logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Monte Verde » O que fazer em Monte Verde-MG, roteiro completo com dicas

O que fazer em Monte Verde-MG, roteiro completo com dicas

Monte Verde é o principal destino do sul de Minas Gerais, um lugar perfeito para quem busca se hospedar em charmosas pousadas, curtir muito contato com a natureza, saborear um fondue com um bom vinho e curtir passeios radicais. Há diversas atividades para se fazer em Monte Verde e neste post eu vou dar dicas valiosas para quem pretende viajar para o destino, com um roteiro completo com todas as informações importantes.

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia, localizada no sul de Minas, próximo à divisa com o estado de São Paulo. Apesar de, historicamente, ser um destino mais procurado pelos casais apaixonados, Monte Verde vem recebendo, cada vez mais, famílias e grupos de amigos, já que há atividades para estes públicos também.

O distrito já recebeu títulos como “melhor destino de inverno do Brasil” e recebe muitos visitantes nesta estação, mas, acima de tudo, é um lugar que pode ser visitado o ano inteiro. Aqui no blog você vai encontrar muitas informações sobre Monte Verde, tem roteiro pelos restaurantes, tem roteiro pelas chocolaterias, descida na tirolesa, passeio de quadriciclo e UTV e no final tem um vídeo mostrando a minha experiência completa no destino.

O que fazer em Monte Verde-MG

Quando ir à Monte Verde

O grande charme de Monte Verde é o frio da Serra da Mantiqueira, o distrito está a 1600 metros de altitude e faz frio durante o ano inteiro. Mas é no inverno que o distrito “bomba”, recebendo muitos turistas, sendo altíssima temporada o período entre junho e julho.

Na alta temporada, o distrito recebe muitos visitantes e o ideal é tentar fugir deste período, já que os restaurantes ficam lotados, as ruas muito movimentadas e os passeios super concorridos, além dos preços ficarem um pouco mais caros. Até para estacionar fica mais difícil. Dá pra curtir o friozinho sem tanta “muvuca”, visitando no meses de abril, maio ou agosto.

O que fazer em Monte Verde-MG

Visitando Monte Verde entre setembro e março, encontrará restaurantes e ruas muito mais tranquilas, além de preços mais em conta. Neste período, os dias costumam ser mais amenos e as noites frias, dá pra saborear um chocolate quente ou um fondue durante o jantar. Entre dezembro e março, costuma chover mais por lá, sendo considerado baixa temporada.

Mas em dezembro a cidade costuma ficar mais cheia antes do Natal, já que recebe uma linda decoração e tem até desfiles de natal, a cidade fica linda, toda decorada.

Em minha visita ao distrito, na segunda quinzena do mês de janeiro, consegui aproveitar muita coisa e a chuva não atrapalhou nada. Fiquei 4 dias por lá e choveu em todos eles, por volta de 14h, então, programei todas as atividades ao ar livre para o início do dia e deu super certo.

Para conhecer o que o destino tem de melhor, 3 dias são suficientes, mas se a sua proposta é curtir o charme das pousadas e relaxar, dá pra ficar mais dias.

Portal em Monte Verde-MG

Onde ficar em Monte Verde

Monte Verde não é um destino muito barato, principalmente durante a alta temporada, mas a oferta de pousadas é muito grande. Tem muita pousada charmosa por lá e boa parte delas oferece hospedagem com hidro, lareira, vista para as montanhas e outras vantagens, fica até difícil escolher onde ficar, em meio à tantas opções.

Já estive no distrito em duas oportunidades, na primeira delas, lá no ano de 2009, me hospedei na Pousada Boa Montanha, que fica próxima ao centrinho e possui chalés e suítes mais simples, com um bom café da manhã e preços mais em conta. Aqui tem um review da minha experiência por lá.

Nesta nova visita em 2023, me hospedei primeiro na Pousada Encontro da Pedra, uma opção de hospedagem mais intimista, com duas suítes apenas, café da manhã servido no quarto e amplo espaço da acomodação, com hidro, lareira, mini cozinha e cama confortável. É indicada para quem vai a Monte Verde em carro próprio (ou alugado), já que fica mais distante do centrinho. Review aqui.

Me hospedei também no Resort Magnífico, uma opção mais confortável, com hospedagem em chalés privativos, com hidro, cama confortável com lençol térmico, mini cozinha, TV com canais pagos e lareira. O resort conta com sauna, quadra de areia, bom café da manhã e um ótimo restaurante para o jantar. Review aqui.

Mas se quiser ainda mais opções, aqui tem uma seleção de hotéis e pousadas em Monte Verde, confira!

O que fazer em Monte Verde

Fazer o passeio de quadriciclo

O passeio de quadriciclo é quase uma unanimidade no roteiro do que fazer em Monte Verde, dá pra curtir o passeio com o pessoal da Fazenda Radical ou com a Trip Experience, fiz com a Trip e gostei bastante. É necessário se deslocar até a Fazenda Off Road, de onde parte o passeio, cujo acesso fica na rodovia que liga Monte Verde à Camanducaia, sendo importante reservar antes.

Antes de iniciar o passeio, você recebe um treinamento rápido e esclarecedor, para se adaptar ao veículo, reforçando algumas dicas de segurança. Depois é só curtir o passeio, que passa por belas paisagens, subidas radicais e muita lama, caso esteja em época de chuvas. O passeio dura cerca de 1h30 e o horário mais concorrido é o do por do sol, já que o passeio para em um mirante, com vista linda!

Trip Experience - Passeio de Quadriciclo em Monte Verde-MG

Percorrer trilhas radicais com um UTV

Da mesma forma como acontece no passeio de quadriciclo, o passeio de UTV também oferece rápido treinamento antes de partir, mas este eu fiz com a JC Passeios, que é parceira da Fazenda Radical. Com a possibilidade de ir duas pessoas por veículo (que podem revezar a direção), o passeio também é muito radical e parte de uma base, que fica na zona rural, próximo à Fazenda Radical.

É necessário possuir CNH na categoria B para conduzir, o veículo é moderno e automático e o caminho é indicado por um guia, que vai de moto na frente. O passeio dura cerca de 50 minutos e também “oferece” muita lama nos períodos chuvosos.

Saborear uma sequência de Fondue

Saborear um Fondue é uma atividade quase que obrigatória no roteiro dos turistas que visitam Monte Verde, a iguaria é oferecida em diversos restaurantes, mas a sequência de Fondue do Bistrot L’Archange Gourmet é uma das melhores que já provei na vida. A sequência oferece fondue de carne (feito à moda clássica, por imersão em óleo de canola), queijo (feito com queijo gruyere e vinho branco) e de chocolate, todos com muita qualidade, podendo repetir os itens.

O Bistrot está localizado dentro do Hotel Saint Michel, um dos mais conceituados de Monte Verde, mas é necessário fazer a reserva para jantar por lá, caso não esteja hospedado no hotel. O atendimento também é muito qualificado e o ambiente conta com música clássica, proveniente do piano da casa.

Fondue em Monte Verde-MG - Bistrot L'Archange Gourmet
Jantar em Monte Verde

Descer na tirolesa da Fazenda Radical

A atração mais radical, dentre as diversas que estão disponíveis na Fazenda Radical, é a descida na tirolesa, que oferece uma vista 360º e muita adrenalina. São duas descidas, a primeira com 500 metros de extensão e a segunda com 550 metros, ambas atingem uma altura de cerca de 70 metros. A atividade conta com sistema de gestão de segurança de acordo com as normas da ABNT e todos os detalhes da descida estão aqui.

Tirolesa - Fazenda Radical - Monte Verde-MG

Provar pratos da culinária alemã

Provar a culinária típica de outros lugares do mundo é uma das principais atividades a se fazer em Monte Verde, o distrito conta com algumas opções de pratos da culinária alemã e a minha experiência no Restaurante Rasselbock merece grande destaque. A casa possui decoração típica do país, mas o grande destaque está nos pratos, preparados da maneira tradicional, sem invenções e adaptações, servidos da maneira como se serve na Alemanha.

No Rasselbock eu provei um Schlachtplatte, joelho defumado, kassler, salsichas, chucrute, repolho roxo com maçã e batata, prato delicioso e super bem servido. Para a sobremesa, pedi um Apfelstrudel com Chantilly. O restaurante é incrível, fica na zona rural e merece muito uma visita. No centrinho de Monte Verde, dá pra provar o Apfelstrudel na Casa do Strudel também, basta ficar atento ao horário das fornadas, que fica exposto na porta da loja.

Rasselbock Restaurante - Comida Alemã em Monte Verde-MG

Tirar fotos em um Pinheiro de 500 anos

Percorrendo uma rápida trilha que se inicia no centrinho de Monte Verde, é possível admirar o Pinheiro Velho, um pinheiro com cerca de 500 anos de existência e 1,7 metros de diâmetro, são necessárias três pessoas para abraçá-lo. A trilha é fácil e sinalizada, dá pra curtir a abundante vegetação ao redor.

Percorrer as diversas trilhas de Monte Verde

Monte Verde é um destino muito procurado por pessoas que gostam de trilhas e caminhadas, pois oferece diversas opções de percursos em meio à natureza exuberante da região da Serra da Mantiqueira. As trilhas são sinalizadas e muitas delas possuem percursos íngremes que podem causar um desconforto, mas quem as percorre, é recompensado com vistas incríveis para a região ao redor, além de contemplar a natureza da região.

Aqui estão as principais trilhas em Monte Verde:

Pico do Selado: Com cerca de 8 quilômetros de extensão, esta trilha leva os visitantes até o topo do Pico do Selado, que fica a uma altitude de mais de 2.000 metros. A vista do alto é espetacular e inclui diversas montanhas da Serra da Mantiqueira.

Platô: o Platô é uma área plana que oferece uma vista panorâmica da cidade de Monte Verde e da região ao redor, que pode ser alcançado percorrendo uma trilha de cerca de 4 quilômetros

Chapéu do Bispo: essa trilha tem cerca de 4,5 km de extensão e leva os visitantes até o topo do Chapéu do Bispo, uma formação rochosa com cerca de 2.000 metros de altitude que lembra um chapéu. A vista do topo é espetacular.

Pedra Redonda: Dentre todas as trilhas pelas montanhas, a Pedra Redonda proporciona um visual incrível e está a 1990m de altitude. Embora algumas pedras estejam há mais de 2000m de altitude, a Pedra Redonda que está um pouco mais abaixo e exige um pouco mais de esforço para atingir o seu cume pois possui uma trilha curta com subidas muito íngremes.

Pedra Partida: Pode se chegar a Pedra Partida pela mesma trilha que leva à Pedra Redonda, porém em um trilha menos íngreme e mais tranquila. A Pedra Partida está a 2050m de altitude. Também possui uma vista muito bonita, semelhante à da Pedra Redonda e dá pra ver a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí e até a cidade de Campos do Jordão.

Comer chocolate e ver ele sendo produzido

Uma das tentações de quem visita Monte Verde é o chocolate, vendido de várias maneiras e sempre com muita qualidade. O distrito possui algumas fábricas, onde é possível saborear e ver a produção, deixando o passeio ainda mais interessante. Eu visitei três fábricas e me esbaldei de tanto chocolate, mas as lojas ainda oferecem outras delícias.

Alguns se destacam pelo sabor e por serem únicos, como a Prímula e o Marzipã, da Gressoney, tem o Bayeux da Chocolateria Monte Verde que também é muito bom, e tem o chocolate quente da Sabor Chocolate, que possui a “doçura” no ponto certo, sem ser doce demais. Aqui tem um roteiro pelas chocolaterias de Monte Verde.

Chocolates

Provar cervejas artesanais

Monte Verde também é um ótimo destino para os amantes de cervejas artesanais. Existem algumas opções de cervejarias na cidade, onde é possível experimentar diferentes tipos de cervejas produzidas localmente. A mais famosa delas é a Fritz, onde é possível fazer um tour pela fábrica e conhecer os processos de produção, além de saborear pratos da culinária alemã no restaurante do local.

O Arsenal da Cerveja também oferece produções locais, porém, possui rótulos de diversos lugares do Brasil e do mundo, são mais de 250 opções. Os funcionários são muito qualificados para explicar tudo sobre a fabricação, a história e as características das cervejas. Além das opções em garrafas, eles possuem 6 torneiras de chope, dá pra pedir uma régua de degustação e provar um pouco de cada estilo.

Fazer compras no centrinho

Quem visita Monte Verde costuma eternizar a visita através de lembranças, souvenirs e outros presentes, que podem ser comprados nas diversas lojas do distrito. O centrinho conta com diversas galerias que vendem os mais diversos produtos, como artesanatos, roupas, acessórios, objetos de decoração, doces, queijos, cachaças, vinhos, etc. Destaco as galerias Suíça, Shopping Celeiro e Vila Europa, são ótimas opções para compras.

Passear pela Avenida Monte Verde

Uma das principais atividades a se fazer em Monte Verde é caminhar pelo centrinho, na Avenida Monte Verde e nas ruas adjacentes, seja para admirar as construções em estilo suíço, para almoçar ou jantar, para fazer compras ou simplesmente para curtir o grande movimento de turistas.

Avenida Monte Verde - Centro de Monte Verde-MG

Tirar fotos no termômetro e no letreiro

É clichê, mas não dá para visitar Monte Verde e não tirar uma foto no termômetro, localizado na avenida principal em frente à Galeria Suíça. Os turistas gostam de tirar fotos ali principalmente durante o inverno, para registrar as baixas temperaturas do distrito.

Próximo ao portal de entrada, há uma letreiro com o nome Monte Verde que é outro queridinho para fotos, já que aparece parte do distrito ao fundo e rende belas fotos.

Interagir com os esquilos do Shopping Celeiro

Quem visita o Shopping Celeiro, além de fazer compras, tem a oportunidade de interagir com os esquilos, que possuem uma casinha e são cuidados por um dos comerciantes da galeria, fazendo a alegria da criançada e até dos adultos. Eles ficam nos fundos, próximo às mesas e ao mini golf.

Vila dos Esquilos - Shopping Celeiro - Compras em Monte Verde-MG

Comer o melhor Polpettone do mundo

A culinária italiana também tem muito espaço em Monte Verde, a Cantina Portale Di Napoli possui ótimos pratos, com muita qualidade e preço justo, com destaque para o Consiglio del Cuoco, um Polpettone com Linguine alla Crema com Funghi Freschi, servido com molho branco com cogumelo shitaki, considerado pela casa como o melhor polpettone do mundo.

O prato realmente é delicioso e a casa conta com outras opções, a Kaká provou um Fettucine Alla Monte Verde que estava divino, feito com massa fresca artesanal. A casa possui carta de vinhos e bom atendimento, localizada próxima ao portal de entrada da cidade.

Passear e curtir o ar puro do Parque Oschin

Atração cada vez mais presente no roteiro dos turistas que visitam o distrito, o Parque Oschin é perfeito para todos os estilos de viajantes, um parque com natureza exuberante que vale a pena ser visitado por todos, principalmente por famílias. Oferecendo algumas opções de lazer para crianças e adultos, o parque possui também um restaurante, com petiscos e refeições no cardápio, além de chopes e outras bebidas.

Com nada menos que 50.000 metros quadrados de natureza exuberante, o parque é ótimo para caminhadas, possui lindas quedas d’água, lagos, algumas lhamas soltas, gruta e lindas hortências, além de um playground para as crianças.

Conhecer e beber um drink no Ice Bar Monte Verde

O primeiro bar de gelo de Minas Gerais está localizado em Monte Verde, um bar todo feito de gelo com temperaturas que atingem -20ºC, que pode ser acessado utilizando roupas especiais, que são fornecidas pelo local. São 18 mil quilos de gelo, com interior todo temático, o segundo maior bar do gênero no Brasil.

Dentro do Ice Bar, é possível saborear alguns drinks, em copos também feitos de gelo, que ajudam a esquentar o corpo, se é que isso é possível lá dentro. É permitido entrar com celular e câmera, mas as fotos não ficam muito legais, acaba valendo a pena comprar as fotos, comercializadas por eles. A compra do ingresso é feita no ato da visita.

Ice Bar Monte Verde-MG

Provar as cachaças mineiras

Minas Gerais tem ótimas cachaças, quem vista o estado pode (e deve) provar algumas cachaças produzidas na região, que são de muita qualidade. A cachaça é um Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais, sendo o maior produtor da bebida no Brasil.

Em Monte Verde, é possível comprar cachaças na Cachaçaria das Gerais, localizada o Shopping Celeiro, ou visitar uma fábrica, a Destilaria Monte Verde oferece visitas gratuitas com direito a degustação, produzindo e comercializando diversos estilos.

Visita a Destilaria
Destilaria Monte Verde

Comprar sabonetes artesanais

A Folhas e Flores é uma fábrica de sabonetes, que produz em diversos formatos e aromas, tem de erva-doce, melancia, maracujá, maçã verde e outros sabores. Tem chaveiros, acessórios e diversos outros itens para presentear.

Patinar no gelo

A pista de patinação no gelo é muito tradicional em Monte Verde, localizada na avenida principal. Funcionando desde o ano 2000, a pista é enorme, possui 200 metros quadrados de gelo, com capacidade para até 50 pessoas, sendo uma das maiores pistas fixas do Brasil. Apesar do valor um pouco elevado, vale a experiência.

Interagir com aves de rapina e participar de um voo guiado

A Escola de Falcoaria é uma oportunidade única de participar de um voo guiado de uma ave rapinante, uma experiência incrível e muito especial. O projeto de conscientização e proteção das aves oferece contato com aves como corujas, falcões e gaviões, agradando até mesmo os visitantes que não tem interesse pelo assunto.

Para curtir uma experiência no local, somente com agendamento e vale super a pena. Infelizmente não consegui agendar uma visita ao local, pois, fui em época de chuvas e eles aceitam apenas agendamento com antecedência, sem direito a devolução do dinheiro em caso de mau tempo, oferecendo apenas remarcação.

Escola de Falcoaria
Foto: Divulgação

Aproveitar o melhor da gastronomia local

Curtir as delícias da gastronomia mineira, nacional e internacional, é uma das atrações mais prazerosas a se fazer em Monte Verde, o distrito está repleto de bons restaurantes com culinária internacional, italiana, alemã, francesa, suíça são algumas delas, além de restaurantes que oferecem o melhor da culinária mineira, que é incrível. Aqui tem um roteiro gastronômico com diversas opções testadas por mim, confira.

Curtir um passeio de jipe

O passeio de jipe é uma boa oportunidade de passar por pontos interessantes de Monte Verde como a Pousada do Avião, uma loja de doces que possui diversos pontos muito fotogênicos, a Destilaria Monte Verde, a fábrica de sabonetes e o mirante do aeroporto, onde é possível tirar fotos muito bonitas como esta foto abaixo. O passeio custa cerca de R$100 por pessoa e dura cerca de 2h30.

Passeio de Jipe

Onde comer em Monte Verde

Monte Verde possui diversos restaurantes que oferecem culinária internacional, mas é claro que tem restaurantes servindo o melhor da comida mineira também, por isso, criei um post super completo com todas as minhas experiências por lá.

Tortelli da Donna - Villa Donna Bistrô - Monte Verde-MG

Sugestão de Roteiro para até 3 dias

Dia 1

  • Fazenda Radical (Tirolesa, Arvorismo, Passeio de UTV, Quadriciclo, Arco e Flecha)
  • Almoço: Restaurante Rasselbock
  • Escola de Falcoaria
    Aproveite que todas estas atividades ficam foram do centrinho em uma mesma região, com acesso pela rodovia que liga Camanducaia a Monte Verde
  • Sabor Chocolate
  • Jantar: Bistrot L’Archange Gourmet (fondue)

Dia 2

  • Trilha do Pinheiro Velho
  • Shopping Vila Germânica
  • Arsenal da Cerveja e Galeria Suíça
  • Fábrica da Gressoney
  • Almoço: Confraria Paulistânia
  • Shopping Celeiro
  • Patinação no Gelo
  • Ice Bar
  • Jantar: Villa Donna Bistrô

Dia 3

  • Sauá Café
  • Parque Oschin
  • Almoço: Restaurante Alameda Suíça
  • Passeio de Jipe (passa pela Fábrica de Sabonetes, Destilaria Monte Verde)
  • Chocolateria Monte Verde
  • Fritz Cervejaria Artesanal
  • Jantar: Cantina Portale di Napoli

Dicas importantes para sua viagem à Monte Verde

Monte Verde possui muitas pousadas, dá pra se hospedar no centrinho ou nas áreas mais rurais, um pouco mais afastado. Se você estiver sem carro, vale a pena se hospedar nas pousadas que ficam na Avenida Monte Verde, ou nos arredores dela, já que tudo acontece nesta região, com uma grande oferta de restaurantes e agências de passeios.

Pra quem viaja de carro e se hospeda mais longe do centrinho, dá pra estacionar no centro e tem alguns estacionamentos privados também, mas se viajar na alta temporada, poderá encontrar dificuldades para encontrar vagas. Fique atento ao dirigir fora do centro (principalmente na época de chuvas), a maioria das ruas são de terra.

O distrito não conta com serviço de motorista de aplicativo e há pouquíssimos taxistas. Há dois postos de gasolina em Monte Verde, um próximo ao portal de entrada e outro próximo à Pousada Suíça Mineira.

Hoje a grande maioria dos comércios de Monte Verde aceita cartões de crédito, débito e pix, mas para quem gosta de utilizar dinheiro em espécie, só há uma agência bancária do Bradesco, além de um caixa eletrônico 24 horas, localizado dentro do Shopping Invernes.

Os moradores dizem que em Monte Verde costuma fazer as 4 estações do ano em um mesmo dia, de fato, o tempo costuma variar bastante, então sempre leve roupas de inverno para lá, mesmo que visite no verão. Como há atividades radicais e de aventura, leve também roupas e calçados apropriados para estas atividades. Não esqueça o protetor solar!

Portal da Cidade - Monte Verde-MG

Monte Verde é mesmo um destino completo, com charmosas e confortáveis opções de hospedagem, boa gastronomia e passeios para toda a família, há muito o que fazer por lá. Caso tenha mais algum passeio interessante que eu não tenha citado, deixe sua opinião nos comentários para complementar o conteúdo. Não deixe de assistir ao vídeo abaixo, que mostra a minha experiência completa em Monte Verde.

Viagem realizada em janeiro de 2023

Minha viagem para Monte Verde contou com o apoio da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), da Associação Comercial de Monte Verde e do Resort Magnífico, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Agradeço aos parceiros pelo convite.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados