MG - Bistrot L'Archange Gourmet
Sequencial Larchange (Fondue de queijo, carne e chocolate)

Alameda Suíça

O Alameda Suíça é um dos principais restaurantes de Monte Verde, possui cardápio variado, com diversas opções de muita qualidade. Estive por lá durante o almoço, aproveitando uma promoção da casa, paguei R$50 para entrada + prato principal + sobremesa, valeu super a pena pois os pratos são de muita qualidade, tem até Chorizo. Mas só vale de terça à sexta, de 12h às 15h.

A entrada é uma Salada Caesar de Frango e estão disponíveis 8 pratos principais, Kaká e eu provamos Strogonoff de Carne e Chorizo Grelhado, duas ótimas escolhas. As sobremesas disponíveis (nesta promoção) são Sorvete de Creme e Pudim. A casa é enorme e muito agradável, ambiente arejado e confortável, com dois andares. Vale lembrar que o cardápio tem muitas opções, somente a promoção que tem opções mais limitadas.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Av. Monte Verde 1755
☎️ (35) 3438-2842
⏰ Terça à Domingo – 12h às 22h | Sextas e Sábados – Até as 23h
❌ Não é necessário reservar

Restaurante Alameda Suíça - Onde comer em Monte Verde-MG

Rancho da Picanha

Localizado na avenida principal de Monte Verde, o Rancho da Picanha é uma excelente opção para quem busca saborear uma picanha de muita qualidade, curtindo o gostoso ambiente da casa, com luz baixa e música ao vivo em alguns dias. O ambiente interno possui aquecedores e cadeiras confortáveis.

O cardápio da casa possui opções de pratos da culinária mineira, além de trutas, filés, sopas, fondue’s e a famosa picanha na chapa. É claro que eu pedi a principal estrela da casa, a Picanha Festival, que vem acompanhada de vinagrete, farofa, molho de alho, pão de alho, mandioca frita e arroz, duas pessoas comem super bem.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Av. Monte Verde 945
☎️ (35) 3438-1943
⏰ Sexta à Quarta – 12h às 23h | Sábado e Domingo – Até as 0h
❌ Não faz reservas

Rancho da Picanha - Onde comer em Monte Verde-MG

Confraria Paulistânia

Outro lugar onde comer em Monte Verde que é bastante elogiado, a Confraria Paulistânia é um restaurante 100% pet friendly, localizada na Galeria Suíça, no centrinho de Monte Verde. Com ambiente arejado e bom atendimento, a casa possui cardápio com petiscos, refeições e cervejas artesanais, tem até cardápio especial para os pets.

As trutas defumadas artesanalmente são o carro chefe da casa, mas quando estive por lá a ocasião era para uma cerveja e um petisco, pedi uma porção de Croquete, feitos com massa cremosa de mandioquinha com carne seca e gorgonzola, estava uma delícia. Para acompanhar, pedi uma Paulistânia Lara Lima, uma Witbier leve e refrescante, produzida com trigo, laranja, limão e coentro.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Av. Monte Verde 858
☎️ (35) 3438-1725
⏰ Segunda, Quarta, Quinta e Domingo – 11h às 18h | Sexta e Sábado – 11h às 0h
❌ Não faz reservas

Restaurante Pet Friendly

Cantina Portale Di Napoli

A Cantina Portale Di Napoli é uma cantina italiana localizada na entrada do distrito, que promete produzir o melhor Polpettone do mundo. A casa possui fachada nas cores da bandeira italiana e o interior é todo decorado, com vários objetos pendurados no teto, que remetem ao país italiano, além de fitinhas, quadros e garrafas de vinho, uma decoração bastante curiosa.

Com diversas mesas e atendimento acolhedor, a casa oferece massas artesanais incríveis, por valores super justos, um dos melhores custo benefícios entre os locais onde comer em Monte Verde.

Minha experiência começou com Couvert com pães italianos e Antepasto Misto, para ir petiscando, enquanto as massas são preparadas. A Kaká pediu Fettucine Alla Monte Verde e eu fui de Polpettone, tanto marketing em cima deste prato que não poderia pedir outro, chamado Consiglio del Cuoco, prato muito saboroso e bem servido. Pra acompanhar, um bom vinho sugerido pelo chef da casa.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Av. Monte Verde 215
☎️ (35) 3438-1956
⏰ Terça à Quinta – 12h às 15h30 e de 19h às 22h | Sexta e Sábado – Até as 23h | Domingo – 11h às 15h30
❌ Não precisa reservar

Cantina Portali Di Napoli  - Onde comer em Monte Verde-MG

Restaurante do Parque Oschin

O Parque Oschin é uma atração para toda a família, com natureza exuberante e lindas paisagens. O parque possui um bom restaurante, que oferece salgados, sanduíches, lanches, caldos, bolos, vinhos, cervejas e chopes. O cardápio possui também pratos típicos da culinária alemã, como Marreco Recheado e Joelho de Porco Defumado. Confira aqui o cardápio completo.

Estive no parque na parte da manhã e não almocei por lá, apenas pedi um chope que estava geladinho. No cardápio constava Pilsen e IPA, eu queria IPA mas não tinha. O atendimento foi bom. Vi algumas pessoas pedindo alguns pratos do cardápio que estavam com a cara ótima. O restaurante pode ser utilizado somente por visitantes do parque, cujo acesso é pago.

📍 Rua da Mantiqueira 1460
☎️ (35) 99753-4333
⏰ Quarta à Segunda – 10h às 18h
❌ Não precisa reservar

Chopp

Piccolo Osteria

Localizado dentro do Resort Magnífico, o Piccolo Osteria é um restaurante de cozinha italiana que está aberto ao público em geral, apresenta uma proposta mais intimista e um cardápio de muita qualidade, renovado com frequência. A casa apresenta também extensa carta de vinhos e destilados, iniciei a noite por lá com um Cartuxa EA, indicado pelo chef, que harmonizou com as massas e carnes vermelhas da casa.

Pedi uma entradinha de Antepastos Piccolo para petiscar, enquanto aguardava os pratos principais, ótima pedida. Para os pedidos principais da noite, pedi o delicioso Risotto de Beterraba com Creme de Gorgonzola e Avelã e a Kaká pediu Frango Alla Cacciatore, um frango ensopado com molho branco temperado com pesto genovese, outra ótima escolha. Para ter uma experiência por lá, somente com reserva.

📍 Av. da Fazenda 895 – Dentro do Resort Magnífico
☎️ (35) 3438-1890
⏰ Consulte
✅ Necessário reserva

Piccolo Osteria
Piccolo Osteria - Onde comer em Monte Verde-MG
Antepastos Piccolo
Piccolo Osteria - Onde comer em Monte Verde-MG

Sauá Café

O Sauá Café é uma ótima opção para curtir cafés especiais, frapês e cappuccinos, uma construção super estilosa, feita com containers, localizada na avenida principal de Monte Verde. A casa possui ambiente com dois andares, cardápio digital com foto dos produtos e opções de muita qualidade, doces e salgadas.

Tomei um café caprichado por lá, começando pelo Coffee Marshmallow, um espresso com leite cremoso, ganache de chocolate, marshmallow maçaricado e canela, delicioso. Kaká e eu provamos o Croissant MorangoffeCroissant com Queijo Canastra, ambos feitos com massa folhada deliciosa, preparados na hora. Pra fechar, pedimos Torta Romeu e Julieta, recheada com brigadeiro gourmet de queijo e cobertura de goiabada, uma tentação.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Av Monte Verde 554
☎️ (35) 99237-8961
⏰ Segunda à Sexta – 10h às 19h | Sábado e Domingo – 9h às 19h
❌ Não precisa reservar

Sauá Café - Onde comer em Monte Verde-MG

A Casa do Strudel

A Casa do Strudel fica no centrinho de Monte Verde, uma boa pedida para você provar o Apfelstrudel, doce típico alemão que é bastante comum em Monte Verde. Chamado de Strudel, o doce folhado de maçã e passas faz tanto sucesso na casa que tem até plaquinha na porta, avisando quando sairá a próxima fornada, assim você já chega sabendo que vai pegar um strudel quentinho e fresquinho.

O strudel mais pedido por lá é acompanhado de sorvete de nata, é uma delícia. Além do Strudel, a casa possui cardápio com lanches, cafés, sucos, chás, chocolate quente e sobremesas, vale a pena conhecer.

📍 Av Monte Verde 1095
☎️ (35) 3438-2410
⏰ Quinta à Segunda – 10h às 20h | Terça e Quarta – 13h às 20h | Sábados até as 22h
❌ Não precisa reservar

Manduca

O Manduca não é bem um lugar onde comer em Monte Verde, mas sim um lugar para comprar queijos e embutidos, que são embalados e podem ser levados para sua casa. Os produtos são preparados de maneira artesanal pelo Sr. Antônio Prieto, que possui muitos anos de pesquisa e desenvolveu sua própria tecnologia, utilizada no preparo dos produtos. Todos os produtos possuem temperos naturais, com 50% a menos de sal e baixo teor de gordura.

Fui com a intenção de encontrar grande variedade de queijos mas só encontrei parmesão, porém, a casa possui uma infinidade de itens como joelho de porco, panceta, linguiça, kassler, tudo com muita qualidade, vale muito a pena comprar. Eles oferecem degustação de alguns produtos.

Muitos bons restaurantes de Monte Verde utilizam produtos do Manduca, então nem preciso falar mais da qualidade do mesmo. O Manduca fica em uma bonita casa, um pouquinho longe do centrinho, mas dá pra ir de carro, sem maiores problemas. Eles entregam em todo o Brasil

📍 Rua do Selado 600
☎️ (35) 99715-3811
⏰ Quarta à Sábado – 9h às 17h | Domingo – 9h às 15h

Chocolates – Onde comer em Monte Verde

Gressoney (Fábrica de Chocolates)

A mais tradicional fábrica de chocolates de Monte Verde (desde 1981) fica na avenida principal, possui uma loja com chocolate de tudo quanto é jeito, além de diversas sobremesas, que podem ser saboreadas nos dois ambientes da casa. O grande sucesso da casa é a Prímula, doce que se parece com o pão de mel, porém, com massa mais molhadinha e recheio de doce de leite.

O Marzipã é outro doce que você só encontra na Gressoney, feito com massa de amêndoas e castanhas, sendo coberto com chocolate, tem um sabor exótico. A Sopa de Morangos também vale muito a pena experimentar, uma sopa gelada com caldo grosso de morangos, servido com uma bola de sorvete de creme e calda de chocolate. 

Além dos chocolates, é possível comprar cafés artesanais e o delicioso stroopwafle, que eu amo. Os chocolates são de muita qualidade e dá pra ver parte da produção, através de um vidro. É impossível visitar a loja e não sair com as sacolas cheias.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Av. Monte Verde 636
☎️ (35) 3438-2883
⏰ Segunda à Quinta – 10h às 18h | Sexta até as 22h | Sábado até as 23h

Gressoney - Onde comer em Monte Verde-MG

Chocolateria Monte Verde

A Chocolateria Monte Verde é outra excelente opção para compras de chocolates, doces e sobremesas, eles possuem a loja da fábrica e outra unidade na avenida principal, que funciona mais como uma cafeteria, mas também é possível comprar chocolates por lá. Na loja da fábrica, é possível ver a produção, através de vidros.

Os chocolates são de muita qualidade e eles possuem algumas exclusividades, como o Bayeux, feito com chocolate marmorizado ao leite, com uma casquinha bem fininha, e chocolate meio amargo na parte de baixo, muito bom. Tem um chocolate com sabor de milho verde também que é uma delícia.

A loja do centro é charmosa e confortável, Kaká e eu estivemos por lá após o jantar para curtir duas sobremesas, o Petit Gateau + feito com chocolate especial e sorvete artesanal de creme, e o Petit Gateau Especial Doce de Leite, feito com bolo de doce de leite, sorvete artesanal de queijo com goiabada, doce de leite e geleia de goiabada, ambas são divinas, valem muito a pena experimentar.

➡️ Confira o Post Completo
🏭 Fábrica: Av. Sol Nascente 1945
⏰ Segunda à Quinta – 10h às 19h | Sexta à Domingo – 9h30 às 19h

📍 Cafeteria: Av. Monte Verde 1061
⏰ Todos os dias – 10h às 22h | Sextas e Sábados – até as 0h
☎️ (35) 3438-2844

Chocolateria Monte Verde-MG

Sabor Chocolate

A Sabor Chocolate é famosa por seu chocolate quente, com a doçura no ponto ideal, sem ser doce demais. Assim como a opção citada acima, esta também possui uma loja junto à fábrica e uma cafeteria na avenida principal, sendo a loja da fábrica mais ampla, com diversas opções de chocolates com qualidade. Aqui também é possível ver a produção dos chocolates através de vidros e a loja possui kits, que são ótimos para presentear.

Na loja central, localizada na Galeria Suíça, o destaque fica para as taças de chocolate quente e os cafés especiais. Provei Chocolate com Marshmallow e Chantilly, um clássico da casa, e a Kaká pediu Chocolate com Sorvete e Chantily, feito com sorvete artesanal. Pra fechar, provei Espresso, servido com chocolate amargo, muito bom.

➡️ Confira o Post Completo
🏭 Fábrica: Av. Monte Verde 2174
⏰ Todos os dias – 10h às 19h | Sextas e Sábados – até as 20h

📍 Cafeteria: Av. Monte Verde 856 – Dentro da Galeria Suíça
⏰ Todos os dias – 10h às 19h | Sextas e Sábados – até as 20h
☎️ (35) 3438-2064

Sabor Chocolate - Onde comer em Monte Verde-MG

Bebidas

Arsenal da Cerveja

O Arsenal da Cerveja é uma loja especializada na venda de cervejas artesanais nacionais e importadas, eles possuem mais de 250 rótulos e os funcionários são muito qualificados para explicar tudo sobre a fabricação, a história e as características das cervejas. Contando com duas unidades, uma na Galeria Suíça e outra na Galeria Vila Germânica (ambas na avenida principal), a loja possui 6 torneiras de chope, sempre com estilos diferentes para você saborear um chope fresquinho e geladinho.

Visitei a unidade localizada na Galeria Suíça e pedi uma Régua de Degustação, com quatro diferentes estilos, minhas escolhas foram Witbier, Double IPA, Fruit Beer de Maçã Verde e uma Bock de Chocolate com Pimenta. As cervejas em garrafa estão disponíveis geladas e a casa possui mesas, para saborear as cervejas no próprio local. O atendimento foi muito bom.

📍 Av. Monte Verde 858 – Dentro da Galeria Suíça
📍 Av. Monte Verde 922 – Dentro da Galeria Vila Germânica
☎️ (35) 3438-1697
⏰ Segunda à Quinta – 10h às 19h | Sexta até as 23h | Sábados até as 0h

Destilaria Monte Verde

Provar as cachaças artesanais mineiras é uma das atividades imperdíveis dos turistas que visitam Minas Gerais e em Monte Verde, há uma destilaria onde é possível provar diversos estilos de cachaça, além de conhecer alguns processos de produção e ver as cachaças armazenadas em tonéis.

A Destilaria Monte Verde comercializa diversas opções de cachaça e a visita ao local é gratuita, com direito a degustação. A fábrica não é muito grande mas vale a pena dar um pulinho lá e provar as opções, eu gostei muito da cachaça de banana. A parte ruim são os preços das cachaças, ao meu ver, um pouco elevados, mas vale ressaltar que as bebidas são de muita qualidade.

➡️ Confira o Post Completo
📍 Rua Rolinha 33
☎️ (19) 98341-3355
⏰ Todos os Dias – 10h às 18h

Visita a Destilaria Monte Verde-MG

Fritz Cervejaria Artesanal

Apesar de não ter curtido uma experiência, penso que não poderia faltar este local em nosso roteiro gastronômico em Monte Verde. A Fritz é uma fábrica de cerveja artesanal fundada em 1993, eles produzem 5 estilos de chopes e oferecem um tour guiado, onde é possível conhecer os processos de produção das cervejas da casa. Junto à fábrica está o restaurante, que possui cardápio com opções da culinária alemã como salsichões, carnes e sobremesas.

📍 Rua Rolinha 40
☎️ (35) 3438-2414
⏰ Todos os dias – 11h às 23h
✅ Necessário reserva para o tour pela fábrica

Mais Dicas

Definitivamente, Monte Verde é um lugar para comer bem, opções de qualidade não faltam. Curtiu nossas dicas de locais onde comer em Monte Verde? Deixe sua opinião nos comentários e enriqueça ainda mais o conteúdo. Para curtir mais dicas e ver todas as experiências citadas acima, não deixe de assistir ao vídeo, onde dou muitas outras dicas para a sua visita à Monte Verde.

Viagem realizada em janeiro de 2023

Minha viagem para Monte Verde contou com o apoio da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), da Associação Comercial de Monte Verde e do Resort Magnífico, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Agradeço aos parceiros pelo convite.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados